Concursos Abertos Concursos 2020

Gabarito SEFAZ AL – Tecnologia da Informação

Victor Dalton Victor Dalton comentários
08/02/2020, às 19:25 • 4 meses atrás

Olá amigos! Venho aqui para corrigir a prova da Secretaria de Fazenda do Estado do Alagoas aplicada pelo CEBRASPE.

Vejamos:

Auditor Fiscal

90 – Enquanto o processo estimar os cursos define os recursos monetários necessários para executar o trabalho do projeto, o processo determinar o orçamento agrega os custos estimados de pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

Comentários: Questão de bom nível! Enquanto o processo estimar os custos preocupa-se com “quanto custa cada coisa”, o processo determinar o orçamento preocupa-se com o orçamento global, e em como os custos serão realizados ao longo do ciclo de vida do projeto. Item correto.

91 – De acordo com o PMBOK 6, o gerente do projeto não é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto, porque, em projetos ágeis, em vez de planejamento do escopo, há a definição do backlog, que acontece mais ao longo da vida do projeto e menos em seu início.

Comentários: Que interessante! Nos métodos preditivos (vulgo cascata), os requisitos são definidos bem no início do projeto. Nos projetos ágeis, por sua vez, parte-se da premissa que o escopo é pouco conhecido, e o escopo vai sendo detalhado e definido ao longo das iterações, ou seja, ao longo do projeto, e não somente no início. Porém, a questão peca ao afirmar que o gerente não precisa mais se preocupar com os requisitos porque existe um backlog. Ora, não importa a metodologia, se ágil ou preditiva, o gerente do projeto é responsável por garantir que o trabalho relacionado a requisitos seja considerado no plano de gerenciamento do projeto. Item errado.

92 – O objetivo da modelagem de processos, conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de processos de negócio propostos, é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento.

Comentários: O BPMN, por exemplo, busca exatamente isso: desenhar os processos de forma clara, completa e precisa, de modo que seja simples entender como um processo ocorre na prática. Item correto.

93 – BPM representa uma forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais estejam envolvidas.

Comentários: Ao representar os processos de forma completa, busca-se não olhar os processos de forma engessada, mas sim o trabalho completo para entregar o serviço ou produto do processo. Item correto.

94 – Identificação e autenticação são requisitos de segurança da informação que consistem em identificar usuários do sistema e verificar as suas identidades, como pré-requisito para permitir o acesso desses usuários ao sistema.

Comentários: Acredito que identificação e autenticação foram descritos de forma correta.

95 – A criptografia provê métodos de disfarçar informações; a criptografia de chave pública é simétrica quando envolve a utilização de duas chaves separadas, mas correlacionadas.

Comentários: Criptografia de chave pública é ASSIMÉTRICA. Erro capital que compromete o item. Errado.

Auditor de Finanças e Controle (somente questões novas)

80 – Uma das formas de medir o grau de eficiência com que a equipe do projeto está realizando o trabalho é avaliar o índice de desempenho de prazos, que consiste em uma medida de eficiência do cronograma expressa como a razão entre valor agregado e valor planejado.

Comentários: A assertiva reflete exatamente a fórmula do IDP= VA/VP. Item correto.

83 – A ITIL não possui processo específico que realiza gerenciamento financeiro, da contabilidade ou de cobrança de um provedor de serviço de tecnologia da informação (TI); no entanto, no desenvolvimento do caso de negócio, é viável incluir informações sobre custos e benefícios financeiros acerca dos serviços de TI envolvidos.

Comentários: A ITIL possui um processo na Estratégia de Serviço chamado Gerenciamento Financeiro, que administra o ciclo financeiro do Portfólio de TI de uma organização, quantificando o valor dos serviços de TI e assegurando que os recursos financeiros sejam compatíveis e adequados à organização, em termos de demanda e valor para o negócio. Item errado.

84 – A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação (TI), é responsável por fornecer habilidades técnica para o suporte dos serviços de Ti e o gerenciamento de infraestrutura de TI.

Comentários: A habilidade técnica e o gerenciamento da infraestrutura de TI são providos por outra função da ITIL, chamada Gerenciamento Técnico. Item errado.

85 – O COBIT aborda a governança e a gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde que que essas informações possam ser processadas.

Comentários: O COBIT vende-se como um framework que é compatível com qualquer outro framework de governança do mercado, de modo que ele atinge seus objetivos ao mesmo tempo que opera em harmonia com outros modelos e normativos. Item correto.

86 – O COBIT divide os processos de governança e gestão de TI da organização em dois domínios, e inclui um modelo de referência de processo no qual a gestão é responsável pelo desenvolvimento, pela execução, e pelo monitoramento das atividades, em consonância com a direção definida pelo órgão.

Comentários: Enquanto a gestão (gerenciamento) planeja, constrói, executa e monitorar atividades alinhadas com a direção estratégica estabelecida pela governança para atingir os objetivos empresariais, a governança a assegura que as necessidades, as condições e as opções dos stakeholders sejam avaliadas para determinar quais os objetivos empresariais a serem alcançados. Item correto.

Questões de bancos de dados estão aqui.

Comentários finais: Prova de bom nível (mais difícil do que SEFAZ DF). Desta vez, o CESPE valorizou o candidato que estudou Tecnologia da Informação. No mais, quando sair o gabarito preliminar, CASO haja alguma divergência entre o meu gabarito e o da banca, volte aqui para saber se teremos recursos ou não, ok?

Não se esqueça de conferir as demais correções do time de professores do Direção Concursos!

informática tecnologia da informação

Victor Dalton

Professor de Informática, Tecnologia da Informação e Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Foi Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG, Analista do Banco Central do Brasil e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Formado em Engenharia da Computação pelo IME. Possui certificações ITIL Foundation e Cobit Foundation.

Comentários