
Concurso AL TO | Em entrevista ao Jornal Opção, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade, confirmou a intenção de lançar um novo certame para o segundo semestre de 2019.
Perguntado sobre a situação do concurso (cancelado em 2016), o presidente afirmou que deseja divulgar edital a partir de julho.
Jornal Opção: E quanto ao concurso público da Assembleia, que foi cancelado? O sr. pretende fazer ouro certame quando?
Antônio Andrade: Devolvemos o valor de todas as taxas de inscrições aos candidatos. É o mínimo que poderíamos ter feito. Aquele concurso tinha vários vícios irreparáveis. Era impossível dar sequência. Estamos fazendo vários estudos, temos uma comissão para isso. Se tudo der certo, vamos lançar o edital do novo concurso no segundo semestre de 2019, com garantias que ele terá sequência e não será interrompido ou cancelado por falhas pontuais.
Entenda o caso
Em 2016, um edital para a AL TO chegou a ser publicado, mas cerca de 24h após o lançamento, o Tribunal de Contas do Tocantins cancelou a seleção. Segundo o órgão, algumas irregularidades foram encontradas no contrato da AL TO com a Funrio, banca que organizaria o certame.
Além disso, o TCE TO recomendou um estudo de impacto financeiro por parte da Assembleia, contendo informações sobre cargos, vagas e planos de carreia, por exemplo.
O Ministério Público tocantinense, por sua vez, mostrou contra-argumentos diante da decisão. Um dos pontos citados é o alto número de comissionados. O julgamento está marcado para 19/6.
Concurso AL TO 2016
Apesar do cancelamento do edital, o documento ainda serve de base para estudos e preparo para o próximo certame. Ao todo, foram 130 oportunidades para os níveis médio e superior.
À época, o edital ofertou vagas para nível médio nos seguintes cargos de nível médio:


Para nível superior, as oportunidades foram as mostradas abaixo:


Além dos salários discriminados no edital, o servidor da AL TO ainda faz jus a um auxílio-alimentação que gira em torno dos R$ 1.400 mensais.
O concurso AL TO de 2016 para nível médio seria realizado em apenas uma fase com provas objetivas. O de nível superior contaria com provas objetivas e discursivas, além de prova de títulos. Todas as avaliações seriam de caráter eliminatório e classificatório.
As avaliações da seleção seriam raplicadas nos Municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi.
Resumo concurso AL TO 2019
- Banca organizadora: a definir
- Cargos: a definir
- Escolaridade: médio e superior
- Número de vagas: a definir
- Remuneração: em torno de R$ 9 mil
- Previsão: 2019 (2º semestre)
- Edital 2016: clique aqui
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: