Danuzio Neto • 23/01/2020
23/01/2020Hoje, no nosso grupo de Atualidades do Telegram, comentei sobre a Segurança Pública.
LINK PARA PARTICIPAR DO GRUPO
Afinal, quem nunca teve um celular ou um rádio de carro roubado? Pois é. Praticamente todos nós já fomos vítimas, em alguma medida, da violência endêmica do nosso país.
Assim que os números da segurança pública do Brasil forem consolidados, no entanto, é provável que o ano de 2019 fique marcado pela queda brusca dos casos de crimes violentos. Em relação aos homicídios, a perspectiva é que a queda seja de aproximadamente 20% – o que, se confirmado, pode ser o menor número de assassinatos em mais de duas décadas.
Nesta semana, tivemos a divulgação dos dados do estado do Rio de Janeiro, que teve o menor número de homicídios dolosos (3.995 vítimas) desde 1991, quando a série histórica começou. Um feito que deve ser comemorado por todos nós, indiscutivelmente. Se bem conheço os avaliadores, no entanto, o foco das provas provavelmente será o de outro recorde, o da mortalidade policial do estado (1.810 casos).
Agora um ponto no mínimo curioso.
Na esfera federal, o responsável por esta área é o Ministro da Justiça Sérgio Moro, que assumiu o Ministério resultante da fusão das pastas da Justiça e da Segurança Pública, o que contribuiu para o enxugamento da estrutura do Estado.
Como este Ministério conseguiu diminuir expressivamente a ocorrência dos crimes violentos em 2019, o ditado popular aconselharia a manter o time que está ganhando.
Jair Bolsonaro, porém, tem afirmado que está em estudo a recriação do Ministério da Segurança Pública, separando-o do da Justiça e tirando-o da administração do ex-juiz.
Rodrigo Maia, esta semana, afirmou em entrevista que o fim do Ministério da Segurança Pública foi um erro do governo Bolsonaro.
Diante dos resultados apresentados pela pasta do ex-juiz, eu me pergunto: a fusão dos Ministérios da Justiça e da Segurança Pública foi um erro pra quem? Melhor nem irmos atrás dessa resposta agora. Como queremos passar em prova, fiquemos apenas com os números e deixemos a política para os políticos e para as nossas discussões de bar.
E se você quiser participar do grupo de Atualidades do Telegram, também pode encontrar o link no primeiro destaque dos meus stories no Instagram
Bons estudos,
Professor Danuzio Neto
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Robson Oliveira • 13 de dezembro de 2024
Com grandes editais para tribunais lançados em 2024, e vários previstos para 2025, o cargo de Técnico Judiciário na área administrativa (TJAA) se torna uma grande oportunidade para todos os concurseiros! No entanto, a concorrência é acirrada, e é fundamental estar bem preparado. Por isso, o Direção Concursos te apresenta o melhor investimento em você, […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.