Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Redação CNMP: tudo o que você precisa saber

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Heitor Ferreira18/03/2023

18/03/2023

Para realizar uma boa redação para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), é importante seguir algumas orientações que ajudarão na elaboração do texto.

Em primeiro lugar, é fundamental ler atentamente o enunciado da proposta e compreender qual é o tema a ser abordado. É importante identificar quais são as principais questões que devem ser abordadas no texto e qual é o objetivo da redação. Em seguida, é importante fazer um planejamento para a elaboração do texto. Assim, atente-se aos tópicos solicitados pela banca CESPE/CEBRASPE e nunca mude o ordenamento apresentado pela banca.

Ao elaborar a introdução, é importante que ela seja clara e objetiva, apresentando ao leitor o tema a ser abordado e uma breve contextualização. No desenvolvimento da redação, é importante que sejam apresentados argumentos sólidos e bem fundamentados. É fundamental que o texto apresente uma coerência entre as ideias apresentadas, de forma que o leitor consiga compreender a linha de raciocínio do autor.

Na conclusão, é importante que sejam apresentadas soluções para os problemas apresentados no texto. É fundamental que a conclusão seja coesa com o que foi apresentado no desenvolvimento da redação, de forma que não haja contradição entre as ideias apresentadas. Por fim, é importante que a redação seja bem escrita e revisada, para evitar erros de ortografia, concordância e pontuação, além de outros problemas que possam prejudicar a compreensão do texto.

Lembre-se de que no CNMP é importante que a redação apresente uma postura crítica e reflexiva, levando em conta aspectos relacionados à justiça, ao direito e à sociedade como um todo. Deste modo. é fundamental que o texto seja bem estruturado e que as ideias sejam apresentadas de forma organizada e compreensível. Além disso, é importante que o candidato esteja atualizado sobre assuntos relevantes para a sociedade, a fim de ter uma base sólida para a elaboração do texto.

Perfil da banca CESPE/CEBRASPE

Na banca CESPE/CEBRASPE, é comum que sejam solicitados textos argumentativos e expositivos. Dito isso, faz-se necessário entender o perfil de produção que cada estilo exige, sendo eles:

  • Dissertativo-expositivo: O texto expositivo tem como objetivo apresentar informações sobre um tema, sem que o autor emita uma opinião pessoal. É importante que o texto seja claro e objetivo, apresentando informações relevantes e confiáveis sobre o tema abordado. Nesse tipo de texto, é fundamental que o autor tenha uma boa capacidade de interpretação de texto e seja capaz de apresentar as informações de forma clara e coerente.
  • Dissertativo-argumentativo: O texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor sobre um ponto de vista específico. O autor deve apresentar argumentos sólidos e bem fundamentados, capazes de convencer o leitor de que a sua posição é a mais adequada. É importante que o texto tenha uma estrutura clara e organizada, apresentando uma introdução, desenvolvimento e conclusão bem estruturados. Nesse tipo de texto, é fundamental que o autor tenha uma boa capacidade de argumentação e seja capaz de apresentar os seus pontos de vista de forma coerente e convincente.

Para realizar ambos os tipos de texto, é importante que o candidato tenha uma boa capacidade de interpretação de texto, que seja capaz de compreender os assuntos propostos pela banca e que tenha conhecimento suficiente sobre o tema abordado. É fundamental que o candidato apresente um texto bem estruturado, com argumentos sólidos e bem fundamentados, e que seja capaz de apresentar suas ideias de forma clara e coerente. Além disso, é fundamental que o texto seja revisado e esteja livre de erros gramaticais, de ortografia e de concordância.

Para concluir…

Entender os tópicos de redação da banca CESPE/CEBRASPE pode parecer um desafio, pois essa banca tem uma característica específica em relação a outros órgãos avaliadores: ela não apresenta os temas de forma explícita. Ou seja, a banca não apresenta uma pergunta direta sobre o tema da redação, mas sim um texto-base que contém informações relevantes para a elaboração do texto. Para entender os tópicos de redação da banca CESPE/CEBRASPE, é necessário analisar cuidadosamente o texto-base e identificar as principais informações e ideias apresentadas. É importante buscar compreender o contexto em que o texto foi produzido, a fim de extrair informações relevantes para a elaboração da redação.

Dito isso, por hoje é só, siga nossas redes sociais (@direcaoconcursos e @perguntaproheitor). Por fim, bora produzir…

Um grande abraço!

Conheça nossos cursos e entre para meu canal no telegram!

Heitor Ferreira

Heitor Ferreira

Professor e coordenador de discursivas no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.