Concursos Abertos Concursos 2020

TCDF – Gabarito preliminar comentado – Sugestões de recursos – Análise das Demonstrações Contábeis e Finanças Corporativas

Daniel Negreiros Daniel Negreiros comentários
23/02/2021, às 23:22 • 2 meses atrás

Olá pessoal, tudo bem?

Espero que sim, e mais ainda torcendo para que vocês tenham feito uma excelente prova para o Tribunal de Contas do Distrito Federal!

Falando de forma breve sobre a prova de Análise das Demonstrações Contábeis, vale ressaltar que ela representou cerca de 57,1% do total de questões de Contabilidade Geral + Análise (foram 8 questões das 14 reservadas para esse grupo).

Isso demonstra mais uma vez a importância que essa matéria vem ganhando nos últimos anos, tanto em concursos da área fiscal como da área de controle.

E como sempre falo para os meus alunos: é uma matéria com excelente custo-benefício! Você gasta menos energia para aprendê-la do que despenderia em outras disciplinas, pois é uma ementa mais curta (em 5 aulas teóricas a gente “mata” todo o conteúdo).

Sobre as questões, considero que tiveram grau de dificuldade dentro do esperado (lembre-se que comentei que não seria muito fácil hein?). Felizmente falamos sobre todas as questões nas nossas aulas, incluindo a que envolveu um indicador que o CESPE não cobrava e passou a cobrar (FLUXO SOBRE LUCRO). Inclusive nossa revisão de véspera falou sobre esse indicador!!!

A prova de Análise das Demonstrações Contábeis apresentou questões teóricas de nível acessível para você que estudou pelo nosso material, e questões numéricas que necessitaram de cálculos aritméticos relativamente simples, porém bem trabalhosos, como os da questão que envolveu DRE. Ou seja, estou confiante de que você realmente aproveitou e acertou muita coisa!!!!!!

O CESPE me surpreendeu negativamente com o Gabarito Preliminar, uma vez que se equivocou em 2 (duas) questões de ADC (na minha opinião), para as quais apresento sugestões para recurso.

Já a parte de Finanças Corporativas foi menos difícil do que eu esperava (apenas 2 itens de CAPM, os quais falamos muito em nossa aula): uma de aplicação da fórmula do CAPM e outra associando o valor do beta do ativo com o risco daquele papel. Assim, creio que você acertou esses dois itens (tomara!!!)

Clique aqui para ver os comentários das questões, assim como os gabaritos preliminares e as sugestões de recursos (duas).

 Qualquer dúvida, mandem um direct para o meu instagram @prof.danielnegreiros! Um grande abraço!

Daniel Negreiros

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduado em Gestão em Controladoria Governamental e Auditoria Financeira pela Unb. Há 11 anos, é Auditor Federal de Controle Externo do TCU, onde trabalhou seis anos na área de auditoria de instituições financeiras. Há nove anos, leciona Contabilidade Geral, Análise das Demonstrações Contábeis e Contabilidade de Custos para concursos em Brasília-DF e Porto Alegre-RS.

Comentários