Marcelo Soares • 06/09/2022
06/09/2022Fala pessoal!
Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.
Antes de começarmos, quero te deixar dois convites especiais, de acordo com a sua necessidade.
Se você gosta de praticar com questões comentadas gratuitas, sugiro que conheça o Administração faixa preta, que é o maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. São mais de 500 questões!!! Além das questões, você tem áudios e videoaulas exclusivas.
Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?
Pois bem. Feito os convites, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre os tipos de Grupos.
Existem alguns critérios que podem ser utilizados para classificarmos os grupos. Para fins de provas, precisamos conhecer os seguintes critérios básicos de classificação:
Vejamos por partes:
Grau de formalização
A forma mais básica consiste em distinguir os grupos a depender do seu grau de formalização (previsão ou não em normas e regulamentos da organização). De acordo com esse critério, temos dois tipos de grupo: grupos formais e informais.
1.2 Grupo de tarefas: trata-se de grupo que também é determinado pelo organograma da organização. Representa um grupo de indivíduos que trabalham juntos para completar uma tarefa de trabalho. No entanto, os limites de um grupo de tarefas não são estabelecidos pelo superior hierárquico imediato; o grupo pode conter pessoas com relações de comando.
Vejamos um trechinho da obra de Stephen Robbins (2014) sobre o assunto:
“Uai, Marcelo? Não entendi. Todos os grupos de comando são grupos de tarefas?”
Isso mesmo. Sugiro que analise o grupo por partes para conseguir classificá-lo. Vamos fazer juntos:
Sim = grupo formal.
Não = grupo informal.
Sim = grupo de tarefa e de comando.
Não = grupo de tarefa.
Vamos imaginar um exemplo para verificar se você compreendeu a lógica. Nos órgãos de controle, é comum que as auditorias sejam conduzidas por grupos de trabalho. Os grupos de auditoria são criados por meio da edição de um documento formal denominado Ordem de Serviço. Os grupos de auditoria são coordenados por um superior hierárquico, que fica responsável pela revisão da qualidade dos trabalhos. Que tipo de grupo é esse?
Sim. Trata-se de um grupo formal, posto que seu trabalho é definido por meio de documento formal (Ordem de Serviço).
Sim. Existe a figura do coordenador da auditoria. Portanto, trata-se de um grupo de tarefa e de comando.
“Marcelo, e os grupos que surgem de maneira espontânea? Os amigos do trabalho que se reúnem para jogar futebol na quinta feita ou que almoçam todo os dias juntos?”
Excelente questão. Esses grupos são classificados como grupos informais. Vejamos os conceitos, a partir da lição de Robbins e de Chiavenato[i]:
2. Grupo Informal: grupos que não são estruturados formalmente, nem determinados organizacionalmente. Os grupos informais surgem de maneira espontânea no ambiente de trabalho em resposta à necessidade social. Zacarias, Alice e Bianca, por exemplo, apesar de serem de diferentes departamentos, almoçam juntos com frequência e, assim, compõe um grupo informal. Esses tipos de interações entre os indivíduos, embora informais, afetam profundamente o seu comportamento e desempenho. Os grupos informais podem ainda ser subdivididos em grupos de interesse ou grupos de amizade.
2.1 Grupos de interesse: pessoas que se juntam para obter uma meta específica com a qual todos se preocupam. Os funcionários que se unem para buscar melhores condições de trabalho e que formam um grupo unido para promover seus interesses comuns, por exemplo.
2.2 Grupos de amizade: grupos que se formam porque os membros possuem características em comum. As alianças sociais que frequentemente se estendem para fora da situação de trabalho surgem em razão de uma base comum. Pode ser uma ideia, origem étnica, torcida por um time de futebol, gênero musical, visão política semelhante etc.
2.3 *Grupos primários: O grupo primário se caracteriza pela camaradagem, lealdade e senso comum de valores entre seus membros. A família é o melhor exemplo de grupo primário.
2.4 *Coalizações (grupos de apoio): grupo deliberadamente construído pelos membros para atender um propósito específico. Não possui qualquer tipo de estrutura formal e age de maneira orientada pela percepção dos membros para alcançar os seus propósitos.
Tempo de duração
A depender do tempo de duração dos grupos podemos classificá-los em: grupos temporários ou grupos permanentes:
Vamos fixar o conteúdo com algumas questões?
