
Os estudos dos números primos datam de muitos séculos atrás e este grupo de números sempre trouxe muita curiosidade para estudiosos. Saber o que é um número primo e como identificá-lo pode facilitar na hora de resolver questões de matemática nas suas provas de concurso público.
Para te esclarecer suas dúvidas, acompanhe este artigo para uma explicação completa. Confira abaixo:
O que são números primos?
Basicamente, números primos são aqueles que podem ser divididos somente por dois fatores: um (1) e também por ele mesmo.
Como, por exemplo, o número dois (2), que só é possível dividi-lo pelo número um (1) ou por ele mesmo, então se trata de um número de primo.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Mas e o número um (1)? O número um (1) não é considerado um número primo, porque ele é divisível apenas por ele mesmo. Lembre que a regra do número primo é que ele seja divisível por ele mesmo e pelo número 1.
Outros exemplos de primos: 3,5,7,11,13,17…
Como saber se um número é primo ou não?
Como dito acima, a regra é que um número seja divisível por um e por ele mesmo. Então, saber as regras básicas de divisibilidade podem te ajudar a identificar um número grande. Que tal relembrar as regras de divisibilidade?
- Divisibilidade por 2: todo número par (terminado em 0,2,4,6 e 8) são divisíveis por 2.
- Divisibilidade por 3: se a soma dos seus algoritmos der um número divisível por 3, este número é divisível por 3.
- Divisibilidade por 4: um número é divisível por 4 se ele for divisível duas vezes por 2 ou se os dois últimos algoritmos foram diviseis por 4.
- Divisibilidade por 5: todo número terminado em 0 e 5 é divisível por 5.
- Divisibilidade por 6: se o número for par e divisível por 3, o número também é divisível por 6.
- Divisibilidade por 7: um número é divisível por 7 se a diferença do dobro do último algoritmo e o restante do número for um número múltiplo de 7.
Quais são os números primos de 1 a 100?
Mas como descobrir todos os números primos? Como gravar os mais importantes?
Realmente, gravar na memória quais são os principais números pode agilizar na resolução das questões, mas se você não lembrar, há uma forma prática de descobrir os números primos de 1 a 100.
O sistema se chama Crivo de Eratóstenes e foi criado por um matemático grego há muitos anos atrás. Primeiro, você precisa escrever todos os números, de 1 a 100, em uma folha de papel:

Agora, você vai seguir número por número de uma forma muito prática. Você vai:
- Com exceção do número 2, que já se sabe que é um número primo, você cortará todos os números pares. Lembre-se de que todo número par é divisível por 2, então já não se tratam de um número primo.
- Depois, você deve cortar todos os números divisíveis por 3 (exceto ele mesmo), conforme a regra já explicada na seção acima.
- Ao chegar no número 5, você também cortará todos os números divisíveis por 5 – perceba que, como você já cortou os números pares, grande parte dos números divisíveis por 5 já foi excluída.
- Por fim, retire os números que também são divisíveis por 7.
Perceba que vão restar os números primos que se encontram entre 1 e 100, que são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47,53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89 e 97.

Pronto! Agora, você sabe uma forma fácil de resolver questões que envolvem números primos.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

