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Concurso Caixa: como será a prova para Técnico Bancário Novo?

Concurso Caixa: como será a prova para Técnico Bancário Novo?

Organizado pela Cesgranrio, o edital do Concurso Caixa foi publicado e é um dos mais visados atualmente! Para te ajudar a se preparar para as provas, o Direção reuniu em um só lugar todo o conteúdo exigido para o cargo de Técnico Bancário Novo; continue aqui para saber mais!

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Concurso Caixa: como serão as provas para Técnico Bancário?

Conforme foi divulgado no edital do Concurso Caixa, as etapas previstas para os cargos de Técnico Bancário Novo e para T.I são:

Técnico bancário novo

  • 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas de caracteres eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova de Redação de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras, de caráter eliminatório; e
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e Exames Médicos Admissionais, de caráter eliminatório.

Prova objetiva do Concurso Caixa

As provas objetivas do Concurso Caixa versarão sobre as seguintes disciplinas:

Técnico Bancário Novo

  • Conhecimentos básicos
    • Língua Portuguesa: 5 (cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 5 (cinco) pontos;
    • Língua Inglesa: 5 (cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 5 (cinco) pontos;
    • Matemática Financeira: 5 (cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 5 (cinco) pontos;
    • Noções de Probabilidade e Estatística: 5 (cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 5 (cinco) pontos;
    • Comportamentos éticos e compliance: 5 (cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 5 (cinco) pontos.
  • Conhecimentos Específicos
    • Conhecimentos Bancários: 15 (quinze) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 15 (quinze) pontos;
    • Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação: 5 (cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 5 (cinco) pontos;
    • Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 (cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 5 (cinco) pontos;
    • Atendimento Bancário: 10 (dez) questões com valor de 1 (um) ponto cada, subtotalizando 10 (dez) pontos.

Técnico Bancário Novo para área de T.I.

  • Conhecimentos Básicos
    • Língua Portuguesa: 5 questões, cada uma valendo 1 ponto, totalizando 5 pontos.
    • Língua Inglesa: 5 questões, cada uma valendo 1 ponto, totalizando 5 pontos.
    • Matemática Financeira: 5 questões, cada uma valendo 1 ponto, totalizando 5 pontos.
    • Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões, cada uma valendo 1 ponto, totalizando 5 pontos.
    • Comportamentos éticos e compliance: 5 questões, cada uma valendo 1 ponto, totalizando 5 pontos.
  • Conhecimentos Específicos
    • Tecnologia da Informação: 30 questões, cada uma valendo 1 ponto, totalizando 30 pontos.
    • Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões, cada uma valendo 1 ponto, totalizando 5 pontos.

Redação do Concurso Caixa

prova de redação, por sua vez, consiste na produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo sobre um tema a ser definido pela banca.

Veja os critérios de correção:

  • adequação ao tema proposto;
  • adequação ao tipo de texto solicitado;
  • emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  • capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; e
  • pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

Vale lembrar que serão zeradas as provas do candidato que:

  • fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;
  • fugir ao tema proposto;
  • apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa;
  • assinar e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
  • escrever a lápis, em parte ou na sua totalidade.

Conteúdo programático

Cargos de nível médio do Concurso Caixa:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Compreensão e interpretação de textos. 2 – Argumentação e persuasão. 3 – Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva; 4 – Organização textual; 5 – Coesão e Coerência; 6 – Tipologia textual. 7 – Ortografia oficial. 8 – Acentuação gráfica. 9 – Emprego do sinal indicativo de crase. 7 – Sintaxe da oração e do período. 8 – Pontuação. 9 – Concordância nominal e verbal. 10 – Regência nominal e verbal. 11 – Significação das palavras. 12 – Colocação do pronome átono. 13 – Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet). 14 – Novo Acordo ortográfico LÍNGUA INGLESA: Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 – Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos; progressões aritméticas e progressões geométricas. 3 – Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 5 – Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto. 6 – Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes). 7 – Uso da HP12C

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: 1 – Representação tabular e gráfica. 2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 3 – Cálculo de probabilidade. 4 – Teorema de Bayes e Probabilidade condicional. 5 – População e amostra. 6 – Correlação linear simples. 7 – Ciência de dados, People analytics. 8 – Modelos preditivos. (Inferência na regressão, análise de variância e covariância, critérios de significância).

