Concursos Abertos Concursos 2020

Gabarito TRF3 – Técnico Judiciário – Português

José Maria José Maria comentários
03/12/2019, às 01:11 • 1 semana atrás

Prezados Alunos,

Eis o gabarito comentado da prova do TRF 3 Região, para o cargo de Técnico Judiciário. Tomei por base a prova TIPO I.

Desejo a todos sucesso! Contem sempre comigo!

Professor José Maria

Instagram: @professorjosemaria

01) Considere as afirmações abaixo.

I. Critica-se no último parágrafo a dependência psicológica do celular, chamada por especialistas de “nomofobia”, característica de uma minoria que o utiliza de maneira abusiva.

II. No texto, associa-se a perda da qualidade do sono ao uso de dispositivos eletrônicos que emitem luz azul.

III. O autor expressa sentimento de nostalgia ao enaltecer uma época em que a maior parte da iluminação noturna provinha de luzes amarelo-avermelhadas.

Está correto o que consta APENAS de

(A) II e III.

(B) I e II.

(C) II.

(D) I.

(E) I e III.

Gabarito Oficial: Letra C

I – Falsa – No último parágrafo, não há uma crítica ou juízo de valor por parte do autor. Há sim uma explicação de como funciona o mecanismo de recompensa emitido pelo cérebro para comportamentos viciantes.

II – Verdadeira – De fato! Esse é centro da discussão, bem explicitado no seguinte trecho: “Assim, um dos responsáveis pelo declínio da qualidade do sono nas duas últimas décadas é a luz azulada que emana de aparelhos eletrônicos…”.

III – Falsa – O 2º parágrafo do texto é meramente expositivo. Não há marcas de subjetivismo nem juízo de valor.

02) Mas o uso excessivo do aparelho é tão predominante que os pesquisadores cunharam o termo “nomofobia” (uma abreviatura da expressão inglesa no-mobile-phobia) para descrever a fobia de ficar sem celular. (4o parágrafo)

O trecho sublinhado exprime uma

(A) consequência.

(B) oposição.

(C) finalidade.

(D) condição.

(E) causa.

Gabarito Oficial: Letra A

É a famosa construção oracional consecutiva, antecedida de palavra intensificadora e introduzida pelo “que” conjunção subordinativa consecutiva.

Em nosso PDF, “mastigamos” bem esse padrão. Veja:

03) A respeito da pontuação do texto, afirma-se corretamente:

(A) No trecho Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul (1o parágrafo), uma vírgula pode ser colocada imediatamente após “dispositivos”, sem prejuízo da correção e do sentido.

(B) No trecho − e muitos gastam bem mais que isso (4o parágrafo), o sinal de travessão introduz uma oposição.

(C) No segmento Por milênios, a luz azul existiu apenas durante o dia (2o parágrafo), a vírgula indica mudança de sujeito.

(D) Sem prejuízo da correção, no segmento Com a luz azul é diferente: ela sinaliza a chegada da manhã (2o parágrafo), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por pois, precedido de vírgula.

(E) Em Seus sintomas incluem falta de apetite, dificuldade para controlar o peso, baixa imunidade e flutuações de humor (1o parágrafo), as vírgulas isolam um segmento explicativo.

Gabarito Oficial: Letra D

Letra A – ERRADA – A inserção de uma vírgula após “dispositivos” transforma a oração “que emitem luz azul” de adjetiva restritiva (nem todos os dispositivos emitem luz azul) para adjetiva explicativa (todos os dispositivos emitem luz azul). Há, portanto, uma mudança de sentido.

Letra B – ERRADA – Não se trata de uma oposição, e sim de um reforço para a ideia explicitada anteriormente de que muitos passam horas no celular.

Letra C – ERRADA – De forma alguma! O sujeito é – com ou sem a vírgula – “a luz azul”. E a vírgula simplesmente isola um adjunto adverbial deslocado “Por milênios”

Letra D – CERTA – De fato! Os dois pontos introduzem uma justificativa para o fato de a luz azul se comportar de forma diferente

Letra E – ERRADA – As vírgulas isolam termos coordenados entre si, em enumeração, de mesma função sintática.

04) O verbo que pode ser corretamente flexionado em uma forma do singular, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está em:

(A) A maioria das pessoas passam de uma a quatro horas diárias em seus dispositivos eletrônicos

(B) Seus sintomas incluem falta de apetite

(C) Velas e lenha produziam luz amarelo-avermelhada

(D) Comportamentos viciantes ativam o centro de recompensa do cérebro

(E) e muitos gastam bem mais que isso

Gabarito Oficial: A

A única opção em que o verbo tanto pode ser flexionado no singular ou plural é a letra A.

