Concursos Abertos Concursos 2020

Recurso Agente de Segurança Prisional 3ª classe – AGEPEN-GO

Sergio Varella Sergio Varella comentários
07/01/2020, às 23:21 • 7 meses atrás

Olá pessoal,

Nesse concurso, temos mais de 1500 discursivas corrigidas. Além dos da lista abaixo, temos os empates, que aumentam substancialmente o número de discursivas corrigidas.

Outro ponto importante é o peso da discursiva na composição da nota final. Ela representa cerca de 20% da nota total. Parece pouco?? Com certeza não é. Tenha em mente que cada décimo faz a diferença entre estar aprovado ou não.

Agora vem a dica mais importante.

Faça o seu recurso.

Se contratará um especialista ou se fará sozinho é uma decisão sua. Vou apresentar abaixo algumas dicas, caso deseje elaborar por conta própria. Mas lembre-se que investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar um bom salário no final do mês quando você tomar posse.

Não adianta brigar com a banca. É mais ou menos como discutir com seu pai ou mãe quando você ainda era uma criança de 10 anos. No final, por mais certo que você esteja, a palavra definitiva é deles.

Cada vez mais, as bancas têm liberado espelhos padrões de resposta (muito comum no Cespe). A Iades, em redações de tema aberto, tem começado a implementar essa técnica, como fez no concurso do BRB. Observe o trecho abaixo do espelho da banca para o concurso do BRB. É no critério argumentação que a banca tem demonstrado mais detalhadamente o que espera. Nos demais critérios, ela apenas apresenta as informações já presentes no edital do concurso.

Depoimento

Falando no BRB (banca IADES – a mesma do seu concurso), segue link que talvez possa ajudá-los na decisão de contratar ou não o nosso serviço de recursos. Depoimento da aluna Anna Thais, que ganhou pontos (saiu de 8,25 para 9,5) e posições preciosas (43 posições) no concurso do BRB e contou com ajuda de nossos serviços. Observe que mesmo já tendo uma nota alta a aluna conseguiu melhorar chegando muito perto da nota máxima (10 pontos).

Estratégias

a) Com espelho padrão

Nesse caso, só resta a você apontar para o avaliador que realmente abordou os pontos presentes no espelho da banca. Nem que o tenha feito usando outras palavras, em outra ordem. O importante é demonstrar de forma clara e objetiva para o avaliador que você realmente abordou o item solicitado pela banca.

b) Sem espelho padrão

Nessa situação, como não existe uma única resposta correta, você deve demonstrar que os argumentos apresentados atendem aos critérios avaliados pela banca. Pode até apresentar argumentos de autoridade que sirvam para embasar a posição adotada por você em seu texto. Aqui informações externas são bem vindas, principalmente em questões técnicas.

Como escrever o seu recurso?

1) Vocativo

A maioria dos professores é bem receoso em lidar com banca. Andam pisando em ovos como se estivessem pedindo um favor. Você não pode ser arrogante, mas não precisa de “Excelentíssima banca avaliadora”.

Pode começar seu texto com um simples e educado: “Prezado avaliador…”, Prezada Banca…

2) Objeto do recurso.

Você sempre deve começar apresentando o seu pedido. “Solicito a revisão da nota do item XXX, por entender que….”, “Solicito a majoração da nota pelos motivos a seguir”.

3) Argumentos

Aqui você demonstrará que sua resposta está de acordo com a resposta padrão da banca (quando existe) ou indicar que a sua resposta está correta de acordo com os critérios que banca apresentou no edital (quando não tem espelho padrão).

Você deve ser objetivo e sucinto. Sempre que você precisar de muita informação, dar voltas para explicar algo, já é um indicativo que você pode estar forçando a barra. Quando a resposta está correta, normalmente, com poucas palavras e pouco esforço é possível demonstrar para o avaliador o seu ponto de vista e convencê-lo de alterar a nota.

4) Conclusão

No final sempre retome o seu pedido e se possível já facilite a vida do avaliador demonstrando o quanto ele deve aumentar a nota.

“Diante do exposto, solicito a majoração da nota de xx para yy”.

Critérios da banca

Agora vamos relembrar os critérios da banca para o seu concurso.

A Iades, avaliará a sua prova nos seguintes critérios: Tema / Texto (TX), Argumentação (AR), Coesão e Coerência (CC), Elaboração Crítica (EC).

Tema / Texto (TX)

Verifica a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual (paragrafação e periodização).

Argumentação (AR)

Verifica a especificação do tema, o conhecimento do assunto, a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo.

Coesão e Coerência (CC)

Verifica a coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia) e a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem).

Elaboração Crítica (EC)

Verifica a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

Resumo da ópera

Faça o seu recurso, sempre que observar um espaço, uma chance por menor que ela seja.

Se contratará um especialista ou se fará sozinho é um decisão sua. Mas lembre-se que investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar um bom salário no final do mês quando você tomar posse.

Clique no link abaixo para obter mais informações sobre o serviço de recursos do DireçãoConcursos.

https://www.direcaoconcursos.com.br/info/curso-recurso-discursivas

@profsergiovarella
Recurso Agente de Segurança Prisional 3ª classe recurso agepen go recurso Asp Goias recurso discursiva agepen go recurso prova discursiva

Comentários