Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso BDMG: saiba o que estudar; 32 vagas abertas!

Concurso BDMG: saiba o que estudar; 32 vagas abertas!

O edital do concurso BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) está publicado e os concurseiros interessados nesta oportunidade devem focar nos estudos neste pós-edital!

São ofertadas 32 vagas de nível superior para o cargo de Analista de Desenvolvimento, em 4 especialidades. O salário inicial é de R$ 9.571,25.

Os interessados devem entrar no site do Cebraspe, banca organizadora do certame, no período entre 5 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025. Para homologar a candidatura é necessário realizar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 114,00.

Confira, a seguir, o que você precisa estudar para as provas do concurso BDMG!

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Provas do concurso BDMG

De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas serão compostas por 120 questões para julgamento em CERTO ou ERRADO, distribuídas da seguinte forma:

  • Conhecimentos Gerais: 48 questões
  • Conhecimentos Específicos: 72 questões.

Já a prova discursiva consistirá de:

  • 1 questão discursiva envolvendo uma situação-problema, a ser respondida em até 90 linhas, com valor de 60,00 pontos, acerca de conhecimentos específicos de cada ênfase; e
  • Redação, de até 30 linhas, com valor de 20,00 pontos, acerca de atualidades, comum a todos as ênfases.

O que estudar para o concurso BDMG?

Cofira, abaixo, o conteúdo programático cobrado nas provas do concurso BDMG:

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA:
 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

MÉTODOS QUANTITATIVOS: 1 Matemática Financeira. 1.1 Juros simples e compostos. 1.2 Montante e valor presente. 2 Análise de Investimentos. 2.1 Valor Presente Líquido (VPL). 2.2 Taxa Interna de Retorno (TIR). 2.3 Payback. 3 Amortização. 3.1 Sistemas de amortização. 3.2 Tabela Price. 3.3 SAC (Sistema de Amortização Constante). 4 Estatística. 4.1 Distribuições contínuas e discretas. 4.2 Análise de gráficos. 4.3 Medidas de dispersão (variância, desvio padrão) e medidas de tendência central (média, mediana, moda). 5 Probabilidade. 5.1 Conceitos básicos de probabilidade. 5.2 Eventos independentes e dependentes. 6 Raciocínio Lógico. 6.1 Argumentação. 6.2 Resolução de problemas. 6.3 Proposições. 6.4 Conectivos lógicos. 6.5 Tabelas verdade.

ANÁLISE DE DADOS: 1 Introdução à Ciência de Dados. 1.1 Definição. 1.2 Importância. 1.3 Aplicações. 2 Coleta e Limpeza de Dados. 2.1 Técnicas de coleta. 2.2 Limpeza. Preparação de dados. 3 Análise Exploratória de Dados (EDA). 3.1 Visualização de dados. 3.2 Identificação de padrões. 3.3 Insights. 4 Modelos Estatísticos Básicos. 4.1 Regressão linear. 4.2 Regressão logística. 4.3 Árvores de decisão. 5 Ferramentas de Data Science e utilização de bibliotecas e ferramentas.

NOÇÕES DE DIREITO: 1 Direito Administrativo. 1.1 Conceito e fontes do direito administrativo. 1.2 Regime jurídico-administrativo. 1.2.1 Conceito. 1.2.2 Conteúdo: supremacia do interesse público sobre o privado e indisponibilidade, pela administração, dos interesses públicos. 2 Administração pública. 2.1 Princípios expressos e implícitos da administração pública. 2.2 Organização, descentralização, desconcentração, órgãos públicos. 2.3 Administração pública em sentido amplo e em sentido estrito. 2.4 Administração pública em sentido objetivo e em sentido subjetivo. 3 Administração indireta e entidades Paraestatais. 4 Estatuto das Estatais – Lei nº 13.303/2016 (Título 1 – Disposições Aplicáveis Às Empresas Públicas e às Sociedades De Economia Mista). 5 Noções de direitos humanos.

LÍNGUA INGLESA: 1 Conhecimentos básicos. 2 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 3 Vocabulário. 4 Aspectos gramaticais.

ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA): 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como economia, empreendedorismo, educação financeira, inovação e tecnologia, energia, desenvolvimento sustentável.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ÊNFASE 1 – GESTÃO, FINANÇAS E CONTROLADORIAS
MACROECONOMIA APLICADA A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
: 1 Sistema de contas nacionais. 2 Agregados macroeconômicos. 3 Sistema Monetário. 3.1 Conceitos e funções da moeda. 3.2 Oferta de moeda. 3.3 Demanda por moeda. 3.4 Base monetária e multiplicador monetário. 3.5 Política monetária e regime de metas da inflação. 4 Conceitos e intrumentos de política fiscal. 5 Taxas de câmbio e regimes cambiais.

MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS: 1 Estrutura e funcionamento do Sistema financeiro nacional. 2 Mercado monetário. 3 Mercado de crédito. 4 Mercado de capitais. 5 Mercado de câmbio. 6 Mercado futuro. 7 A intermediação financeira e o papel dos reguladores e das instituições que operam nos mercados financeiros e de capitais. 8 Principais produtos e serviços oferecidos nos mercados financeiros e de capitais.

OPERAÇÕES TÍPICAS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: 1 Conceitos, funções e tipos de instituições financeiras. 2 Instituições bancárias e não bancárias. 3 Instrumentos de captação de recursos 3.1 Depósitos à vista. 3.2 Depósitos a prazo. 3.3 Operações Compromissadas. 3.4 Operações interfinanceiras. 3.5 Emissão de títulos e valores mobiliários. 3.6 Empréstimos e repasses. 4 Instrumentos de aplicação de recursos. 4.1 Aplicações interfinanceiras de liquidez 4.2 Títulos e valores mobiliários. 4.3 Operações de crédito 4.4 Operações de arrendamento mercantil. 5 Operações com instrumentos financeiros derivativos. 6 Operações no mercado de câmbio. 7 Operações e Atividades do Bancos de
Desenvolvimento (Resolução CMN nº 5.047/2022). 8 Prestação de serviços. 8.1 Custódia de valores. 8.2 Cobrança. 8.3 Concessão de garantias. 8.4 Administração de fundos de investimentos. 9 Inovações no setor bancário: Fintechs, PIX, Open Finance.

CONTABILIDADE: 1 Estrutura conceitual para relatório financeiro. 2 Patrimônio: composição, equação patrimonial e situação patrimonial líquida. 3 Fatos contábeis permutativos, modificativos e mistos. 4 Contas de resultado. 5 Regras de escrituração contábil do Plano Contábil das Instituições Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Cosif – Instituições Financeiras): Princípios Gerais; Operações Interfinanceiras de Liquidez, Operações com Títulos e Valores Mobiliários e Derivativos; Operações de Crédito; Demonstrações Financeiras de Divulgação; Documentos Contábeis de Remessa; Convergência à Norma Internacional (Resolução CMN nº 4.966/2021). 6 As demonstrações financeiras de acordo com a legislação societária: composição, classificação das contas e critérios de avaliação contábil. 7 Efeitos contábeis das
principais operações ativas e passivas das instituições financeiras bancárias. 8 Análise horizontal e vertical.

GESTÃO DE RISCOS: 1 Conceitos e tipos de risco. 1.1 Risco de crédito. 1.2 Risco de mercado. 1.3 Risco de variação das taxas de juros para os instrumentos classificados na carteira bancária (IRRBB). 1.4 Risco operacional 1.5 Risco de liquidez. 1.6 Risco socioambiental e climático. 2 Gerenciamento integrado de riscos em instituições financeiras. 2.1 Estrutura de gerenciamento de riscos. 2.2 Apetite por Riscos. 2.3 Programas de testes de estresse. 2.4 Gestão de continuidade dos negócios. 2.5 Governança do gerenciamento de riscos. 3 Gerenciamento contínuo de capital. 3.1 Estrutura de gerenciamento de capital. 3.2 Governança do gerenciamento de capital. 3.3 Requerimentos de capital para cobertura de riscos de acordo com o Comitê de Basileia.

ANÁLISE E GESTÃO DE CRÉDITO: 1 Conceito e funções do crédito. 2 Avaliação dos riscos relacionados ao crédito. 3 Classificação do risco de crédito (rating) de bancos. 4 Política de crédito. 5 Informações voltadas à análise de crédito. 6 Garantias em operações de crédito. 7 Controle e qualidade do crédito. 8 Modelos quantitativos e previsão de insolvências. 8 Reestruturação Financeira. 9 Recuperação de crédito.

ÊNFASE 2 – INFRAESTRUTURA E SEGURANÇA CIBERNÉTICA
INFRAESTRUTURA DE TI:
1 Redes de Computadores. 1.1 Protocolos de comunicação 1.2 Topologias de rede. 1.3 Roteamento e switching. 2 Administração de Sistemas Operacionais. 2.1 Configuração e gerenciamento de sistemas Windows e Linux. 3 Virtualização e Containers. 3.1 Tecnologias de virtualização e containers (Docker, Kubernetes). 4 Computação em Nuvem. 4.1 Conceitos de nuvem. 4.2 Modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS). 4.3 Administração e operação de sistemas operacionais Microsoft Windows Server e Linux na Azure.

SEGURANÇA CIBERNÉTICA: 1 Fundamentos de Segurança da Informação. 1.1 Princípios de confidencialidade. 1.2 Integridade. 1.3 Disponibilidade. 2 Gestão de Riscos e Conformidade. 2.1 Avaliação de riscos. 2.2 Políticas de segurança. 2.3 Conformidade com normas e regulamentações. 3 Segurança de Rede. 3.1 Firewalls, IDS/IPS, VPNs e segmentação de rede. 4 Criptografia. 4.1 Técnicas de criptografia e principais ferramentas. 5 Segurança em Nuvem. 5.1 Práticas de segurança para ambientes de nuvem. 6 Gestão de Identidades e Acesso: Autenticação e Autorização, Single Sign-On (SSO), Security Assertion Markup Language (SAML), OAuth2 e OpenId Connect. 7 Principais tipos de ataques e vulnerabilidades. 8 Controles e testes de segurança para aplicações Web e Web Services. 9 Soluções para Segurança da
Informação: Firewall, Intrusion Detection System (IDS), Intrusion Prevention System (IPS), Security Information and Event Management (SIEM), Proxy, Identity Access Management (IAM), Privileged Access Management (PAM), Antivírus, Antispam. 10 Frameworks de segurança da informação e segurança cibernética, como, por exemplo, MITRE, CIS Controls e NIST CyberSecurity Framework (NIST CSF). 11 Tratamento de Incidentes Cibernéticos. 12 Assinatura e certificação digital, criptografia e proteção de dados em trânsito e em repouso. 13 Segurança em nuvens e de contêineres.

BANCO DE DADOS: 1 SGBDs SQL e NOSQL. 2 Modelagens de dados: relacional, multidimensional, NOSQL. 3 Banco de Dados NoSQL. 3.1 Conceitos e uso de bancos de dados NoSQL (MongoDB, Cassandra). 4 Administração de Banco de Dados. 4.1 Backup e recuperação. 4.2 Segurança e auditoria de bancos de dados.

GERENCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA: 1 Monitoração, observabilidade e análise de sistemas em produção por meio do uso de ferramentas de monitoramento e logging, como o Prometheus, Grafana, Elasticsearch, Kibana, Application Performance Monitoring (APM), entre outras. 2 Automação e Orquestração. 2.1 Ferramentas de automação (Ansible, Puppet, Chef) e orquestração (Kubernetes). 3 Gerenciamento de Configuração. 3.1 Infraestrutura como Código (IaC) com Terraform e Ansible. 4 Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres. 4.1 Planejamento e implementação de estratégias de continuidade e recuperação. 5 Ferramentas e soluções para DevOps. 6 Ferramentas e soluções para DevSecOps. 7 Devops: Ansible; Docker; Kubernetes; Terraform; Azure Devops; Prometheus; Grafana; ELK
Stack (Elasticsearch, Logstash, Kibana).

SEGURANÇA DE APLICAÇÕES: 1 Desenvolvimento Seguro. 1.1 Práticas de desenvolvimento seguro, OWASP Top 10. 2 Testes de Segurança. 2.1 Testes de penetração. Análise de vulnerabilidades. 2.2 Red Team e Blue Team. 2.3 Ferramentas de segurança. 3 Gerenciamento de Identidades e Acessos. 3.1 Autenticação, autorização, e gerenciamento de identidades (IAM). 4 Segurança em DevOps. 4.1 Integração de práticas de segurança em pipelines CI/CD. 5 Governança e Frameworks de Segurança. 5.1 Implementação e conformidade com frameworks como NIST. 5.2 ISO 27001. 5.3 Práticas de governança de segurança da informação. 6 Soluções para Autenticação: multifatorial, biometria e tokens físicos. 7 Autorização identidade validada (gerenciamento de acesso à identidade) privilégios do usuário. 8 Criptografia: em ambiente on-premisse e ambientes baseados em nuvem. 9 Testes: DAST- Dynamic Application Security Testing, SAST (Static Application Security Testing), IAST (Interactive Application Security Testing e Software Composition Analysis (SCA).

METODOLOGIAS ÁGEIS E INDICADORES: 1 Metodologias Ágeis. 1.1 Scrum. 1.2 Kanban. 1.3 XP. 2 Indicadores de Desempenho. 2.1 KPIs, métricas de qualidade, métricas de produtividade. 3 Gestão de Projetos Ágeis. 3.1 Planejamento, execução e monitoramento de projetos ágeis. 4 Práticas de Melhoria Contínua: Proposição de melhorias nos processos de desenvolvimento. 5 PMBOK 7ª edição.

ÊNFASE 3 – ENGENHARIAS
SUSTENTABILIDADE:
1 Conceitos de sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental e climática. 2 Impactos socioambientais de empreendimentos. 2.1 Gestão e avaliação de riscos sociais, ambientais e climáticos. 3 Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 4 Mudanças climáticas. 4.1 Aquecimento global. 4.2 Mercados de carbono regulado, voluntário. 4.3 Acordo de Paris. 4.4 Política Nacional de Mudança Climática e seus instrumentos financeiros. 4.5 Inventários de GEE, incluindo o inventário nacional, economia de baixo carbono, mitigação das emissões e adaptação às mudanças climáticas. 4.6 Aquecimento Global e mecanismos de Desenvolvimento Limpo – MDL. 5 Lei nº 12.187/2009 e suas alterações. 6 Conceitos dos principais indicadores sociais e ambientais. 7 Aspectos e
Impactos Ambientais do Saneamento. 8 Eficiência energética. 9 Energias renováveis.

POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE: 1 Lei nº 6.938/1981. 2 Código Florestal – Lei nº 12.651/2012. 3 Legislação Federal. 3.1 Resolução CONAMA nº 001/1986 (EIA/RIMA) e suas alterações. 3.2 Resolução CONAMA nº 237/1997 (Licenciamento Ambiental) e suas alterações. 3.3 Resolução CONAMA nº 303/2002 (Parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente) e suas alterações. 3.4 Resolução CONAMA nº 369/2006 (Intervenção em APP- Casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental) e suas alterações. 4 Legislação Estadual. 4.1 Deliberação Normativa COPAM nº 217/2017.

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS: 1 Previsões de receitas e custos. 2 Projeção de lucros e perdas. 3 Parâmetros para análise de projetos (vida econômica, depreciação, valor residual). 4 Investimentos fixos e projeção de capital de giro. 5 Cronograma financeiro, financiamento dos investimentos e projeção dos fluxos de caixa. 6 Taxas de desconto e risco. 7 Análise de projetos estruturados e Project Finance. 8 Análise de custos privados/sociais e benefícios privados/sociais. 9 Avaliação social de projetos. 10 Análise de Economicidade de empreendimentos.

INFRAESTRUTURA: 1 Saneamento Básico. 1.1 Lei nº 14.026/2020 e suas alterações. 2 Hidráulica. 3 Construção civil. 4 Construção pesada. 5 Estruturas. 6 Planejamento e orçamento. 7 Cidades inteligentes. 7.1 Energia. 7.2 Conectividade. 8 Licenciamento ambiental. 9 Lei nº 14.133/2021 e suas alterações. 10 Licitações. 10.1 Conceito. 10.2 Princípios. 10.3 Modalidades. 11 Contratos Administrativos. 11.1 Conceito. 11.2 Formalização. 11.3 Execução. 11.4 Alteração. 11.5 Extinção. 12 PPPs. 12.1 Lei nº 11.079/2005. 13 Concessões. 13.1 Lei nº 8.987/1995.

MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS: 1 Estrutura e funcionamento do Sistema financeiro nacional. 2 Mercado monetário. 3 Mercado de crédito. 4 Mercado de capitais. 5 Mercado de câmbio. 6 Mercado futuro. 7 A intermediação financeira e o papel dos reguladores e das instituições que operam nos mercados financeiros e de capitais. 8 Principais produtos e serviços oferecidos nos mercados financeiros e de capitais.

ÊNFASE 4 – SISTEMAS, ARQUITETURA DE SOLUÇÕES E DADOS
CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE:
1 Análise de Requisitos. 1.1 Técnicas de elicitação. 1.2 documentação e validação de requisitos. 1.3 UX, Design Thinking, e ferramentas de prototipação e imersão para levantamento de requisitos e descobertas. 2 Modelagem de Sistemas. 2.1 UML, BPMN, e outras técnicas de modelagem. 3 Desenvolvimento de Software. 3.1 Programação orientada a objetos. 3.2 Programação funcional. 3.3 Desenvolvimento web e mobile. 4 Testes de Software. 4.1 Testes unitários, de integração, de sistema e de aceitação. 5 Manutenção de Software. 5.1 Gerenciamento de mudanças, correções de bugs, e melhorias contínuas. 6 Kanban. 7 SCRUM. 8 DevOps: conceitos, fases e princípios. 9 DevSecOps. 10 Padrões: GoF e GRASP. 11 Gite Azure Devops. ). 12 Python e Java.
DEVOPS: 1 Integração Contínua/Entrega Contínua (CI/CD). 1.1 Ferramentas e práticas. 2 Automação de Infraestrutura. 2.1 Infraestrutura como Código (IaC). 2.2 Ferramentas como Ansible, Terraform. 3 Monitoramento e Logging. 3.1 Ferramentas e técnicas para monitoramento de sistemas. 4 Práticas de DevOps. 4.1 Cultura DevOps. 4.2 Colaboração entre equipes de desenvolvimento e operações. 5 Containers e Docker. 5.1 Gerenciamento e orquestração de containers. 6 Cloud e Azure DevOps. 6.1 Implementação de práticas DevOps em ambientes de nuvem, com foco em Azure DevOps. 7 Configuration Management Tools. 8 Containerization and Orchestration. 9 Infrastructure as Code (IaC). 10 Continuous integration and continuous delivery. 11 Monitoring and Logging Tool.

SISTEMAS LEGADOS: 1 Manutenção de Sistemas Legados. 1.1 Técnicas e desafios. 2 Estratégias de Migração. 2.1 Planejamento e execução de migração para novos sistemas. 3 Integração de Sistemas. 3.1 Middleware, APIs, e outras técnicas de integração. 4 Modernização de Sistemas. 4.1 Estratégias para modernização e otimização de recursos, em especial sistemas Delphi.

DATA VISUALIZATION, BANCO DE DADOS E BI: 1 Visualização de Dados. 1.1 Ferramentas como Power BI, técnicas de visualização. 2 Business Intelligence (BI). 2.1 Criação de dashboards. 2.2 Relatórios. 2.3 OLAP. 3 Gerenciamento de Banco de Dados. 3.1 Administração de bancos de dados. 3.2 SQL. 3.3 Tuning de performance. 4 Modelagem de Dados. 4.1 Técnicas de modelagem. 4.2 Normalização e design de banco de dados. 5 Python (NumPy, Pandas, SciPy, Statsmodels), (Matplotlib, Seaborn, Plotly ). 6 Construção de dashboards (Power BI). 7 SGBDs SQL e NOSQL. 8 Modelagens de dados: relacional, multidimensional, nosql.

