Concursos Abertos Concursos 2020

Como Passar em Concursos Começando do Zero

Rodrigo Strassburger Rodrigo Strassburger comentários
01/04/2021, às 14:31 • 1 semana atrás

Fala, galera! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! Está interessado em passar em um concurso e trabalhar no setor público, mas não sabe por onde começar? Então este artigo é para você! Aqui trarei um breve passo a passo de como iniciar seus estudos e seguir rumo à aprovação. Vem comigo!

Antes, uma pequena introdução para quem ainda não me conhece: meu nome é Rodrigo Strassburger, concurseiro há algum tempo e aprovado em certames importantes. Obtive sucesso nas provas para os seguintes cargos: Analista IBGE temporário (primeiro), Auditor TCE-RJ (primeiro), Auditor CI de Porto Alegre (terceiro) e SEFAZ-RS.

Contei um pouco mais da minha história aqui nesta entrevista: clique e assista!

Primeiros Passos para Passar em Concurso

1) Escolhendo a carreira

Pessoal, o primeiro passo é escolher a área e/ou a carreira do setor público com a qual mais nos identificamos. Pode ser a carreira de auditor fiscal, auditor de controle externo, policial, diplomacia, carreira em tribunais… Enfim, há uma grande variedade de opções.

Existem inúmeros artigos, vídeos e entrevistas na internet que esclarecem as principais dúvidas sobre as carreiras, tais como remuneração, rotina de trabalho e habilidades necessárias. Nessa semana mesmo, a professora do Direção Concursos Marina Marcondes escreveu um artigo sobre a remuneração dos auditores fiscais da Receita Federal. Vocês podem conferir AQUI.

2) Analisando a proximidade dos editais

Após escolher a carreira, é necessário identificar quais editais da área estão próximos de serem abertos. Não estamos mais na época de ouro dos concursos públicos, quando havia dezenas de editais abertos todos os anos. Por exemplo, se você escolheu a carreira de Auditor Fiscal, saiba que a Receita Federal não faz concurso desde 2014.

Ou seja, tem boas chances de o edital sair em 2022, pois o hiato é enorme.

Por outro lado, se você deseja trabalhar como Auditor Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul, provavelmente será necessário aguardar pelo menos mais uns 2 ou 3 anos. Isso porque o último concurso ocorreu recentemente, em 2019.

3) Matriculando-se em um bom curso preparatório

Escolhida a carreira e definido o edital alvo, é preciso definir o seu curso preparatório. Nesse caso, não há dúvidas que o Direção Concursos oferece um material de excelência, além de todo o apoio de seus professores e equipe. No Direção, é possível assinar um PLANO MENSAL ILIMITADO que lhe permite estudar o material de diversos concursos, bem como acessar um ótimo sistema de questões. Não é necessário investir em livros: apenas as aulas do Direção, a realização de inúmeras questões e a leitura das leis na íntegra são suficientes para a aprovação!

Mudanças de Rumo

Galera, depois de definir a carreira, o edital e o curso, mãos à obra! Hora de estudar muito para passar em concurso! Em seguida, vou trazer o básico de como começar a estudar.

Mas antes, um pequeno parênteses: é normal, ao longo da nossa vida de concurseiro, mudarmos a carreira que desejamos seguir. Eu mesmo iniciei meus estudos em 2018 mirando a Receita Federal. Porém, ao longo da jornada, descobri a área de controle, com a qual me identifiquei bastante também. Dessa forma, decidi migrar meus estudos para essa área e, felizmente, obtive sucesso nos concursos que apareceram!

Bom, agora vamos falar um pouco de estudos. Vou trazer o básico para quem não sabe como começar. Entretanto, apesar de ser básico, contém o necessário para passar em concursos. Continue comigo!

