
Você já deve ter ouvido, quando se fala em gramática, sobre o encontro vocálico. Mas você sabe realmente a importância dele para o estudo e domínio da língua portuguesa?
Neste artigo explicaremos a definição e as classificações dele para que você saia bem nos estudos! Então já separa uma caneta e papel para anotar tudo. Vamos começar?
Afinal, o que é um encontro vocálico?
Encontro vocálico é o conjunto de fonemas formados por vogais ou semivogais na mesma sílaba, ou em sílabas diferentes, sem que, entre elas, haja uma consoante. Para esclarecer melhor precisamos compreender o que é vogal e semivogal. Essa parte é fundamental para classificar e se dar bem nesse tipo de questão nas provas de concursos.
Diferença entre vogal e semivogal
As vogais são a base da Língua Portuguesa, são fonemas naturais que representam os sons vocálicos através de uma corrente de ar passando pela boca. As vogais são indispensáveis para a formação das sílabas. Portanto, toda sílaba terá uma vogal. Além disso, as vogais possuem um som mais potente que as semivogais.
Exemplo de vogal: “a”, “e”, “i”, “o”, “u”
Já as semivogais, são representadas pelas mesmas letras que as vogais, no entanto, somente aparecem na acompanhadas de outra vogal dentro de uma sílaba. Nesse sentido, em sílabas com mais de uma vogal, as semivogais são representadas pelas letras com som mais fraco.
Exemplo de semivogal (letras sublinhadas): “eu”, “ou”, “perdeu”.
Principais classificações de encontro vocálico que você precisa saber
Agora que você já sabe o que são as vogais e as semivogais, chegou a hora de entender o encontro vocálico e classificá-los. Neste grupo de classificação, podemos destacar os três tipos de encontros vocálicos : Hiato, Ditongo e Tritongo.
Hiato
É o conjunto de duas vogais que se separam durante a divisão silábica ficando cada vogal em uma sílaba diferente.
Exemplos :
Lagoa : la – go – a
Joelho : jo – e – lho
Lua : lu – a
Poesia : po – e – si – a
Atenção : De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não se acentua mais o hiato no final das palavras. Exemplo : Voo(s)
Ditongo
O ditongo é a união de um som vocálico com um semivocálico, emitido com um único esforço vocal. Esses dois fonemas (vogal e semivogal) estarão sempre na mesma sílaba.
Os ditongos são divididos em crescentes e decrescentes. Para distingui-los, é preciso saber bem como diferenciar uma vogal (som mais forte da sílaba) de uma semivogal (parte fraca).
Ditongo crescente:
é a sílaba formada pela junção de uma semivogal + uma vogal. Parte de um som mais “fraco” para mais “forte”, por isso pode chamar de crescente.
quadro
ditongo ua (u = semivogal; a = vogal)
Outros exemplos:
frequente;
frequência;
quando;
goela;
água;
Ditongo Decrescente :
ditongo decrescente — é a sílaba que é formada pela junção de uma vogal + semivogal.
leite
ditongo ei (e = vogal; i = semivogal)
Algumas palavras de ditongo decrescente :
muito;
mais;
flauta;
mau;
intuito;
baixela;
louro
pauta
Tritongo
O tritongo é quando existe o encontro de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba. Como se trata de um fenômeno fonético, em que a sonoridade às vezes pode confundir, é preciso ter bastante atenção na hora de distinguir a vogal das semivogais.
Assim como os ditongos, e tritongos também são classificados em oral e nasal. Veja :
tritongo oral — Paraguai, apaziguou
tritongo nasal — saguão, enxáguem
Desta forma, não basta ver três letras vogais para ali reconhecer um tritongo. Antes, é preciso saber distinguir vogais e semivogais, o que ensinamos no início do artigo.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com quem você conhece e fique por dentro das principais novidades sobre concursos públicos no site do Direção Concursos.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

