Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

O que é pronome? Entenda e veja as principais regras

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos18/11/2021

18/11/2021

O que é pronome? Podemos dizer que é uma classe gramatical complexa, uma vez que reúne muitas informações. Contudo, se você entendê-los, pode acertar diversas questões sobre o tema em concursos.

Por isso, se você tem dúvidas sobre o que são pronomes e suas especificidades, continue a leitura. Neste artigo você vai conferir os tipos de pronome e suas funções nas frases.

De maneira geral, um pronome consiste em um termo que acompanha substantivos. Nesse caso, é possível que os pronomes se refiram aos substantivos, os retomem ou os substituam.

Os pronomes são uma classe gramatical variável, ou seja, dependem de número e de gênero. Além disso, é importante saber que, quando o pronome substitui um substantivo, ele é chamado de pronome substantivo. Por outro lado, quando substitui um adjetivo, é chamado de pronome adjetivo.

Essa classe gramatical é fundamental para a construção de um texto coeso e fluido, uma vez que evita a repetição de palavras. Quando usados corretamente, os pronomes contribuem para que a relação semântica dos termos de um texto seja eficiente.

todos os cursos direção

Quais são os tipos?

Os pronomes estão divididos, ao todo, em seis categorias: pessoais, possessivos, interrogativos, indefinidos, demonstrativos e relativos. Saiba mais sobre cada um deles:

Pronomes pessoais

Os pronomes pessoais estão relacionados às pessoas do discurso e estão subdivididos entre pronomes pessoais do caso reto, pronomes pessoais oblíquos e pronomes pessoais de tratamento.

Enquanto os pronomes pessoais do caso reto exercem a função de sujeito dentro de uma frase, os pronomes pessoais oblíquos possuem a função de complemento, ou seja, de um objeto de um verbo.

Todos os pronomes pessoais do caso reto possuem pronomes pessoais oblíquos correspondentes:

Eu – me, mim, comigo.

Tu – te, ti, contigo.

Ele – se, o, a, si, lhe, consigo.

Nós – nos, conosco.

Vós – vos, convosco.

Eles – se, os, as si, lhes, consigo.

Os pronomes de tratamento, por sua vez, indicam uma forma indireta de se referir a um substantivo. Expressões como “vossa alteza”, por exemplo, são consideradas pronomes de tratamento.

Pronomes possessivos

Os pronomes possessivos, como o próprio nome sugere, indica a relação de posse que existe entre as pessoas do discurso e objetos presentes na frase. A primeira, a segunda e a terceira pessoas do discurso possuem pronomes possessivos correspondentes:

Eu – meu, meus, minha, minhas.

Tu – teu, teus, tua, tuas.

Ele – seu, seus, sua, suas.

Pronomes interrogativos

Os pronomes interrogativos são utilizados para fazer perguntas. É por meio deles que é possível dar à frase a entonação interrogativa. As palavras que, quando, quais, quem e quanto são exemplos de pronomes interrogativos.

Pronomes indefinidos

Os pronomes indefinidos, por sua vez, são utilizados para demonstrar algo que ainda não está determinado. Nesse caso, os pronomes sempre se referem à terceira pessoa do discurso podem ou não variar.

São considerados pronomes indefinidos variáveis, por exemplo, as palavras algum, nenhum, qualquer e um. Quanto aos pronomes indefinidos invariáveis, alguns exemplos são: alguém, ninguém, algo e nada.

Pronomes demonstrativos

Já os pronomes demonstrativos mostram a localização de seres e de objetos em um determinado local e em um determinado tempo. São considerados pronomes demonstrativos:

Eu – este, estes, esta, estas, isto.

Tu – essa, essas, esse, esses, isso.

Ele – aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo.

Pronomes relativos

Por fim, os pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo anterior, substituindo-o na frase. Esses termos são essenciais para evitar a repetição de palavras em um texto.

São considerados pronomes relativos variáveis: quanto, cujo e o qual. Quanto aos pronomes relativos invariáveis, temos: onde, que, quem.

Continue sua leitura

Confira outros artigos em nosso site e fique por dentro dos conteúdos cobrados nos concursos mais diversos!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos Públicoscomo estudar para concurso públicogramáticaportuguêspronomes
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.