Concursos Abertos Concursos 2020

Gabarito PMTO Informática – recursos!

Victor Dalton Victor Dalton comentários
09/06/2021, às 16:51 • 7 dias atrás

				<![CDATA[]]>

Olá amigos! Tudo bem?

Estou aqui para apresentar sugestões de RECURSOS de Informática para a prova da Polícia Militar de Tocantins, aplicado pela banca CESPE CEBRASPE.

A meu ver, o examinador pecou em DUAS questões, a de Excel e a de Linux. Vamos mostrar os possíveis recursos?

Questão 31

Recurso: Prezado examinador, o gabarito apresentado, “df – h”, é um comando que não funciona no terminal Linux, uma vez que a presença de um caractere de espaço entre o traço e a letra h torna o comando incorreto. A resposta do terminal será “No such file or directory”, e o comando não trará a quantidade de espaço no disco rígido.

Observe, ainda, que a presença do espaço é fator relevante de avaliação. Tanto que, nas alternativas b), d) e e) são apresentados comandos hipotéticos com o traço junto ao parâmetro, sem o caractere de espaço.

Diante do exposto, não há comando dentre as alternativas que atenda ao problema proposto, de modo que peço a anulação do item, por ausência de resposta correta.

Questão 32

Recurso: Prezado examinador, existe um grave erro de sintaxe no enunciado da questão. Perceba que =SOMA $A1 +A2 + A$3) possui somente um parênteses de fechamento, inexistindo um parênteses de abertura.

Observe, ainda, que a ausência do parênteses, além de não funcionar no Excel, deixa o candidato confuso, uma vez que outras alternativas parecem ser mais adequadas ao exercício, como escrever a fórmula =$A1 +A2 + A$3, ou mesmo escrever =SOMA($A1;A2;A$3). Existe uma certa aparência de redundância realizar uma soma dentro da própria função SOMA, agravada pelo fato de a sintaxe apresentada não funcionar no Excel.

Assim sendo, o entendimento do exercício está prejudicado, de modo que peço a anulação do item.

LEMBREM-SE: recursos iguais são ignorados pela banca. Reescrevam com suas palavras!

Atenciosamente,

Victor Dalton

@profvictordalton

PM-TO recurso

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Comentários