Trata-se da famosa concordância com expressões partitivas, fartamente explorada em nossos materiais de revisão.

Eis a seguir os prints das telas do aulão de véspera. Resolvemos uma questão quase idêntica.

05) Sem prejuízo para o sentido, o trecho sublinhado em Contanto que a conduta acarrete recompensa (último parágrafo) pode ser substituído por

(A) Conforme

(B) Desde que

(C) Pois que

(D) Ainda que

(E) Conquanto

Gabarito: Letra B

A locução “Contanto que” tem valor condicional, da mesma forma que “Desde que” – letra B.

Na letra A, temos um conector de conformidade.
Na letra C, temos um conector de explicação.
Nas letras D e E, temos conectores de concessão.

06) Estabelece relação de referência a uma expressão mencionada anteriormente no texto o termo sublinhado em

(A) o cérebro interpreta a luz vermelha como sinal de que chegou a hora de dormir (2o parágrafo)

(B) Não é problema de uma minoria (4o parágrafo)

(C) fazendo um malabarismo obsessivo com computadores e smartphones (3o parágrafo)

(D) Pesquisadores nos aconselham a usar o celular por menos de uma hora diariamente (4o parágrafo)

(E) o cérebro a tratará da mesma maneira que uma droga (5o parágrafo)

Gabarito: Letra E

Na letra E, o pronome oblíquo “a” retoma anaforicamente “conduta”.

Observe:
“Contanto que a conduta acarrete recompensa, o cérebro a tratará da mesma maneira que uma droga”.

07) O cérebro humano exibe diferentes padrões de atividade para diferentes experiências. (5o parágrafo) Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

(A) são exibidas

(B) são exibidos

(C) exibe-se

(D) é exibido

(E) exibiam-se

Gabarito: Letra B

Questão exaustivamente explorada em nossos PDFs. Trata-se da conversão de voz ativa em passiva analítica, assim esquematizada e sumarizada em nosso material:

A construção ativa “O cérebro humano exibe diferentes padrões…” se escreve na voz passiva analítica da seguinte forma: “Diferentes padrões … são exibidos pelo cérebro humano”.

08) Existe uma enfermidade moderna que afeta dois terços dos adultos. // Essa enfermidade é a privação de sono crônica, que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul. (1o parágrafo) As frases acima estão reescritas em um único período, com correção e coerência, do seguinte modo:

(A) Afetam dois terços dos adultos a privação de sono crônica, uma enfermidade moderna, que tem crescido na esteira dos dispositivos que emitem luz azul.

(B) Uma enfermidade moderna, à qual afeta dois terços dos adultos, é a privação de sono crônica, que tem crescido na esteira de dispositivos que emitem luz azul.

(C) A enfermidade moderna, que vem afetando dois terços dos adultos e crescendo na esteira de dispositivos dos quais emitem luz azul é a privação de sono crônica.

(D) Tem vindo crescendo junto aos dispositivos que emitem luz azul, a privação de sono crônica: uma enfermidade moderna, que afeta dois terços dos adultos.

(E) A privação de sono crônica, uma enfermidade moderna que vem crescendo na esteira de dispositivos que emitem luz azul, afeta dois terços dos adultos.

Gabarito Oficial: Letra E

Letra A – ERRADA – A forma verbal “Afetam” deveria estar no singular para concordar com o núcleo do sujeito singular “privação”. Além disso, não deveria haver vírgula após “moderna”, haja vista que a oração “quem tem crescido na esteira…” tem caráter restritivo.

Letra B – ERRADA – Está errada o emprego da crase em “à qual”, haja vista que não ocorre preposição antes do relativo “a qual”. Além disso, não faz sentido o emprego das vírgulas isolando a oração “a qual afeta dois terços dos adultos”, pois se trata de uma oração de natureza restritiva.

Letra C – ERRADA – Não faz sentido o emprego da vírgula após “moderna”, pois a oração “que vem afetando dois terços…” tem natureza restritiva.

Letra D – ERRADA – Deve-se empregar a forma “Tem crescido” ou “Vem crescendo”. Além disso, não faz sentido o emprego da virgula após “azul”, pois se isola predicado e sujeito.

Letra E – CERTA

gabarito trf3 português portugues em concursos

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

Comentários