COMPORTAMENTOS ÉTICOS E COMPLIANCE: 1 – Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021. 2 – Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual. 3 – Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet). 4 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021. 7 – Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). 8 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 9 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 10 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações. 11 – Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet). 13 – Boas práticas de governança corporativa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 – Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal). 2 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 3 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 4 – Internet banking. 5 – Mobile banking. 6 – Novos modelos de negócios. 7 – Fintechs, startups e big techs. 8 – Sistema de bancos-sombra (Shadow banking). 9 – Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Correspondentes bancários. 11 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX). 12 – Open finance: Real digital. 13 – Transformação digital no Sistema Financeiro. 14 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); 15 – Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 16 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 17 – Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 18 – Noções de Mercado de capitais. 19 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 20 – Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 21 – Taxas de câmbio nominais e reais; 22 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 23 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 24 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 25 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 26 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 27 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 28 – Autorregulação bancária. 29 – Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 30 – Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque. 31 – Certificado de Regularidade do FGTS. 32 – Guia de Recolhimento (GRF). 33 – Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família). 34 – Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 35 – Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 36 – Sistema de pagamentos brasileiro. 37 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque). 38 – Saúde e bemestar, ergonomia. 39 – Negociação, escuta empática. 40 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento. 41 – Segmentação de mercado. CRM. 42 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 43 – Gestão da qualidade em serviços. 44 – Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque) CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: 1 – Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook). 2 – Segurança da informação: Fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios. 3 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 4 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão. 5 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 6 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 7 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 8 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 9 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 10 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype). 11 – Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital). 11.1 Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing. 12 – Noções de Transformação Digital; 13 – Noções sobre Inovação; 14 – Noções sobre Líderes Digitais; 15 – Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital. 16 – Noções sobre Open Finance; 17 – Noções de Compliance; Noções de LGPD. CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS: 1 – Mindset de crescimento, Paradigma da abundância. 2 – Intraempreendedorismo. 3 – Design Thinking, Design de Serviço. 4 – Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM. 5 – Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica. 6 – Ciência de dados. 8 – Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes. 9 – Pensamento computacional. 10 – Análise de Negócios. 11 – Liderança, autoliderança e liderança de equipes. 12 – Autodesenvolvimento. 13 – Experiência do consumidor (Customer experience). 14 – Inteligência emocional, 15 – Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), 16 – Objetivos-chaves para resultados (OKR). 17 – Gestão do tempo e produtividade. 18 – Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância. 19 – Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning). ATENDIMENTO BANCÁRIO: 1 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 2 – Gestão da experiência do cliente. 3 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 4 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 5 – Ética e conduta profissional em vendas. 6 – Clientecentrismo. 7 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação. 8 – Atendimento qualificado por canais remotos. 9 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 10 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21. 11 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 12 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 13 – Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 14 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada). 15 – Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis, 16 – Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista. 17 – Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais. 18 – Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO – TI TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 – Engenharia de software: Processos de software: Processo Unificado (UP): conceitos gerais, disciplinas, fases, papéis, atividades e artefatos; UX; Análise e projeto orientados a objetos; A Linguagem UML: modelos e diagramas; Padrões de projeto; Engenharia de requisitos. 2 – Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção); Lista encadeada; Pilha; Fila; Noções de árvore binária. 3 – Linguagens de programação: linguagens de programação, linguagens orientadas a objeto e procedurais; Padrões de Projeto; Linguagens Java SE; JEE, Microprofile, C#, .NET, AngularJS; Angular; TypeScript 4.X; Javascript; Python 3.9.X (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib, Tensorflow, PyTorch e Scikit-learn); Scala; R; Kotlin; Objective-C; .Net; Flutter; Swift, Cobol. 4 – Desenvolvimento de software para a Web: sistemas distribuídos e microsserviços; Arquitetura e padrões de projeto Java EE8; Servlets; JSF; JSP; Ajax; Interoperabilidade de sistemas; SOA e Web Services (Quarkus); Padrões REST, Padrões HTML 4.01, HTTP response Status code, XHTML 1.0, XML, XSLT, UDDI, WSDL e SOAP. 5 – Teste de software (Qualidade): Controle da qualidade estático: revisão, inspeção, medição estática, análise estática; Princípios e técnicas de teste de software: teste de unidade, teste de integração, teste de regressão, teste alfa, teste beta, teste de segurança, teste de aceitação e de aprovação; Desenvolvimento dirigido por testes. 6 – Bancos de dados: Modelagem conceitual de dados: a abordagem entidade-relacionamento; Modelo relacional de dados (conceitos básicos e normalização); Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Linguagem SQL; Data Warehouse – modelagem física de dados: tabelas, índices, particionamento, desempenho; modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais; Big data: Fundamentos, técnicas de preparação e apresentação de dados; soluções de big data. 7 – Agilidade: Lean; Lean IT; frameworks (XP; SCRUM; Kanban; SAFe SA; Nexus); ágil em escala e ágil escalado; ferramentas; artefatos, métricas e indicadores ágeis; management 3.0; Lean UX; Design Thinking; História de Usuário; O backlog do produto e as técnicas para priorização (Moscow, Scorecard, BUC, Testes de Suposição e Valor de negócio x risco); técnica para estimativa de escopo (planning poker, Story points, enquete, T-shirt sizing); kanban e o fluxo de valor; técnicas/cerimônias para colaboração e integração do time ágil (SoS, PoSinc, planning, review, retrospectiva, daily, PI Plannig); Integração contínua; Deploy contínuo; Entrega contínua; tratamento de débito técnicos e incidentes; Arquitetura e Qualidade ágeis; DevSecOps. 8 – Organização e arquitetura de computadores: Arquitetura básica de um computador: CPU e hierarquia de memória; Armazenamento e representação de dados: base binária e complemento a dois, ponto flutuante e caracteres; Armazenamento e representação de instruções; Modos de endereçamento; Conjunto típico de instruções de uma CPU; Subsistema de entrada/saída e dispositivos de armazenamento secundário. 9 – Sistemas Operacionais: Funções e estrutura de um sistema operacional; Processos: conceitos básicos, comunicação, sincronização e escalonamento; Gerência de memória: partições fixas e variáveis, realocação, memória virtual, swapping, sistemas de arquivos; Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) e IBM z/OS. 10 – Arquiteturas de software: arquitetura em camadas, arquitetura MVC, arquitetura orientada a serviços; arquitetura monolítica, arquitetura microsserviço, micro front end, Nuvem pública e privada, métricas e estimativas de software, Análise por pontos de função: conceitos básicos e aplicações; Estratégias de Migração de Aplicações para o ambiente de nuvem, Governança, Computação Serverless, Segurança Compartilhada. 11 – Gerência de configuração: Conceitos e práticas; Uso de ferramentas de gerência de configuração; Controle de defeitos: conceitos e práticas. 12 – Portais corporativos: Arquitetura da informação, portlets e RSS; Ferramentas de Gestão de Conteúdos; Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. 13 – Qualidade de software: CMMI/MPS-BR: Conceitos básicos e objetivos; Disciplinas e formas de representação; Níveis de capacidade e maturidade. 14 – Conceitos de Arquitetura de Referência: arquitetura de solução para o desenvolvedor básico. 15 – Gestão e governança de TI: ITIL v.4; COBIT CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS: 1 – Mindset de crescimento, Paradigma da abundância. 2 – Intraempreendedorismo. 3 – Design Thinking, Design de Serviço. 4 – Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM. 5 – Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica. 6 – Ciência de dados. 8 – Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes. 9 – Pensamento computacional. 10 – Análise de Negócios. 11 – Liderança, autoliderança e liderança de equipes. 12 – Autodesenvolvimento. 13 – Experiência do consumidor (Customer experience). 14 – Inteligência emocional, 15 – Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), 16 – Objetivos-chaves para resultados (OKR). 17 – Gestão do tempo e produtividade. 18 – Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância. 19 – Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning).

