Concursos Abertos Concursos 2020

O processo.

Ronaldo Fonseca Ronaldo Fonseca comentários
03/09/2019, às 17:00 • 11 meses atrás

Ontem li um post muito interessante de uma Juíza do TJ-MG.
Ela, apesar de não atuar no mundo concursos, foi concurseira e tem uma história comum a muitos de nós. Já morou no subúrbio e teve que ralar muito para chegar aonde está hoje. Coincidentemente, soube que ela cresceu no bairro de Olaria, Rio de Janeiro. Foi lá que vivi dos 11 aos 24 anos.

E a Dra. Ludmila, em 3 tuítes nos traz um tema importante: o foco no processo. Dá uma olhada antes de conversarmos mais:

Geralmente, reclamamos e nos chateamos com algumas situações de nosso dia a dia e não nos damos conta de que essas reclamações e “chateações” fazem parte do processo para se tornar Juiz, auditor, técnico, analista, oficial, médico ou qualquer outra coisa!

Ora, como assim reclamar que “hoje tenho que estudar de novo”??

Sim, se você ficar só no sonho e buscando as frases motivacionais na internet, seus estudos irão durar bem pouco. Esse “gás” motivacional dura pouco se você não conseguir perceber que a sua casa só vai ficar pronta se você prestar atenção em cada tijolinho que você conquista a cada dia (novas páginas estudadas, mais exercícios resolvidos, novas matérias aprendidas, dificuldades superadas e…novas dificuldades em partes novas das matérias). É um PROCESSO!

O autor e psicólogo, Jordan B Peterson já diz que a “vida é sofrimento”. E não é uma visão negativa! É só uma leitura real de que a vida não é fácil para quem fica esperando que tudo caia do céu. O mundo da internet e do conforto da casa de nossos pais podem nos iludir. Sim, o mundo é cruel, haverá muitas dificuldades pelo caminho e você precisa ser forte para saber enfrentar cada uma delas. É fácil? Lógico que não!

Meu amigo e minha amiga, a vida do concurseiro não é fácil. E não é fácil a vida do pedreiro, do lixeiro e a do médico. Cada um tem suas dificuldades e cada um tem um processo para encarar dia após dia.

Eu quero que você entenda que quanto mais consciente e comprometido (a) com o seu processo, mais perto você vai chegar de altos níveis de performance em seus estudos. E sabe o que também é legal na vida? Geralmente a gente acha que não é capaz de alcançar alguns objetivos “impossíveis”. Mas quando você persiste e entende o processo (de novo), percebe que tudo vai clareando.

Se você já estuda há alguns meses – ou mais – tente relembrar das suas primeiras dificuldades nos estudos. Eu lembro que nem sabia o que era uma “alínea”. RLM? Conheci no mundo dos concursos! Você vai notar o quanto já caminhou e nem percebeu. É o processo, sempre ele, o processo.

Quer me acompanhar pelas redes sociais? Meu Instagram é @profronaldofonseca

Ronaldo Fonseca

Aprovado nos concursos da Petrobras e de Auditor Fiscal da SEFAZ/SP (atualmente). Experiência como palestrante, coach, professor e coordenador especializado em concursos públicos.

Comentários