Concursos Abertos Concursos 2023

Pesquisas da universidade de Ohio sobre liderança, tema fácil que é cobrado em concursos públicos.

Marcelo Soares Marcelo Soares comentários
29/07/2022, às 14:26 • 2 semanas atrás

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar dois convites especiais, de acordo com a sua necessidade.

Se você gosta de praticar com questões comentadas gratuitas, sugiro que conheça o Administração faixa preta, que é o maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. São mais de 500 questões!!! Além das questões, você tem áudios e videoaulas exclusivas.

Se você acha Administração muito subjetiva, sugiro que me acompanhe lá no Instagram (@profmarcelosoares). Por lá, eu posto algumas dicas, esquemas e exemplos que vão te mostrar que a Administração faz parte do nosso dia a dia e que você pode superar SIM esse sentimento de subjetividade ao entender melhor os conceitos e as fontes das bancas organizadoras. Entra lá e me manda uma mensagem com sua maior dificuldade, ok?

Pois bem. Feito os convites, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre Estudos da universidade de Ohio.

Os autores dessa pesquisa dividiram os estilos de liderança em dois grandes grupos:

  1. Líderes focados na dimensão de estrutura e organização do trabalho, bem como nas tarefas a serem realizadas de modo a estabelecer metas, prazos e padrões de desempenho. Esse grupo foi classificado como Estrutura de iniciação
  2. Líderes preocupados em estabelecer relacionamentos de confiança e respeito no ambiente de trabalho. Esse grupo foi classificado como Consideração

Você precisa saber apenas isso! Sugiro que associe a ideia de consideração com “ter consideração” com o subordinado para memorizar que, dentro dessa classificação, a dimensão de atuação do líder de consideração está mais voltada à preocupação com os relacionamentos.

Vamos tentar uma questão:

FCC – TRT 11ª Região – Analista Judiciário – 2017) Os estudos sobre liderança desenvolvidos pela Universidade de Ohio nos anos de 1940, buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder, descrevendo duas categorias de liderança, que são:

a) diretiva e colaborativa.

b) democrática e autocrática.

c) autocentrada e cooperativa.

d) ênfase nas pessoas e ênfase na produção.

e) estrutura de iniciação e consideração.

COMENTÁRIO:

Os estudos desenvolvidos sobre liderança pela Universidade de Ohio dividem os comportamentos dos líderes em: estrutura de iniciação e consideração.

Gabarito: E

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube.

Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.

Função de direção Liderança Pesquisas da universidade de Ohio

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Comentários