Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gasolina no Brasil: porque tão cara?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto24/03/2022

24/03/2022

Olá pessoal, sou professor Danuzio Neto e neste artigo vamos tratar da alta dos preços da gasolina no Brasil e fatores que influenciam os valores pagos nas bombas de combustíveis.


Mas, primeiro, vamos tentar entender rapidamente como funciona a precificação dos combustíveis. De acordo com a Petrobras, o consumidor paga o produto baseado nos seguintes fatores:

  • 1) Preços do produtor ou importador de gasolina “A” (valor referente ao preço nas refinarias)
  • 2) Carga tributária (que varia em cada estado)
  • 3) Custo do etanol obrigatório
  • 4) Margens da distribuição e revenda

O que ocasiona a alta nos preços?


É importante lembrar que o petróleo tem o valor definido pelo mercado internacional por ser uma commodity. Ou seja, o preço é determinado de acordo com a procura e oferta internacional e as variações no dólar, afetam o custo.


Outro ponto a considerar é que o Brasil, apesar de extrair grande quantidade em petróleo, importa tanto gasolina quanto derivados de petróleo. O refino ainda é uma dificuldade no país.


Além disso, diversos tributos compõem os preços. Nesta terça-feira (22/3), governadores dos estados brasileiros decidiram por congelar o ICMS , por mais três meses, nos combustíveis.


A medida é uma tentativa de frear o aumento dos preços cobrados, entretanto a uniformização no ICMS pode aumentar o imposto em estados e no Distrito Federal que contam com uma taxa menor comparado com outras regiões.

A guerra na Ucrânia interfere no valor cobrado?


A Rússia é uma das maiores exportadoras de petróleo do mundo, com cerca de 7 milhões barris por dia.
Como dito anteriormente, a cotação do barril do petróleo é feito de acordo com o mercado internacional e têm seus preços estipulados em dólar.


Devido à guerra, os EUA decidiu proibir a importação de petróleo da Rússia, decisão acompanhada por países europeus, como o Reino Unido, medida que influencia diretamente nos preços cobrados.


Vale lembrar que outros produtos também sofrem impactos, como a produção de itens e produção industrial que utilizam petróleo, como borrachas e plásticos.


Para ficar por dentro de atualizações e as principais notícias que podem ser tópicos de provas de concursos públicos, entre no meu canal do telegram aqui.


Conheça meus cursos ministrados aqui do Direção para você saia na frente na sua preparação para concursos:

CURSOS CONCURSOS POLICIAIS

Aguardo vocês no próximo artigo. Até mais!
Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.