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Gabarito extraoficial TCDF – Conhecimentos sobre o Distrito Federal – prova comentada

Danuzio Neto Danuzio Neto comentários
21/02/2021, às 15:28 • 2 meses atrás

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Olá, prezados alunos!

Apresento a seguir o meu gabarito da disciplina Conhecimentos sobre o DF, conforme prova aplicada pela banca Cebraspe no concurso TCDF para o cargo de Auditor de Controle Externo.

A banca exigiu bastante interpretação de texto do candidato, já que o conteúdo foi apresentado em alto nível. De qualquer forma, todos os conteúdos cobrados nas questões foram devidamente discutidos ao longo do curso do TCDF aqui no Direção Concuros.

Espero que tenham gostado da prova. Vamos ao nosso gabarito extraoficial.

CEBRASPE – TCDF – 2021) A ideia de transferência da capital brasileira para o interior do país é antiga: no contexto da Independência, um importante argumento para essa mudança era o da segurança ante a possibilidade de ataque vindo pelo mar. Na República, no governo de Juscelino Kubitschek, na segunda metade da década de 50 do século XX, prevalecia a defesa da interiorização do desenvolvimento, incorporando-se aos centros dinâmicos da economia nacional extensas regiões até então relegadas a um plano secundário.

Comentários:

No contexto da Independência, José Bonifácio se valeu de um importante argumento para que a ideia mudancista fosse levada adiante: o da segurança nacional ante a possibilidade de ataque vindo pelo mar. À época, o Patriarca da Independência afirmava que a cidade do Rio de Janeiro corria o constante risco de sofrer invasões, saques e pilhagens dos corsários franceses.

Já na República, especialmente no governo de Juscelino Kubitschek, na segunda metade da década de 50 do século XX, prevalecia a defesa da interiorização do desenvolvimento, incorporando-se aos centros dinâmicos da economia nacional extensas regiões até então relegadas a um plano secundário. Ou seja, o grande objetivo de JK era realizar uma maior integração nacional.

Resposta: certo.

CEBRASPE – TCDF – 2021) A ocupação das áreas vizinhas à nova capital, inaugurada em 1960, em larga medida acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília. Daí a facilidade de implantação da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE), que minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal.

Comentários

A ocupação populacional do Entorno do Distrito Federal não acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília.

Também não podemos falar que a existência da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal. Estas populações sofrem com graves problemas sociais, como desemprego e falta de acesso a serviços essenciais.

Resposta: errado.

CEBRASPE – TCDF – 2021) As sedes de antigas fazendas e os setores tradicionais dos assentamentos vernaculares do DF, como Planaltina e Brazlândia, são exemplos da identidade de uso e ocupação do solo e da morfologia arquitetônica das cidades do Planalto Central anteriores à construção da cidade de Brasília – à época da construção da nova capital, essas cidades de pequeno porte eram centros de apoio ao meio rural goiano.

Comentários

Antes fundação de Brasília, para sermos precisos, apenas Planaltina era uma cidade.

Brazlândia era um distrito do município goiano de Santa Luzia, atual Luziânia.

Apesar desses detalhes técnicos, as bancas costumam dizer que essas “duas cidades” já existiam na extensão territorial em que o novo Distrito Federal se instalaria.

Resposta: certo

CEBRASPE – TCDF – 2021) Os congestionamentos, as deficiências do transporte público, os longos períodos de tempo gastos nos deslocamentos e as distâncias entre os municípios do Entorno e as Regiões Administrativas do DF geram uma deseconomia de escala relacionada ao transporte de massa público e privado na RIDE-DF.

Comentários

Em geografia utilizamos muito a expressão “deseconomias de aglomeração”, que expressa as situações em que os grandes aglomerados urbanos causam grandes transtornos para os seus moradores, como custos com alugueis elevados, trânsito intenso (transportes público e privado) e transportes públicos deficientes.

Apesar de em economia utilizarmos mais a expressão “deseconomia de escala” e na geografia “deseconomias de aglomeração”, o raciocínio é o mesmo.

Resposta: certo

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Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Geografia e História para concursos. É Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

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