Concursos Abertos Concursos 2020

Novo calendário escolar pode ser indício de retorno dos concursos DF

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
14/07/2020, às 07:14 • 4 semanas atrás

Na última segunda-feira (13), a Secretaria de Educação divulgou o cronograma de retomada das atividades presenciais da rede pública de ensino no Distrito Federal. No fim do mês de agosto, a primeira leva de estudantes retornarão presencialmente às salas de aula, o que pode afetar os concursos DF.

Por que o retorno das atividades escolares afetam os concursos com fases suspensas no DF? Simples! Esse calendário de volta das escolas é importante, pois com ele os órgãos e entidades podem, enfim, agendar seus compromissos nesses locais de ensino.

Apesar de não se ter, ainda, uma data para a realização de algumas seleções públicas que estão suspensas (como TCDF, Adasa, PCDF Escrivão e PGDF, por exemplo), a informação do retorno escolar deixa margem para se ter essa interpretação.

Por falar nesses concursos DF, estude com os melhores materiais e professores do mercado e PAGUE MUITO POUCO por isso. Já pensou em ter o que de melhor há no mundo dos concursos, sem comprometer o limite do seu cartão de crédito? Agora isso é uma realidade:

Concursos DF afetados?

Importa registrar, antes, que as atividades presenciais irão ser retomadas em ritmo de revezamento.

Ou seja, a Secretaria de Educação optou por levar às escolas apenas uma parte dos estudantes, deixando os demais nas atividades à distância (aulas EAD/virtuais).

Assim, a cada semana um grupo de estudantes terá aulas presenciais e outro grupo, aulas online, mantendo assim um mínimo distanciamento social. Veja o calendário escolar, importante aos concursos DF:

  • 31 de agosto: abertura presencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional;
  • 8 de setembro: abertura presencial das aulas do ensino médio;
  • 14 de setembro: abertura presencial das aulas dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola Parque da Cidade (Proem);
  • 21 de setembro: abertura presencial das aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque;
  • 28 de setembro: abertura presencial das aulas da educação infantil;
  • 5 de outubro: abertura presencial das aulas do ensino especial, educação precoce e classes especiais.

Antes dessa abertura presencial, porém, haverá testagem de Covid-19 nos profissionais de educação, segundo informa Leandro Cruz, secretário de Educação do DF:

  • “Tudo foi planejado detalhadamente e tomando todos os cuidados necessários. Nós testaremos os professores, cumpriremos todos os protocolos e teremos uma volta gradual e segura para toda a comunidade da educação. Teremos um retorno do processo educacional, mas de forma segura e absolutamente planejada”
todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Quais concursos DF podem ser afetados pela reabertura?

Os concursos DF que podem ser afetados indiretamente pela reabertura das escolas são aqueles que tiverem suas fases interrompidas, devido à pandemia de Coronavírus, bem como outros que suspenderam seus editais, os quais já estavam publicados e com inscrições abertas.

Confira a lista:

  • Concurso PCDF Escrivão:
    • O concurso teve provas adiadas pouco antes da data prevista e, conforme disse o diretor-geral do órgão, aguarda-se novidades quanto à nova data de prova, que pode sair até sexta-feira (17/6).

Entenda aqui

  • Concurso Adasa:
    • O concurso teve provas objetivas e discursivas para os cargos de Regulador de Serviços Públicos e Técnico em Regulação, agendadas para 6/6, suspensas. Não informação quanto à retomada.
  • Concurso PGDF:
    • O concurso PGDF, organizado pela banca Cebraspe/Cespe, trouxe oportunidades para vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reservas. As inscrições encerraram-se em fevereiro.
  • Concurso TCDF:
    • O surto do coronavírus foi responsável pela suspensão da seleção do Tribunal de Contas do Distrito Federal (concurso TCDF), que estava com provas agendadas para o dia 31 de maio deste ano (2020).
  • Concurso DPDF
    • Com 60 vagas, além da formação de um cadastro de reservas, para os cargos de Analista de Apoio à Assistência Judiciária, cargo de apoio às funções essenciais da Defensoria terá a banca Cebraspe/Cespe como organizadora (concursos DF).

Outros concursos DF, como TCU e Senado, aguardam retorno das atividades normais, para retomarem suas fases, visando à publicação de seus editais. Esses órgãos têm provas aplicadas no DF, vale salientar.

concursos df concursos distrito federal

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.