Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso IBGE – Gabarito Ética

Erick Alves Erick Alves comentários
02/05/2021, às 18:43 • 1 semana atrás

Cargo APM – Agente de Pesquisas e Mapeamento

Olá pessoal! Seguem meus comentários às questões de Ética no Serviço Público da prova para o cargo de APM do IBGE, aplicada hoje (2/5/2021) pela banca Cebraspe.

Ressalto que trata-se de gabarito extraoficial, publicado antes do gabarito oficial da banca. Logo, poderá haver divergências entre as respostas dadas neste artigo e as que serão divulgadas pelo Cebraspe.

Concurso IBGE: gabarito preliminar de Ética

36.A
37.E
38.B
39.D
40.A

Concurso IBGE: correção em vídeo:

Concurso IBGE: gabarito de Ética comentado

36. (Cebraspe – IBGE 2021) Arnaldo, supervisor de coleta e qualidade, ordenou a Fabrícia, agente de pesquisas e mapeamento, que ela adulterasse os dados da coleta de pesquisa de natureza estatística, a fim de beneficiar Pedro, primo de Arnaldo e prefeito da cidade, com dados estatísticos mais favoráveis à sua gestão.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz do disposto no Código de Ética do IBGE e na Lei 8.112/1990:

Gabarito: alternativa a) Fabrícia deverá recusar-se a cumprir tal ordem, já que o dever do servidor público de cumprir as ordens superiores não se aplica quando tais ordens são manifestamente ilegais.

Fundamento: Lei 8.112/90, art. 116, inciso IV

37. (Cebraspe – IBGE 2021) Iolanda é gerente de uma padaria e passou no concurso para agente de pesquisas e mapeamento do IGE.

No que se refere a essa situação hipotética, assinale a opção correta:

Gabarito: alternativa e) Para exercer o cargo de agente de pesquisas e mapeamento, Iolando poderá ser acionista ou cotista da padaria, mas não poderá ser gerente.

Fundamento: Lei 8.112/90, art. 117, X.

38. (Cebraspe – IBGE 2021) Eduardo, agente de pesquisas e mapeamento, pediu ajuda a Betânia, sua namorada, não pertencente aos quadros do IBGE, para realizar a coleta de dados estatísticos em sua região. Betânia de pronto concordou e executou a ação.

Considerando o Código de Ética do IBGE e a Lei 8.112/90, Eduardo

Gabarito: alternativa b) cometeu uma ilegalidade, pois lhe é vedado por lei envolver pessoa estranha à repartição no desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade.

Fundamento: Lei 8.112/90, art. 117, VI.

39. (Cebraspe – IBGE 2021) Conforme expresso no Código de Ética do IBGE, as fontes de dados das pesquisas estatísticas e geocientíficas oficiais do instituto devem contemplar

Gabarito: alternativa d) a qualidade, a oportunidade, os custos e o ônus para os cidadãos.

Fundamento: Código de Ética do IBGE, Regras Deontológicas, item I.

40. (Cebraspe – IBGE 2021) De acordo com o Código de Ética do IBGE, a ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho

Gabarito: alternativa a) é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

Fundamento: Código de Ética do IBGE, Regras Deontológicas, item XII.

É isso, pessoal!

Espero que nossos alunos tenham ido muito bem!

Qualquer dúvida ou comentário, é só postar aqui mesmo neste artigo.

Erick Alves

apm ibge concurso IBGE provas ibge

Erick Alves

Professor de Direito Administrativo e Controle Externo para concursos há mais de sete anos. É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, aprovado em 6º lugar. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Comentários