Concursos Abertos Concursos 2022

O que é onomatopeia? Saiba mais sobre essa figura de linguagem

Redação Direção Concursos Redação Direção Concursos comentários
12/01/2022, às 08:40 • 5 dias atrás

Figuras de linguagem aparecem frequentemente em questões de concurso público de diversos cargos. Então, não perca esse conteúdo que preparamos para você sobre a figura Onomatopeia.

Antes de entender o que é Onomatopeia é preciso compreender o que são figuras de linguagem. As figuras de linguagem são ferramentas que têm como objetivo aumentar a expressividade e enriquecimento em um texto.

As figuras podem ser sintáticas, semânticas, sonoras e de pensamentos. São divididas em metáfora, onomatopeia, anáfora, pleonasmo, paradoxo, eufemismo entre outros.  

Afinal, o que é Onomatopeia?

Após um breve entendimento sobre figuras de linguagem, vamos compreender a figura Onomatopeia. Você já deve ter visto em alguns textos, principalmente em gibis e histórias em quadrinho palavras que remetem uma ação, barulho ou sons de animais, natureza. Essas palavras são usadas em caráter onomatopaico.

A onomatopeia ou mimologia (termo da língua grega antiga que significava “criar um nome” ) é uma figura de linguagem empregada para representar o som dos objetos, animais, natureza ou uma ação em um texto.

Essa figura se enquadra dentro das figuras sonoras. Portanto, quando se fala em onomatopeia remete a utilização de sons para dar sentido ao texto.

Exemplo: “João acordou escutando um cocoricó.” Neste exemplo percebe-se que a palavra cocoricó foi utilizada para representar o som de um galo cantando.

É um recurso que aumenta a expressividade do discurso que é muito utilizado na linguagem oral e na escrita em alguns tipos textuais. Dificilmente você irá encontrá-la com frequência em textos dissertativos.

Alguns exemplos de onomatopeia utilizadas na língua portuguesa:

  • Tic, tac – relógio
  • Zzzz– sono
  • Pow– golpe
  • Atchim– espirro
  • Hum– satisfação
  • Ah– surpresa, dor
  • Sniff – choro
  • Toque-toque – batida à porta
  • Nhac! – mordida
  • Bang– tiro

As palavras geralmente são de entendimento universal, escritas com mais liberdade. Mesmo que sua origem derive do grego, é oriunda de expressões inglesas. Além de estarem presentes na literatura de gibis, charges também estão presentes em músicas, poemas e contos.

Se prestarmos atenção, usamos diariamente o recurso onomatopaico, principalmente nas redes sociais. Nos bate-papos sempre há um  “kkk” (serve para imitar as risadas) “aff”(irritação ou tédio) entre outros. 

Onomatopeia em concursos públicos

Esse é o ponto que mais interessa aos concurseiros, não é verdade? Mesmo que essa figura de linguagem seja mais comumente utilizada em gêneros artísticos e publicitários, há alguns exames que trazem a onomatopeia em textos informativos. Por outro lado, há bancas organizadoras que utilizam essas ferramentas com mais frequência em tirinhas ou charges.

Quando não estão presentes nas provas em forma de textos, estão em questões de definição dessa figura de linguagem. Por isso, é de muita importância conhecer bem o significado e a razão desse recurso em um texto.

Resumindo Onomatopeia:

  • É uma das figuras de linguagem da língua portuguesa
  • Representações de sons, expressões em um texto
  • Utilizadas em charges, tirinhas, poemas, músicas
  • Integra as figuras de som

Gostou do conteúdo? Salve e compartilhe para seus amigos concurseiros. É possível acompanhar também outros assuntos no nosso site para você ampliar seus conhecimentos. Conte com o Direção Concursos para alcançar sua aprovação e seus objetivos!

Coragem para mudar de vida

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.

Para que você saia na frente da concorrência, o Direção e o QConcursos colocaram o preço da Assinatura Ilimitada no chão! Tenha coragem para mudar de vida em 2022. Seja ilimitado!

concursos públicos figuradelinguagem onomatopeia português portugues em concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Comentários