Estudos: o principal para passar em concursos

1) PDFs e videoaulas

Pessoal, o curso preparatório de vocês irá fornecer dezenas de PDFs com as aulas das matérias, assim como videoaulas dos professores. O ideal é que o estudo seja feito através da leitura dos PDFs e as videoaulas sejam utilizadas em casos específicos, de acordo com a necessidade. Isso porque assistir aula em vídeo consome muito mais tempo que a leitura… E o tempo é o bem mais precioso do concurseiro!

Então, leia os PDFs na íntegra, destaque as partes mais importantes, faça as questões que estão neles e anote seus erros. Um diferencial dos PDFs do Direção é que eles vão direto ao ponto, focando naquilo que as bancas examinadoras geralmente cobram em provas. Além disso, os PDFs do Direção possuem ótimos resumos ao final de cada aula.

2) Resolução de questões

Para chegar à aprovação, é fundamental que sejam resolvidas milhares de questões de concursos anteriores. Esse é o principal treino, pois assim é possível fixar o conteúdo e identificar o que a banca costuma cobrar nas provas. As questões que os professores colocam nos PDFs não são suficientes em quantidade, é preciso resolver muito mais. Dessa forma, é indispensável assinar um bom sistema de questões. Assinando o plano ilimitado do Direção Concursos, além das aulas, você terá acesso ao sistema do QConcursos, que possui milhares e milhares de questões para você treinar!

3) Lei seca

Depois de ler os PDFs e resolver um bom número de questões, é hora de integrar também aos seus estudos a leitura da lei seca. Lei seca nada mais é do que a lei na íntegra, a lei “pura”. Por exemplo, uma lei que acompanhou por muito tempo a vida de todo concurseiro é lei 8.666/93, a Lei de Licitações. Depois de quase 30 anos, ela está prestes a dar lugar a uma nova e mais atualizada Lei de Licitações, o que está gerando um grande alvoroço no mundo dos concursos, hehehe.

Mas, enfim, a leitura da lei seca é fundamental para o aluno entender melhor o conteúdo. Ademais, as bancas costumam copiar artigos das leis e colar na sua prova, perguntando se está certo ou errado. Portanto, a leitura da lei seca também é um ótimo treino para a batalha!

Bons Estudos e Boa Sorte!

Galera, acreditem ou não, se vocês fizerem apenas isso que eu trouxe aqui neste artigo, vocês podem passar em muitos concursos. É claro que vocês vão precisar estudar e revisar MUITO, ler os PDFs várias vezes, resolver milhares de questões, ler e marcar inúmeras leis secas.

E depois fazer isso de novo e de novo, talvez por anos. A cada dia evoluindo mais e mais. É necessário muito foco, disciplina e muita VONTADE. No fim, os resultados virão, podem ter certeza. E aí tudo terá valido muito a pena, posso garantir!

Espero que vocês tenham gostado deste artigo! Estou torcendo muito por vocês! Muita força e energia positiva pra todo mundo!!! 

Ah, antes que eu me esqueça, o gigante Arthur Lima estará ao vivo no dia 6 de abril, às 10h, no canal do Direção Concursos, com excelentes dicas e orientações para você que ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir. É só clicar no link abaixo, ativar o sininho e acompanhar AO VIVO:

Sigam meu Instagram!

ALOHA!*

* Aloha é a palavra havaiana para amor, afeto, paz, compaixão e misericórdia, comumente usada como uma saudação simples. Contudo, tem um significado cultural e espiritual mais profundo para os havaianos nativos, para os quais o termo é usado para definir uma força que mantém a existência unida.

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

começando a estudar para concursos como passar em concursos passar em concurso quero passar técnicas de estudo

Rodrigo Strassburger

Contador Aprovado 1º lugar concurso TCE-RJ - Área contábil Aprovado 3º lugar concurso Auditor de Controle Interno de Porto Alegre Aprovado 1º lugar contador Prefeitura de Bombinhas/SC Aprovado 1º lugar concurso Analista IBGE - Temporário Aprovado SEFAZ/RS

Comentários