Concursos Abertos Concursos 2020

Prova TCE/RO – Gabarito Comentado – Análise e Custos

Daniel Negreiros Daniel Negreiros comentários
24/10/2019, às 20:23 • 4 semanas atrás

Olá pessoal, tudo bem?

Espero que sim, e mais ainda torcendo para que vocês tenham feito uma excelente prova para o Tribunal de Contas de Rondônia!

Meu nome é Daniel Negreiros, sou professor de Análise das Demonstrações Contábeis e Contabilidade de Custos aqui no Direção Concursos, e fiz uma análise minuciosa das questões dessas duas disciplinas no concurso para Analista de Controle Externo do TCE/RO – Especialidade: Ciências Contábeis.

Falando de forma breve sobre as provas de Análise das Demonstrações Contábeis e Contabilidade de Custos, vale ressaltar que foram questões de nível mediano e alto. Nenhuma das questões foi fácil, na minha opinião, seja porque envolvia conceitos complexos e/ou pouco cobrados em prova, seja porque exigia do candidato um bom conhecimento de classificação de contas, que aprendemos em Contabilidade Geral, ministrada tão brilhantemente pelo Prof. Igor Cintra.

As questões de Análise e Custos representaram aproximadamente 40% do total de questões de Contabilidade Geral (foram 6 questões das 15 reservadas para Contabilidade Geral). Se considerarmos que as questões 36, 37 e 41 poderiam ser de Geral (apesar de envolverem órgãos públicos, estritamente falando), ainda sim temos 33,33%, um percentual expressivo, dado que a ementa das duas matérias é bem mais curta que a de Geral.

Isso demonstra mais uma vez a importância que essas duas matérias vêm ganhando nos últimos anos, tanto em concursos da área fiscal como da área de controle.

E como sempre falo para os meus alunos: são duas matérias com excelente custo benefício! Você gasta menos energia para aprendê-las do que despenderia em outras disciplinas, pois são ementas mais curtas (em 10 aulas a gente “mata” todo o conteúdo das duas).

           A seguir apresento os comentários das questões, assim como os gabaritos preliminares e as questões passíveis de recursos (não houve nada muito polêmico nessa prova, e as pequenas incoerências e sugestões de recursos estão na resolução). Espero que aproveite da melhor maneira possível!

Clique aqui e confira a resolução completa.

Qualquer dúvida, mande um direct para o meu instagram! Um grande abraço!

Daniel Negreiros

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduado em Gestão em Controladoria Governamental e Auditoria Financeira pela Unb. Há 11 anos, é Auditor Federal de Controle Externo do TCU, onde trabalhou seis anos na área de auditoria de instituições financeiras. Há nove anos, leciona Contabilidade Geral, Análise das Demonstrações Contábeis e Contabilidade de Custos para concursos em Brasília-DF e Porto Alegre-RS.

Comentários