Logo Direção Concursos
Pesquisa

15 motivos de ELIMINAÇÃO nos concursos

15 motivos de ELIMINAÇÃO nos concursos

Em maio de 2019, foi divulgado que 82% dos aprovados no concurso de Oficial da PM/PB tiveram sua eliminação na fase final do concurso.

O motivo foi a inobservância de regras estipuladas no concurso relativas ao exame toxicológico.

Da mesma forma, vários candidatos são eliminados e perdem oportunidades preciosas de assumir um cargo público ao não observarem as regras previstas no edital.

Querendo despertar nos alunos do Direção a importância de ler o edital e obedecer suas regras, o professor Arthur Lima fez a seguinte pergunta em seu instagram:

Respostas à pergunta

Várias foram as respostas dadas pelos alunos e seguidores do professor, as quais renderam curiosidades interessantes acerca daquilo que já eliminou ou pode eliminar alunos em provas de concursos públicos.

CURSOS COMPLETOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS NESTE LINK

Confira abaixo as mais diversas formas de eliminação em concursos públicos:

Antes, porém, recomendamos que você faça como este aluno, que nunca foi eliminado:

resposta do instagram

1 – Falta de documentos obrigatórios

É fundamental ler no edital quais documentos precisam ser levados no dia da prova

2 – Problemas com celular e com os fiscais de prova

Se o seu celular tocar durante a prova, mesmo que ele esteja dentro de um saco plástico, você pode ser eliminado do concurso, não é mesmo?

Vale lembrar que normalmente o despertador do celular toca mesmo quando o aparelho está desligado!

Por isso, o ideal é não levar o aparelho ou, se possível, retirar a sua bateria. Na pior das hipóteses, certifique-se de que todos os alarmes estão desligados.

3 – Problemas com os fiscais de prova

Os editais normalmente informam que a falta de respeito com os fiscais de prova pode ensejar eliminação do concurso. Veja o que previa o último edital da Polícia Federa, por exemplol:

23.24 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que durante a realização das provas:

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

É bom ter cuidado para evitar qualquer desentendimento. Veja o que ocorreu com um aluno:

4 – Regras de altura e idade

Os concursos de polícia militar costumam prever altura mínima e idade máxima.

Se você não cumprir estes requisitos, é melhor direcionar os seus esforços para outro concurso.

Desta forma, você evita passar por situações como os dois alunos abaixo que, após terem sido aprovados nas provas objetivas, acabaram eliminados dos seus concursos:

5 – Não atingir a nota mínima em alguma matéria

Vários concursos exigem que o candidato obtenha uma nota mínima em cada matéria do concurso.

Não basta ter uma excelente média geral. Se o seu edital possui uma regra como essas, é fundamental estudar bem todas as matérias, e não somente aquelas que possuem maior peso na nota final.

Assim, você evita isto aqui:

6 – Inobservância dos horários

Assim como no ENEM, chegar atrasado no local de prova pode fazer com que você seja eliminado do concurso e, com isso, desperdice toda uma preparação para o seu concurso. Veja abaixo quantos casos idênticos:

7 – Desobediência a regras da prova

É fundamental ler no edital quais são as regras de realização da prova, em especial quais são os materiais que podem ser levados (canetas, lápis, borracha etc). Assim, você evita este tipo de problema:

Também é importantíssimo entender os procedimentos de execução da prova, para evitar problemas como este:

GPS Receita Federal. Quer saber mais? Clique na imagem abaixo:

gps receita federal

8 – Objetos esquecidos no bolso

Antes de começar as provas, não se esqueça de checar se os seus bolsos estão vazios. Caso sejam encontrados papéis ou objetos metálicos em seus bolsos durante as provas, você pode acabar eliminado! Veja estes dois casos:

Este foi o mesmo problema que ocorreu com o aluno que tinha um papel de Trident em seu bolso. Por ser um tipo de papel metalizado, o detector de metais dos banheiros é capaz de sinalizar.

9 – Problemas fisiológicos no dia da prova

Os especialistas em concursos costumam recomendar que, nas vésperas de prova, o candidato procure ingerir alimentos conhecidos, em locais confiáveis, para evitar problemas como estes:

10 – Critérios das cotas raciais e de pessoas com deficiência

Diversos aprovados em concursos tem sido eliminados por não preencher os critérios de cotas para pretos/pardos ou os critérios que definem as pessoas com deficiência.

Assim, é importantíssimo se informar sobre o tema para evitar ser pego de surpresa. Confira:

Saiba mais sobre este assunto:

11 – Regras do TAF

O Teste de Aptidão Física (TAF) costuma eliminar um grande número de candidatos.

Um dos motivos é a falta de observância ou descumprimento das regras presentes no edital.

12 – Lesões físicas antes do TAF

Se o seu concurso possui teste físico, é fundamental se cuidar no período que antecede a realização da prova.

Muitos candidatos costumam se lesionar porque saem do sedentarismo e, para conseguir atingir os índices exigidos, treinam em um ritmo bem mais intenso que o recomendável. Veja alguns casos:

13 – Regras da avaliação de saúde / exame médico

De nada adianta fazer as provas objetivas, discursivas, prova física e outras se você não cumprir com as regras previstas no exame de saúde.

Caso você possua uma condição que te impeça assumir um cargo (como um grau de miopia superior ao permitido), o melhor é buscar se preparar para outro cargo público que não tenha a mesma exigência.

Preste atenção nos exemplos abaixo para não fazer o mesmo:

14 – Regras da avaliação psicológica

O teste psicotécnico costuma eliminar muitos candidatos nos concursos policiais. Veja abaixo:

15 – Prova de digitação

Não se esqueça que a prova de digitação também pode eliminar! Embora a maioria dos candidatos costumEm ser aprovados, você não deve querer estar entre os poucos reprovados, como o caso abaixo:

Esperamos ter ajudado a alertar para a importância de ler o edital detalhadamente e seguir à risca todas as regras ali previstas.

É a lei do seu concurso!

Quer saber qual é a atual situação do seu concurso?

Em tempos de Coronavírus, muitos candidatos estão buscando informações acerca dos seus concursos. O Direção preparou um material para guiá-los melhor nessa busca. Confira na matéria abaixo:

Guia GPS Receita Federal

GPS Receita Federal foi idealizado pelo Direção Concursos para trazer todos os detalhes que você precisa saber para se preparar de forma certeira para um dos melhores concursos públicos do país, ainda que esteja começando do zero.

O projeto GPS Receita Federal será uma semana inteira dedicada a te indicar a melhor tática para que você ganhe tempo e conquiste uma posição em um concurso de altíssimo nível.

  • Data de início: 31/03/2020;
  • Valor: GRATUITO!

Não perca essa oportunidade!

notícias direção concursos
Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.