Arthur Lima • 19/03/2019
19/03/2019Caros alunos,
Na prova do ISS Petrolina a banca IAUPE estranhamente alterou o gabarito da questão abaixo. O gabarito preliminar era a alternativa D (28), já no gabarito definitivo houve a mudança para a alternativa C (27). Gostaria de expor aqui as razões pelas quais discordo do posicionamento da banca. Fiquem à vontade para utilizar esta minha fundamentação como base para eventuais medidas que julgarem cabíveis.
IAUPE – ISS Petrolina – 2019) Em uma escola, há uma e somente uma turma de cada uma das séries do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Em cada turma, temos 40 ou mais alunos. Todos os alunos dessas turmas – e apenas dessas turmas – estão no pátio. Qual o número mínimo de alunos que, escolhidos aleatoriamente, garante a escolha de, pelo menos, 4 alunos de uma mesma turma?
A) 22 alunos sorteados
B) 25 alunos sorteados
C) 27 alunos sorteados
D) 28 alunos sorteados
E) 37 alunos sorteados
RESOLUÇÃO:
Veja que temos 9 turmas ao todo (do 1º ao 9º ano). Todos os alunos dessas turmas estão no pátio. O nosso objetivo é escolher pelo menos 4 alunos da mesma turma. Ora, podemos “dar o azar” de escolher 27 alunos e, na verdade, termos 3 alunos de cada uma das 9 turmas, concorda? Isto é, com apenas 27 alunos escolhidos nós não podemos garantir que pelo menos 4 são da mesma turma, justamente porque podemos ter exatamente 3 alunos de cada uma das 9 turmas.
Caso selecionemos mais 1 aluno, chegando a 28 alunos, certamente teremos pelo menos 4 da mesma turma. Isto porque, mesmo no cenário de “maior azar”, onde os primeiros 27 alunos são, na verdade, 3 de cada turma, o 28º aluno escolhido fará com que tenhamos 4 integrantes de uma mesma turma.
Portanto, o gabarito correto deveria ser a alternativa D (28), como constava no gabarito preliminar.
Estamos diante de um problema baseado no princípio da casa dos pombos, também conhecido como princípio das gavetas de Dirichlet. Segundo este princípio, se tivermos “n + 1” elementos a serem distribuídos em “n” grupos, então pelo menos um grupo terá mais de um elemento. De fato, se tivermos 10 pessoas para distribuir em 9 turmas, certamente podemos garantir que alguma turma tem mais de 1 aluno. Ou seja, com 10 pessoas seria possível garantir que temos pelo menos 2 pessoas de uma mesma turma.
De maneira análoga, com “2n+1” elementos a serem distribuídos em “n” grupos, podemos garantir que pelo menos 3 elementos são do mesmo grupo.
Se tivermos “3n+1” elementos a serem distribuídos em “n” grupos, também podemos garantir que pelo menos 4 elementos são do mesmo grupo. Isto é, sendo n = 9 turmas, com 3.9 + 1 = 28 crianças selecionadas, podemos garantir que pelo menos 4 crianças são da mesma turma.
Gabarito do professor Arthur Lima: D (28)
Pelo exposto, entendo que a banca deveria rever o seu posicionamento, retornando ao gabarito divulgado preliminarmente.
Para os que não me conhecem, sou engenheiro aeronáutico pelo ITA, professor em cursos preparatórios para concursos há mais de 7 anos, sempre nas disciplinas de Matemática, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira e Estatística.
Contem sempre comigo!
Saudações,
Prof. Arthur Lima
Arthur Lima
Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
E aí pessoal, tudo bem? Seguem os comentários das questões de Contabilidade Geral e Contabilidade Avançada da prova de Auditor Fiscal da SEFAZ MG, aplicada em 8/1/2023 pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV). A prova de Contabilidade Geral foi mais tranquila do que a de Contabilidade Avançada, que contou com alguns tópicos pouco usuais e […]
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
Olá, pessoal! Hoje a banca Fundaçã Getúlio Vargas aplicou a prova de Auditor Fiscal da SEFAZ/MG. Neste artigo você terá acesso aos gabaritos extraoficiais das 10 questões de Contabilidade Geral. No entanto, lembro que o Direção Concursos está realizando a correção ao vivo das provas aplicadas para a área de Auditoria e Fiscalização. Acompanhe através […]
Igor Cintra • 10 de janeiro de 2023
Olá, concuseiro(a)! A banca Fundação Carlos Chagas é uma das mais justas entre as principais, pois pouco inova em suas provas. Em regra esta é a banca mais previsível de todas, dado que repete muito seus questionamentos em provas de concursos públicos, inclusive da área fiscal. Um dos temas muito recorrentes é a Demonstração das […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.