
Olá, pessoal! Sou professor Danuzio Neto e estou de volta com um artigo especial para você que está se preparando para o concurso público da Polícia Militar da Bahia (concurso PM BA).
Pelo o que se sabe, há uma forte chance de um novo edital ser publicado em 2022 e, por isso, você precisa começar a se preparar desde agora.
Você sabia que, na última prova de soldado, foram cobradas oito questões de História?
Estas oito questões são pontos que podem te diferenciar e te colocar acima na lista de aprovados.
Então, o que estudar?
O que estudar PM BA
Apesar de ninguém ter uma bola de cristal e adivinhar o conteúdo do edital PM BA de 2022, um bom início é estudar o que já foi cobrado nos anos anteriores.
Então, vamos dar uma olhada no que foi exigido no último edital, dentro do conteúdo de História:
- Descobrimento do Brasil (1500).
- Brasil Colônia (1530–1815): Capitanias Hereditárias, Economia, Extrativismo Vegetal, Extrativismo Mineral, Pecuária, Escravidão, Organização Político-Administrativa, Expansão Territorial.
- Independência do Brasil (1822): a Nomeação do Príncipe Regente D. Pedro I, Dia do Fico, Reconhecimento da Independência do Brasil.
- Primeiro Reinado (1822-1831).
- Segundo Reinado (1831-1840).
- Primeira República (1889-1930): o Primeiro Governo Provisório, Assembleia Constituinte, Presidência de Deodoro da Fonseca, a Política dos Governadores, o Coronelismo, Movimentos Tenentistas, Coluna Prestes, Revolta da Armada.
- Revolução de 1930.
- Era Vargas (1930-1945).
- Os Presidentes do Brasil de 1964 à atualidade
- História da Bahia.
- Independência da Bahia.
- Revolta de Canudos.
- Revolta dos Malês.
- Conjuração Baiana.
- Sabinada.
Mas perceba abaixo que as questões versaram somente sobre:
- Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil
- República Autoritária : 1964- 1984
- República Oligárquica – 1889 a 1930
- Processo de Independência: dos movimentos nativistas à libertação de Portugal
Além disso, a PM BA tem um histórico de cobrar, em sua maioria, os seguintes tópicos no conteúdo de História:
- Período Colonial: produção de riqueza e escravismo
- Era Vargas: 1930 – 1954
- Brasil Monárquico – Primeiro Reinado: 1822 – 1831
Questão concurso PM BA comentada
Vamos responder uma questão do último edital juntos? Dê uma olhada:
A maior parte dos engenhos aninhava-se na mata, não muito distante dos centros portuários, o que se explica pela maior fertilidade dos terrenos e pela abundância de lenha, necessárias às fornalhas famintas, alimentadas por um trabalho, que às vezes ocupava o dia e a noite, de oito a nove meses, normalmente de julho/agosto de um ano a abril/maio do ano seguinte (DEL PRIORI; VENANCIO, 2010).
A respeito dos engenhos de açúcar, leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As primeiras mudas de canas de açúcar foram trazidas da ilha da Madeira para o Brasil por Martim Afonso de Souza que instalou o primeiro engenho da colônia em São Vicente.
( ) A multiplicação dos engenhos pela costa brasileira foi bastante rápida, chegando a mais de 60 em 1570 e 200 no final do século XVI.
( ) Coube a região Nordeste, destacadamente o litoral de Pernambuco e Bahia, o papel de principal produtora de açúcar da colônia.
( ) O engenho, que em alguns casos chegava a ter perto de 5.000 moradores, era constituído por área extensas de florestas, fornecedoras de madeira; plantações de cana; a residência do proprietário conhecida como casa grande, a capela e a senzala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A) V, F, V, F
B) F, F, F, F
C) F, F, V, V
D) V, V, F, F
E) V, V, V, V
GABARITO: Letra E
Comentário
Na nossa aula de História para a PM BA, eu explico que em 1530, as primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira, na expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa.
Em 1532, Martim Afonso fundou o primeiro núcleo de povoamento do Brasil, a vila de São Vicente, onde instalou o primeiro engenho, a que deu o nome de engenho do Governador.
O engenho de açúcar, é importante destacar, é peça central para entendermos o Brasil Colônia, já que era o local onde se produzia o açúcar durante este período da nossa história
As unidades açucareiras agroexportadoras eram conhecidas por engenhos açucareiros. Ou, com o tempo, simplesmente chamados de “engenho“, que era como ficou conhecida toda a grande propriedade produtora de açúcar.
Era nessa estrutura que se localizava a casa grande, a capela, a senzala, a fábrica do açúcar, os canaviais e as casas de alguns trabalhadores livres, por exemplo.
Viu como foi tranquila esta questão? Conheça, então, meus cursos aqui do Direção Concursos para você não ter nenhuma dúvida com questões deste tipo (e não se preocupe que tem para outros concursos além da PM BA, viu?):
Até mais, pessoal!
Telegram:https://t.me/profdanuzioneto
Instagram: https://instagram.com/danuzioneto
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

