Concursos Abertos Concursos 2022

Tudo o que você precisa saber sobre variação linguística

Redação Direção Concursos Redação Direção Concursos comentários
22/11/2021, às 16:23 • 2 meses atrás

Você possivelmente já ouviu falar que a língua é “viva”. À primeira vista, a expressão pode parecer estranha, mas seu sentido é verdadeiro: assim como outros processos humanos, a linguagem passa por constantes mudanças. Desse modo, é preciso considerar que existem variações linguísticas (variação linguística).

As variações linguísticas dependem de uma série de fatores e mudam de acordo com o tempo e, também, de acordo com a localidade. Esse fenômeno tem sido cada vez mais estudado e, por isso, é um conteúdo bastante comum em concursos. Continue a leitura para conferir mais informações.

O que é variação linguística?

De maneira geral, a variação linguística pode ser definida como um fenômeno natural da língua, no qual os mais diversos elementos passam por mudanças. Nesse caso, podem ocorrer alterações na pronúncia de palavras, bem como na sintaxe, na morfologia e outros.

A língua é dinâmica e, por isso, depende de diversos fatores, como o local da comunicação, o grau de formalidade, a região geográfica e outros.

A compreensão do fenômeno da variação linguística tem se tornado cada vez mais necessária, uma vez que este é um dos principais caminhos para evitar e combater o preconceito linguístico.

O preconceito linguístico, por sua vez, é definido como um julgamento negativo que parte da forma e do jeito de uma pessoa falar. Esse fenômeno ocorre entre falantes de uma mesma língua e, na maioria das vezes, está relacionado à xenofobia e a outros tipos de preconceito.

todos os cursos direção

Quais são os tipos de variação linguística?

Agora que você já sabe o significado de variação linguística, precisa conhecer os tipos nos quais o conceito é dividido. Confira:

Diacrônicas (históricas)

As variações diacrônicas, também conhecidas como variações históricas, consistem em mudanças na linguagem que ocorrem com o passar do tempo. Nesse sentido, é necessário considerar que palavras e expressões podem deixar de existir e novas podem surgir.

Um exemplo recente é o uso do trema. Há alguns anos, era comum encontrar palavras com esse acento. Hoje em dia, após uma reformulação estabelecida pelo Acordo Ortográfico de 2008, não existem mais termos que levem o trema.

Diastráticas (sociais)

As variações diastráticas, também chamadas de variações sociais, ocorrem segundo os grupos sociais aos quais o falante pertence. Nesse caso, são considerados fatores como faixa etária, jargões e outros.

Essas variações são facilmente percebidas quando comparamos a linguagem de um jovem com a linguagem de um idoso, por exemplo. Na análise, você poderá notar divergências bastante significativas.

Diatópicas (geográfica)

As variações diatópicas, chamadas de variações geográficas, ocorrem de acordo com a região na qual o falante mora.

No Brasil, por exemplo, existem diferenças significativas entre estados. Para confirmar, basta comparar as palavras utilizadas, por exemplo, por um paraense e por um goiano.

As mudanças ocorrem não somente no léxico, ou seja, nas próprias palavras, mas também na pronúncia. Isso acontece, principalmente, quando comparamos falantes de uma mesma língua que moram em países diferentes.

Diafásicas (estilo)

Por fim, as variações diafásicas, ou variações estilísticas, estão relacionadas ao contexto da comunicação. É nesse tópico, por exemplo, que precisamos diferenciar as situações formais das situações informais.

Coragem para mudar de vida

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.

Para que você saia na frente da concorrência, o Direção e o QConcursos colocaram o preço da Assinatura Ilimitada no chão! Tenha coragem para mudar de vida em 2022. Seja ilimitado!

linguagem verbal português português para concurso público variação linguística

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Comentários