Panorama do Concurso Caixa

O concurso Caixa dispõe de 4.050 vagas de nível médio e superior com salários de até R$ 14,9 mil.

Veja, a seguir, as vagas e remunerações ofertadas, respectivamente:

Nível médio

  • Técnico Bancário Novo: 1600 + 400 CR;
  • Técnico Bancário Novo para a área de TI: 1600 + 400 CR;

Nível superior

  • Médico do Trabalho: 23 + 5 CR; e
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho: 17 + 5 CR.
  • Técnico Bancário Novo: R$ 3.762,00
  • Técnico Bancário Novo para a área de TI: R$ 3.762,00
  • Médico do Trabalho: R$ 11.186,00
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho: R$ 14.915,00

O certame em questão será centrado nas seguintes etapas:

Técnico bancário novo

  • 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas de caracteres eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova de Redação de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras, de caráter eliminatório; e
  • 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e Exames Médicos Admissionais, de caráter eliminatório.

Médico e engenheiro

  • 1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa – Prova Discursiva de caráter classificatório e eliminatório;
  • 3ª Etapa – Avaliação de Títulos, de caráter classificatório;
  • 4ª Etapa – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras; e
  • 5ª Etapa – Procedimentos Admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para contratação e Exames Médicos Admissionais, de caráter eliminatório.

Todos os detalhes sobre as provas dos cargos de nível superior do Concurso Caixa você encontra aqui!

Veja, por fim, os principais prazos do concurso:

  • Inscrições: 29/02 a 25/03/2024;
  • Solicitação de inscrição com isenção do valor da taxa: 29/02 a 07/03/2024;
  • Aplicação das provas objetivas e de Redação: 26/05/2024;
  • Divulgação dos gabaritos das provas objetivas: 27/05/2024;
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e das notas preliminares de Redação: 04/07/2024;
  • Previsão de divulgação dos resultados finais: 05/08/2024.

Resumo do Concurso Caixa

  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Vagas: 4.050
  • Cargos:
    • Técnico Bancário Novo: 1600 + 400 CR;
    • Técnico Bancário Novo para a área de TI: 1600 + 400 CR;
    • Médico do Trabalho: 23 + 5 CR; e
    • Engenheiro de Segurança do Trabalho: 17 + 5 CR.
  • Salários do Concurso Caixa: até R$ 14.915,00
  • Inscrições:  29 de fevereiro a 25 de março
  • Taxa de inscrição:
    • Nível médio: R$ 50,00
    • Nível superior: R$ 65,00
  • Provas: 26 de maio
  • Edital do Concurso Caixa

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Adriele Silva

Adriele Silva

Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).

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