Jaqueline Santos • 01/06/2023
01/06/2023Olá, tudo bem professor(a)? Hoje eu trago boas novas para você sobre o SEE MG…
Saiu o MAIOR EDITAL DO ANO para a área educacional. Eu estou falando da Secretaria de Educação de Minas Gerais – SEE MG O edital da SEE MG, acaba de sair o edital da banca FGV para candidatos com nível médio e superior para os cargos Professor de Educação Básica – PEB (13.121 vagas), Especialista em Educação Básica – EBB (1.656 vagas), Analista Educacional – ANE – (845 vagas), Analista de Educação Básica – AEB (552 vagas), Técnico em Educação – TDE – (311 vagas) e Assistente Técnico de Educação Básica – (3.393 vagas) totalizando 19.878 vagas para nível médio e superior.
As jornadas de trabalho são compostas por 24 h – 30 h, varia de acordo com o cargo e a remuneração poderá chegar até R$ 5.876,21. As inscrições começarão no dia 31/07 – 29/08 e as provas serão somente em outubro nos dias 22/10 – Professor Educação Básica, Especialista em Educação Básica e Analista Educacional (Inspetor) e 29/10 para Técnicos, Assistentes, Analista Educacional e Analista da Educação Básica.
Na minuta do Concurso da SEE-MG, já consta o número de inscrições dos últimos concursos e será ótimo para ter previsão para esse novo certame!
Cargo/Carreira | Candidato X vaga* | Total de Inscrições Previsto |
Professor de Educação Básica – PEB | 14,30147 | 187.650 |
Especialista em Educação Básica – EEB | 26,2541 | 43.477 |
Analista Educacional – Inspetor Escolar – ANE-IE | 66,03333333 | 28.923 |
Analista Educacional – ANE | 41,1875 | 16.763 |
Analista da Educação Básica – AEB | 33,2311 | 18.111 |
Técnico da Educação – TDE | 62,6875 | 19.496 |
Assistente Técnico da Educação Básica – ATB | 57,6875 | 195.734 |
Total Geral | 46,49 | 510.153 |
Veja bem agora como estudar com 148 dias até a prova??? Isso mesmo até a prova são entre 141dias – 148 dias e vou dizer uma coisa bem séria: EU NUNCA VI TANTO TEMPO PARA ESTUDAR EM UM EDITAL DA EDUCAÇÃO! Normalmente são até 90 dias, os que possuem mais dias. Então, você tem tempo suficiente para estudar, aperfeiçoar, fazer exercícios, simulados, redações e chegar com condições suficientes para ser aprovado.
Vamos as dicas essenciais:
Com base nessas dicas, veja todos os conteúdos que estão elencados em seu edital.
CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (PEB), ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (EEB), ANALISTA EDUCACIONAL (ANE)
LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação e Compreensão de texto. Organização estrutural dos textos. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. Textos literários e não literários. Tipologia da frase portuguesa. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. Tipos de discurso. Registros de linguagem. Funções da linguagem. Elementos dos atos de comunicação. Estrutura e formação de palavras. Formas de abreviação. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. Polissemia e ambiguidade. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. Ortografia e acentuação gráfica. A crase. Periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. Conjuntos e suas operações, diagramas. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem e juros. Proporcionalidade direta e inversa. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Análise e interpretação de informações expressas em gráficos e tabelas. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. Problemas de contagem e noções de probabilidade. Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, perímetro e área. Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância. Problemas de lógica e raciocínio.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Constituição Estadual de Minas Gerais. Lei Federal nº 9.394/96 – (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e suas alterações. Leis nº 10.639/03 e 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação. Lei Estadual nº 23.197/2018 – (Plano Estadual de Educação de Minas Gerais – PEE). Lei Estadual nº 869/1952 – Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Minas Gerais. Lei Estadual nº 15.293/2004 – Institui as carreiras dos Profissionais da Educação do Estado. Lei 21.710/2015 – Dispõe sobre a política remuneratória das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo, altera a estrutura da carreira de Professor de Educação Básica. Decreto Estadual nº 46.644/2014 – Dispõe sobre o código de conduta ética do agente público e da alta administração estadual. Resolução SEE nº 4.692/2021 – Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências.