DATA SCIENCE E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AVANÇADA: 1 Machine Learning Avançado. 1.1 Algoritmos supervisionados, não supervisionados, e deep learning. 2 Redes Neurais. 2.1 Arquiteturas. 2.2 Treinamento. 2.3 Aplicações. 3 IA Generativa. 3.1 Modelos de linguagem como ChatGPT, GANs, VAEs, e outras técnicas de geração de dados. 4 Big Data. 4.1 Ferramentas e técnicas, Hadoop, Spark, e processamento de grandes volumes de dados. 5 Ferramentas de Data Science. 5.1 Utilização de bibliotecas e frameworks como TensorFlow, PyTorch, Scikit-Learn, e Keras. 6 Fundamentos em Inteligência Artificial (IA). 6.1 Conceitos básicos, principais tipos e modelos. 6.2 Principais aplicações em análise de dados. 7 Tipos de Aprendizado: Supervisionado, não supervisionado, semi-supervisionado, por reforço, por transferência. 8 Grandes Modelos de Linguagem (LLM), IA Generativa. 9 Redes Neurais. 10 CRISP-DM.
11 MLOps: Gestão de código, treinamento, implantação, monitoramento e versionamento de modelos, automação do ciclo de produção. 12 Governança e Ética na IA: Transparência, Responsabilidade, Explicabilidade, Privacidade, Segurança, Viés. 13 Python: NumPy, Pandas, SciPy, Statsmodels, Scikit-learn, XGBoost , PyTorch, TensorFlow, Keras, NLTK.

METODOLOGIAS ÁGEIS E INDICADORES: 1 Metodologias Ágeis em projetos de TI: conceitos e fundamentos básicos. 1.1 Scrum. 1.2 Kanban. 1.3 XP. 2 Indicadores de Desempenho. 2.1 KPIs. Métricas de qualidade. 2.2 Métricas de produtividade. 3 Gestão de Projetos Ágeis. 3.1 Planejamento. 3.2 Execução e monitoramento de projetos ágeis. 4 Práticas de Melhoria Contínua. 4.1 Proposição de melhorias nos processos de desenvolvimento. 5 PMBOK 7ª edição.

INOVAÇÃO EM TI NO SISTEMA FINANCEIRO: 1 Novas Tecnologias. 1.1 Blockchain, IoT, fintechs, inteligência artificial, e machine learning aplicados ao setor financeiro. 2 Transformação Digital. 2.1 Estratégias e práticas para digitalização de serviços financeiros. 2.2 Open finance. 2.3 Integração de APIs. 3 Gestão da Inovação. 3.1 Métodos para fomentar a inovação dentro das instituições financeiras, incluindo laboratórios de inovação, hackathons, e parcerias com startups. 4 Tendências de Mercado. 4.1 Acompanhamento e identificação de novas tecnologias e oportunidades de negócio no setor financeiro, como criptomoedas, pagamentos digitais, e digital banking.

Canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do concurso BDMG

  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 32
  • Cargo: Analista de Desenvolvimento
  • Escolaridade: nível superior
  • Salário: R$ 9.571,25
  • Inscrições: 5/12 a 6/1/2025
  • Taxa: R$ 114,00
  • Prova: 16/3/2025
  • Edital

Mês dos Professores

No mês dos Professores, todos os nossos especialistas se juntaram para te presentear! 🎁

Você poderá participar de aulas exclusivas para sair do ZERO até a aprovação, tendo acesso a:

  • Dicas práticas;
  • Orientações personalizadas;
  • Materiais diferenciados;
  • Conteúdo de qualidade;
  • E muito mais!

Além disso, eles irão liberar durante todo o mês de outubro, descontos imperdíveis para que você possa ter em mãos tudo o que irá precisar em cada etapa da sua jornada!

Porque com o Direção Concursos, o ensino transforma seu sonho em realidade! Clique no banner abaixo e aproveite as ofertas, por tempo limitado:

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.