Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso AGU: reunião também mencionou seleção para servidores

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
18/11/2020, às 17:01 • 6 dias atrás

Em reunião realizada no dia 16 de novembro pelo colegiado de deliberação prévia ao Conselho Superior da AGU, um próximo concurso AGU para servidores na área de apoio também foi tópico da conversa.

Foi nesta reunião, conforme já divulgado pelo Direção Concursos, que foi aprovada uma realização de análise orçamentária para concursos AGU voltados para Procurador da Fazenda Nacional e Advogado da União.

No entanto, além dos dois cargos, também foi reforçada a necessidade de realizar um novo concurso para servidores.

A informação foi dada em nota por dois procuradores que estavam presentes na reunião, Arthur Porto e Jurandi Ferreira.

Segundo comunicado enviado aos outros procuradores da Fazenda Nacional, na reunião, foi destacada a necessidade de ampliar o quadro de servidores, “inclusive porque grande parte do trabalho realizado por membros ainda tem feição meramente burocrática”.

Segundo o comunicado, apesar da alegria pela confirmação dos concursos para Procurador e Advogado da União, “não podíamos deixar de destacar a ausência de apoio administrativo no seio de nossa instituição”.

Entretanto, o colegiado, mesmo compartilhando das mesmas preocupações, informou que a LC 173/2020 impediria a ampliação do quadro, de que só restaria a reposição das vacâncias ocorridas nos últimos anos.

O colegiado, com isso, acabou por somente ter posição concreta sobre as seleções de Procurador e Advogado. “De sorte que em breve deve haver aprovação por votação eletrônica no âmbito do Conselho Superior”, diz a nota.

De acordo com dados do próprio órgão, atualmente há mais de 500 cargos vagos. A seleção está em estudos desde o ano de 2018.

Reforça-se que a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional já emitiu novo entendimento sobre a LC 173/2020, que permite que quaisquer vacâncias ocorridas em qualquer época, podem ser preenchidas por concurso público.

concurso agu

Concurso AGU: último edital para área administrativa

O último concurso da AGU aconteceu em outubro de 2018, sob organização do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN.

Foram 100 vagas ofertadas, distribuídas entre sete cargos de nível superior:

  • Administrador: 48
  • Analista Técnico Administrativo: 10
  • Arquivista: 2
  • Bibliotecário: 1
  • Contador: 32
  • Técnico em Assuntos Educacionais: 2
  • Técnico em Comunicação Social: 5

O concurso AGU contou com 50.482 inscritos. O cargo mais concorrido foi o de Analista Técnico Administrativo com 26.472 candidatos, concorrendo a 10 vagas.

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

Concursos públicos aguardados

Há diversas outras seleções aguardas para o próximo ano e que podem chamar a atenção do concurseiro. Confira algumas seleções:

CONCURSO SENADO FEDERAL

A comissão para organização do concurso Senado foi destituída. Processo já estava em escolha de banca e a vencedora teria sido a Cebraspe. Motivos seriam devido à pandemia. A previsão de seleção consta no projeto de Lei Orçamentária de 2021, então se pode esperar que o certame ocorra no próximo ano. Saiba mais sobre o concurso Senado aqui.

CONCURSO MPU

Um novo concurso MPU permanece como plano da gestão atual, mas o foco é no combate ao coronavírus. Previsão de arrecadação por inscrições em concurso público consta no projeto de Lei Orçamentária de 2021. Além disso, 97 provimentos estão autorizados.

reforma administrativa 1
Confira os cursos do Direção para este concurso

CONCURSO POLÍCIA FEDERAL

Há um novo concurso Polícia Federal previsto, com falas do presidente afirmando que autorização saíra em breve. São previstas 2 mil vagas.

Comece a se preparar hoje para o concurso Polícia Federal. Conheça os pacotes do Direção Concursos:

concursos públicos e reforma administrativa
Confira os cursos do Direção para este concurso

CONCURSO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Há um concurso PRF previsto para ocorrer com edital lançado ainda este ano, se os desejos da instituição forem seguidos. Previsão é de 2,6 mil vagas para policiais. Projeto básico deve ser enviado para as empresas organizadoras de concursos públicos para escolha de banca.

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Black November – 15 meses de acesso com valor exclusivo

O Black November do Direção está sendo um sucesso e agora chegamos ao 4º lote! Você adquire sua assinatura ilimitada por R$ 84,90 e garanta 3 meses de acesso. É mole? É sim!

A melhor decisão para o seu ano de 2021 começa agora com uma nova experiência em estudos para concursos: uma plataforma totalmente integrada e com tecnologia avançada.

concurso agu concurso agu 2019 concurso agu 2021 concurso da agu edital agu edital agu 2021 edital da agu

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.