Larissa Lustoza • 23/04/2021
O Poder Judiciário de Sergipe determinou que os aprovados do último concurso Alese sejam convocados. Determinação levou em conta pedidos de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Sergipe (MP SE).
Além da convocação dos aprovados no concurso público, Justiça também determinou a exoneração de cargos comissionados que estejam em desacordo com determinação do STF.
A sentença também determinou a inconstitucionalidade de alguns cargos comissionados criados por uma resolução da Alese, por se tratar de atribuições com funções técnicas e burocráticas, que em nada se diferenciavam dos cargos previstos no edital do concurso Alese de 2018.
O Ministério Público do Sergipe comprovou um excesso de cargos comissionados e que a Assembleia Legislativa não realizou uma readequação dos quadros dos servidores.
“Tem-se, ainda, um concurso público para o qual não se encontra nos autos nenhum documento de nomeação e posse dos aprovados, exceto um ato de convocação que, em se fazendo um paralelo com o número de cargos comissionados previstos na Resolução nº 50/2019, não encontramos a proporcionalidade exigida pela decisão do STF e ao mesmo tempo observamos que, não existe distinção entre as atribuições dos cargos efetivos e os cargos comissionados, mesmo aqueles a serem ocupados por profissionais de Nível Superior”, destacou a decisão.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área legislativa. Clique aqui e participe!
O Ministério Público do Sergipe instaurou inquérito Civil para apurar representação do MPF que noticiava uma discrepância entre os cargos comissionados e efetivos de um deputado estadual. No entanto, a investigação foi ampliada para toda a Alese.
De acordo com o MP SE, foram constatados indícios de excesso de cargos comissionados. Na época, a Mesa da Assembleia Legislativa informou que iria iniciar os procedimentos para um novo concurso Alese, após realizar os estudos sobre os cargos e carreiras.
Em seguida, foi realizado o concurso público em 2018, organizado pela FCC. Desde então, candidatos aguardam as nomeações.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.