DIREITOS HUMANOS Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Lei Federal nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei Federal nº 10.741/2003 – Estatuto da Pessoa Idosa. Conceito de Direitos Humanos. Evolução dos direitos humanos e suas implicações para o campo educacional. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Temas transversais, projetos interdisciplinares e educação em direitos humanos. Direitos Humanos na Constituição Federal. Direitos étnico-raciais. Declaração de Salamanca: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA (PEB), ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (EEB), ANALISTA EDUCACIONAL (ANE)
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; relações socioeconômicas e político-culturais da educação; educação em direitos humanos, democracia e cidadania; a função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Didática e organização do ensino. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica. Gestão escolar democrática e participativa.
ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO BÁSICA (EEB)
PEDAGOGIA: Pensadores da Educação. Principais teorias modernas da Educação. Desenvolvimento da Educação. Processo do Trabalho Pedagógico Coletivo. Processo Construtivista de Escolarização. Competências e Saberes para a Educação e para o Ensinar. Saberes voltados para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Escola inclusiva como espaço de acolhimento, de aprendizagem e de socialização. A construção coletiva da proposta pedagógica da escola: expressão das demandas sociais, das características multiculturais e das expectativas dos alunos e dos pais. Formação continuada de professores. Desenvolvimento da Inteligência. Estágios do desenvolvimento da aprendizagem. O processo de socialização. Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica. Ética no trabalho docente. Atribuições dos Especialistas de Educação Básica e o seu papel na condução do processo pedagógico. Base Nacional Comum Curricular como norteadora dos currículos e suas competências gerais. O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem. Projeto Político Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade. A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo. A política da Educação Integral como garantia à formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. A Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios. Gestão Democrática e Participativa e as relações com a comunidade escolar (Colegiado Escolar, Conselho de Classe, Reunião Pedagógica, Reunião de Pais). A avaliação interna e externa no espaço escolar e a aprendizagem. Diário Escolar Digital.
ETAPAS DO CONCURSO
Prova Objetiva (comum para todos os cargos)
Prova de Redação (comum para todos os cargos);
Avaliação de Títulos (somente para os cargos de nível superior).
Prova Objetiva
Comum a todos os Cargos – Professor de Educação Básica, Especialista em Educação Básica e Analista Educacional
1. Língua Portuguesa – 10 questões
2. Raciocínio Lógico Matemática – 5 questões
3. Direitos Humanos – 5 questões
4. Legislação Educacional – 10 questões
5. Conhecimentos Específicos – 20 questões
Total de Pontos: 80
Redação Discursiva
Total de Pontos para a Aprovação: 60% – Módulo I e 60% – Módulo II.
Prova de Redação
A prova de redação consistirá na elaboração de texto dissertativo-argumentativo sobre tema inédito e atual, com extensão mínima de 15 linhas e máxima de 30 linhas.
Valor total da prova de redação: 20 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 10 pontos.
Prova de Títulos
Para todos os cargos, com exceção da carreira de Técnico da Educação (TDE).
Para a Prova de Títulos serão convocados todos os candidatos que obtiverem o mínimo de pontos para a aprovação na Prova de Redação.
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Se liga em todas as dicas e assista esse vídeo com todas as dicas essenciais para você ser aprovado em 148 dias.
Um grande abraço!
@professorajaquelinesantos
Jaqueline Santos
Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora das Carreiras Educacionais. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Foi também aprovada para os cargos Professora Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais – Cristalina – Go e Professora Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais – Porto Nacional – To. É professora também de Cursos Presenciais para Concursos Públicos - Carreiras Educacionais.
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