Danuzio Neto • 21/01/2020
21/01/2020Olá, pessoal! Sou o professor Danuzio Neto e venho convidá-los para participar de um grupo de estudos de Atualidades no Telegram.
O link também pode ser encontrado no primeiro destaque dos stories do meu instagram.
Todos são bem-vindos e estou bem feliz com o retorno que tenho recebido dos alunos.
Ontem, lá no grupo, comentei sobre o ano de 2019, que foi péssimo para alguns pelo simples fato de Bolsonaro ser o presidente da república. Enquanto para outros, também pelo simples fato de o presidente ser Bolsonaro, foi um ano ótimo.
No campo econômico, no ano que passou os índices também se dividiram, já que alguns indicam ótimas perspectivas para o futuro, enquanto outros são um tanto desalentadores.
Abaixo, faço um resumo dos índices mais importantes, considerando o ano que passou:
– Inflação acumulada: 4,31%, que é um número um pouco acima da meta (4,25%), mas ainda dentro do que o governo esperava. No passado recente, o pior ano neste quesito foi o de 2015, quando o índice chegou a 10,67%, corroendo fortemente o poder de compra do trabalhador.
– Crescimento do PIB: 1,2%, se se confirmarem as previsões de dezembro. O valor baixo indica que a recuperação econômica do país está sendo lenta, o que acaba se refletindo também na taxa de desemprego que continua alta.
– Taxa de desemprego: 11,6% ou 12,4 milhões de pessoas em valores absolutos (dados de novembro/19). A taxa de desemprego com dois dígitos indica um problema gigantesco para o governo. Para termos uma ideia, é um problema mais ou menos do tamanho do Paraná, que tem uma população de 11,4 milhões de habitantes. Ou seja, é como se TODOS os habitantes do Paraná estivessem procurando emprego, inclusive os bebezinhos e os velhinhos, e não encontrassem. Pra quem precisa comer daqui a pouco hoje, amanhã e sempre, é algo simplesmente desesperador e que precisa ser resolvido o quanto antes.
– Taxa Selic: 4,5%, o MENOR valor da história. Um índice péssimo para os banqueiros e para quem vive de renda, porém ótimo para a população em geral e a saúde fiscal do governo.
Desejo a você bons estudos com muito dinheiro no bolso (meio difícil) e saúde pra dar e vender (mais fácil)!
Abraço,
Prof. Danuzio Neto
Grupo Telegram de Atualidades: t.me/profdanuzioneto
Instagram: @danuzioneto
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Robson Oliveira • 13 de dezembro de 2024
Com grandes editais para tribunais lançados em 2024, e vários previstos para 2025, o cargo de Técnico Judiciário na área administrativa (TJAA) se torna uma grande oportunidade para todos os concurseiros! No entanto, a concorrência é acirrada, e é fundamental estar bem preparado. Por isso, o Direção Concursos te apresenta o melhor investimento em você, […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.