FGV – IMBEL – Analista Especializado – Analista de Recursos Humanos -2021)
Sobre os tipos de grupos existentes em uma organização, avalie os itens a seguir. I. Grupos de Interesse; II. Grupos Primários; III. Grupos de comando. Assinale a opção que apresenta exemplos de grupos formais.
a) I, somente.
b) II, somente
c) III, somente
d) I e II, somente
e) II e III, somente
COMENTÁRIO:
Vamos analisar as afirmativas:
I- Grupos de interesse são quando pessoas se juntam para alcançar um objetivo que alcance seus interesses pessoais ou parecidos. São grupos informais.
Já eliminamos as alternativas A e D.
II – O grupo primário se caracteriza pela camaradagem, lealdade e senso comum de valores entre seus membros. A família é o melhor exemplo de grupo primário. São grupos informais.
Eliminamos as alternativas B e E.
Alternativa correta é a letra C.
Grupos de comando são formais e determinado pelo organograma da organização. Esse grupo é composto por indivíduos que se reportam diretamente a um determinado gestor.
Gabarito: C
CESGRANRIO – Petrobrás – Psicólogo Júnior – 2012)
Considere-se a situação descrita abaixo.
Um aluno é preso no campus de uma universidade federal portando drogas, e o fato dispara uma série de protestos do corpo discente. Para encontrar uma solução para a crise subsequente, é formado um grupo composto de representantes da polícia, alunos, representantes da reitoria e familiares do aluno infrator.
Como é classificado o grupo em questão, de acordo com a teorização proposta pela psicologia dos grupos?
a) Grupo primário
b) Grupo de tarefa
c) Grupo de comando
d) Grupo de interesse
e) Grupo informal temporário
COMENTÁRIOS:
Pelas informações do enunciado verificamos:
(1) O grupo criado não se caracteriza pela camaradagem, lealdade e senso comum de valores entre seus membros. Não se trata, portanto de um grupo primário. Assim, incorreta a alternativa A.
(2) trata-se de um grupo formal, posto que foi criado pela própria organização de maneira explícita para solucionar um problema. Assim, incorretas as alternativa D , E que tratam sobre grupos informais.
(3) Sendo um grupo formal, temos duas opções: grupo de comando, caso haja hierarquia dentro do grupo (um líder formal e seus subordinados), ou um grupo de tarefas quando não existe essa hierarquia formal. Verificamos que o grupo é composto por membros de diferentes segmentos que não possuem hierarquia entre si, portanto, trata-se de um grupo de tarefa (Alternativa B).
Gabarito: B
FAUEL – Câmara Municipal de Marialva/PR – Auxiliar Administrativo – 2015)
Na maioria das organizações os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem. Podem ser agrupadas de acordo com as tarefas que executam – agrupamento por função, ou de acordo com o fluxo de trabalho desde o início até a conclusão – agrupamento por fluxo de trabalho. Os grupos podem ser formais ou informais e a esse respeito assinale a alternativa correta:
a) Os grupos formais são formados pelos próprios funcionários, já que são criados para executar tarefas consideradas essenciais à realização dos objetivos organizacionais.
b) Os grupos informais também são criados para atender aos objetivos organizacionais, já que tudo nas organizações deve estar norteado para o cumprimento dos resultados. Emergem a partir das relações “naturais” entre as pessoas.
c) Os grupos informais podem se dividir em grupos de interesse, grupos de amizade, grupos de apoio.
d) Grupos informais podem ter um impacto positivo no desempenho do trabalho, porém não auxiliam seus membros a satisfazer necessidades pessoais.
COMENTÁRIOS:
Alternativa A. Errado. Os grupos formais são criados pelas organizações. Os grupos criados de maneira espontânea pelos funcionários são denominados de grupos informais.
Alternativa B. Errado. Os grupos criados para atender os objetivos organizacionais são os grupos formais. Os grupos informais são criados para atender as necessidades dos seus membros.
Alternativa C. Certo. Os grupos informais podem ser divididos em: (1) grupos de interesse e (2) grupos de amizade. Alguns autores incluem ainda (3) grupos primários e (4) grupos de apoio ou coalizações.
Alternativa D. Errado. Os grupos informais são criados para satisfazer as necessidades pessoais de seus membros.
Gabarito: C
Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje, se gostar de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube.
Artigo importante: Teoria do Grid Gerencial.
Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.
Marcelo Soares
Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Jornalismo Direção Concursos • 11 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 11 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Gabriel Pacheco • 11 de dezembro de 2024
Se você está se preparando para concursos públicos na área de Tecnologia da Informação (TI), sabe que a demanda por conhecimento técnico aprofundado e atualizado é cada vez maior. Os editais estão bastante competitivos e chamando atenção de todas as carreiras, mesmo as que recebem maior salário na iniciativa privada. O Curso Regular de Tecnologia […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.