Concursos Abertos Concursos 2022

Gabarito PRF Informática: prova resolvida (com RECURSO)

Victor Dalton Victor Dalton comentários
03/02/2019, às 18:30 • 2 anos atrás


				<![CDATA[]]>

Prova de Informática da PRF resolvida e gabarito

Fala pessoal! Vejam aqui o meu Gabarito PRF de Informática 2019, bem como a prova resolvida e comentada por mim. Espero que vocês tenham ido bem, tanto na minha matéria como nas demais.

Vamos começar a resolver a prova?

Resolução da prova PRF – Informática

CESPE – PRF – 2019) As versões mais modernas dos navegadores Chrome, Firefox e Edge reconhecem e suportam, em instalação padrão, os protocolos de Internet FTP, SMTP e NNTP, os quais implementam, respectivamente, aplicações de transferência de arquivos, correio eletrônico e compartilhamento de notícias.

RESOLUÇÃO:

O protocolo NNTP é um protocolo muito antigo utilizado na Usenet para envio de notícias. Além disso, não utilizamos os navegadores web diretamente para o envio de emails. (Quando você usa o webmail para enviar mensagens, o SMTP é utilizado a partir do servidor web, e não no seu computador). Apenas o FTP é suportado normalmente.

Gabarito: ERRADO

CESPE – PRF – 2019) Por meio de uma aplicação de acesso remoto, um computador é capaz de acessar e controlar outro computador, independentemente da distância física entre eles, desde que ambos os computadores estejam conectados à Internet.

RESOLUÇÃO:

Aplicações como o TELNET e o SSH permitem o controle de outra máquina por acesso remoto, bastando ser possível que uma máquina encontre a outra. Estando ambas na internet, com endereços IP válidos, irá funcionar.

Gabarito: CERTO

CESPE – PRF – 2019) No fluxo de pacotes em uma rede de computadores, a qualidade de serviço é determinada pelos parâmetros relacionados à propagação, recuperação, interferência e perda de dados.

RESOLUÇÃO:

A qualidade de um serviço na rede pode ser medida por diversos parâmetros, como: largura de banda (ligada à vazão dos dados), perda de pacotes (fruto de interferências e/ou outros fatores), atraso/latência/retardo (ligado à propagação). Não sei se a banca está atrelando a recuperação com a capacidade de recuperar os pacotes perdidos, mediante retransmissão. Estou achando que não…, pois, formalmente, os três fatores são propagação, perda e vazão. Mas, sabe como é… CESPE é CESPE, e gato escaldado tem medo de água fria…

Gabarito extraoficial: ERRADO Atualização: a banca ANULOU a questão alegando que o fato de a largura de banda não ter sido mencionada na redação prejudicou o julgamento objetivo do item. O que é verdade.

CESPE – PRF – 2019) No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador.

RESOLUÇÃO:

O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.

Gabarito: CERTO

CESPE – PRF – 2019) Programas anti-spyware usam basicamente mecanismos de análise comportamental, análise heurística e inteligência artificial para detectar software de spyware instalado indevidamente em um sistema.

RESOLUÇÃO:

Complicado quando a banca baseia-se em soluções de mercado, e não aos fundamentos, para elaborar as suas questões. Enfim…. as ferramentas mais modernas de mercado, além das já conhecidas análises comportamentais e heurísticas, também estão utilizando inteligência artificial para detectar software ilícito.

Gabarito extraoficial: CERTO. Porém, o gabarito preliminar do CESPE veio ERRADO e, posteriormente, a questão foi ANULADA, alegando que Prejudicou‐se o julgamento objetivo do item ao não se mencionar que os anti‐spyware são projetados para impedir e remover os programas de spyware. Para mim, apenas uma desculpa para anular uma questão mal formulada. De qualquer forma, havíamos proposto recurso para a questão!

CESPE – PRF – 2019) A computação em nuvem do tipo software as a service (Saas) possibilita que o usuário acesse aplicativos e serviços de qualquer local usando um computador conectado à internet.

RESOLUÇÃO:

Dentro da classificação de PAAS/IAAS/SAAS, o Software como serviço foi descrito corretamente. É o exemplo do Google Docs, do Office 365… quantas vezes batemos que o CESPE gosta desse assunto…

Gabarito: CERTO

Comentários finais – gabarito PRF Informática

No geral, a prova veio no padrão CESPE de exigência. Realmente apareceram 6 questões (previmos entre 5 a 7 questões em prova), com ênfase em Redes, Seg Info e Nuvem. Apenas o Linux, queridinho recente da banca, ficou de fora da nossa prova.

Tivemos uma questão cujo gabarito difere da banca. Eu fiz esse vídeo apresentando sugestões de recursos pra você!

Recursos PRF 2019 Informática

Vale dizer que os demais professores do Direção Concursos também estão elaborando os seus artigos de correção das provas da PRF 2019. Veja-os aqui:


Arthur Lima – Raciocínio Lógico-Matemático
Erick Alves – Direito Administrativo
Danuzio Neto – Ética, Geopolítica e História p/ PRF
José Maria – Língua Portuguesa
Julio Ponte – Legislação do Trânsito
Matheus Laranja – Física
Nathalia Masson – Direito Constitucional
Pietro Chidichimo/Alexandre Salim- Penal, Processo e Legislação
Rodrigo Mesquita – Direitos Humanos e Cidadania
Victor Dalton – Informática

Conheça os nossos cursos completos e DIRECIONADOS para o seu edital em:

CURSOS DIREÇÃO CONCURSOS

Continua interessado na área policial? O concurso da PCDF pode ser uma grande oportunidade. São 300 vagas autorizadas e remuneração de R$9 mil. Veja os nossos cursos de agente e escrivão:

Agente Escrivão

Quer ser informado sobre os próximos concursos públicos? Salve o nosso contato o Whasapp e envie mensagem para qual área você está estudando!

Saudações,

Prof. Victor Dalton

Siga meu instagram e acompanhe dicas gratuitas diariamente: @profvictordalton

gabarito extraoficial PRF gabarito PRF gabarito prf 2019 gabarito PRF informática informatica PRF prova PRF prova resolvida PRF prova resolvida prf 2019 prova resolvida PRF informática

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Comentários