Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Agepen DF: aprovados protestam por novas nomeações

Concurso Agepen DF: aprovados protestam por novas nomeações

Candidatos aprovados no último concurso Agepen DF (Agente Penitenciário do DF), realizado em 2014, realizaram nesta quinta-feira (15/10), em frente ao Palácio do Buriti, um protesto por novas nomeações.

No dia 28 de fevereiro de 2020, a SSPDF, por meio da Lei Distrital 6488/2020, que protege de eliminação o candidato que não tenha sido classificado e garante convocação para quem prestou o concurso, garantiu a nomeação de todos os aprovados no concurso Agepen DF.

Ao todo, 2.123 candidatos alcançaram a nota de corte mínima prevista no edital, sendo assim, cerca de 1.425 candidatos aprovados no último concurso Agepen DF, além dos 698 já convocados, aguardam a nomeação.

O último concurso Agepen DF foi publicado em 2014, pela Fundação Universa, com a oferta de 200 vagas, sendo 160 para ampla concorrência e 40 para candidatos portadores de necessidades especiais.

Além disso, foram oferecidas 900 vagas para cadastro de reserva.

Desse total, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP DF), foram 698 convocações e 542 pessoas tomaram posse.

Concurso Agepen DF: novo edital autorizado

Um novo concurso Agepen DF está autorizado desde o início de 2020. Ao todo, são 1.179 vagas permitidas, sendo 400 para provimento imediato e 779 para Cadastro de Reserva.

Além disso, a autorização trouxe a previsão de nomeações a cada ano. De início, seriam convocados os 400 aprovados nas vagas imediatas e, depois, seriam chamados:

  • 400 vagas para provimento imediato;
  • 400 vagas para provimento em 2022;
  • 379 vagas para provimento em 2023.

Em julho de 2019, o Ministério Público do Distrito Federal denunciou o deficit de Agentes Penitenciários do Distrito Federal e enviou uma recomendação pedindo algo para suprir as vacâncias.

Naquela ano, a SSP/DF já havia respondido que havia uma previsão de concurso Agepen DF para 1,1 mil vagas.

No entanto, a pandemia atrapalhou os procedimentos do concurso público e a seleção está parada desde então. Porém, quando a situação retornar ao normal, é mais um concurso público para ficar de olho.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Um agente penitenciário do DF, em início da carreira, recebe o valor R$ 4.745,00, que são, em geral, complementados com alguns benefícios como:

  • auxílio-alimentação;
  • gratificações por habilitação em atividades penitenciárias;
  • adicionais por tempo de serviço;
  • insalubridade, entre outros

Está sem tempo para estudar? Preparamos um vídeo curto para você aprender como aproveitar melhor suas horas disponíveis:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concursos públicos

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.