Concursos Abertos Concursos 2020

Regência Verbal

Sergio Varella Sergio Varella comentários
24/12/2019, às 18:07 • 1 mês atrás

Salve, salve meus/minhas nobres!

Pensando mais uma vez em sua próxima prova discursiva, segue uma dica MUITO importante!

Na redação de certas frases, é comum vermos erros que os candidatos, às vezes, nem se ligam que estão cometendo erros; portanto, fique atento/atenta!

DICA UM: quando nomes e verbos apresentam regências diferentes NÃO podem reger o mesmo complemento, ou seja, NÃO podem ter um só complemento. Veja os exemplos abaixo para ficar mais claro:

Pedro e Larissa assistiram e gostaram da sessão de cinema.

Saiba, meu amigo, que o verbo assistir (no sentido de ver) rege um complemento pela preposição ‘a’ e que o verbo gostar o faz pela preposição ‘de’. Logo, se cada verbo tem sua maneira própria de reger um complemento, é preciso haver um complemento para cada verbo — dizem as gramáticas mais tradicionais. Em outras palavras, a frase acima deveria estar escrita assim:

Pedro e Larissa assistiram à sessão de cinema e gostaram dela.

Não obstante, veja o que o renomado gramático Domingos Paschoal Cegalla diz: “Por concisão, pode-se… dar um complemento comum a verbos (e mais à frente ele fala o mesmo sobre os nomes) de regência diferente.” Daí, segue o exemplo dele: “Os devotos entravam e saíam da igreja [Em vez de: Os devotos entravam na igreja e saíam dela]”

Apesar da doutrina gramatical às vezes divergir (os gramáticos bem podiam se entender, ? Facilitaria muuuuiiito a nossavida! Rs) concluímos que, na hora de redigir sua resposta de prova discursiva, como sua banca não costuma divulgar bibliografia, devemos observar que a visão moderna sobre este assunto (a do Cegalla, p.ex.) não é levada em consideração pela maioria absoluta dos avaliadores, que tendem a ficar com a tradicional, por isso, opte pela tradicional, beleza? Melhor prevenir que remediar não é mesmo?

Ah, como falei, o mesmo raciocínio vale para nomes. Veja um exemplo:

Você é a favor ou contra esta lei? [opte por grafar Você é a favor desta lei ou contra ela?]

Como presente de Natal, o bom velhinho me disse que, quem lesse esse artigo nos dias 24 e 25 de dezembro, ganharia de presente a aprovação no próximo concurso que fizer.

Aproveite e nos siga no instagram. Diariamente postamos dicas para você arrebentar na discursiva: @profsergiovarella

como elaborar uma peça técnica discursiva discursiva para concurso estudo de caso recurso prova discursiva redacao

Comentários