Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Câmara de São Paulo: comissão verificará inscritos nas cotas de negros

Concurso Câmara de São Paulo: comissão verificará inscritos nas cotas de negros

Foi publicada, no Diário Oficial, uma medida que instaura uma comissão de identificação racial para verificar se contratados em cargos comissionados ou em concursos correspondem à cor de pele na Câmara de São Paulo. A medida afetará próximos certames.

A comissão faz parte da regulamentação da lei que estabelece que 20% das vagas são para negros e pardos. Para os concursados, no momento da posse, o candidato que se autodeclarar negro será avaliado em até cinco dias úteis pela comissão.

A regulamentação estabelece que a comissão deve ser formada por cinco servidores, sendo ao menos um deles negro. A decisão deve ser dada pela maioria da comissão, sendo possível entrar com recurso.

Além disso, os candidatos devem apresentar uma foto 5×7 de rosto inteiro, do topo da cabeça até o final dos ombros, com fundo branco em até 30 dias.

No momento, ainda não há previsão de um novo concurso para a Câmara de SP.

Confira nota de corte de Negros e PcD em 10 concursos

Relembre: candidato pintou rosto para obter cota

Em junho deste ano, um aprovado no último concurso do INSS teve a classificação anulada e foi exonerado do cargo por fraudar as cotas raciais. O candidato havia pintado o rosto e usado lentes de contato mais escuras para se parecer negro.

A fraude foi identificada após a comissão identificar que a foto enviada no momento da inscrição era diferente da enviada para comprovação do tom de pele.

Último concurso Câmara de SP

O último concurso Câmara de São Paulo aconteceu em 2013 e foi organizado pela FCC. Na época, foram ofertadas 22 vagas imediatas, sendo:

  • 6 para Procurador Legislativo
  • 1 para Consultor Técnico Legislativo (Biblioteconomia)
  • 1 para Consultor Técnico Legislativo (Informática)
  • 1 para Consultor Técnico Legislativo (Odontologia)
  • 1 para Consultor Técnico Legislativo (Registro e Revisão)
  • 12 para Técnico Administrativo

Para o cargo de Procurador Legislativo eram três etapas: provas objetivas, provas discursivas e prova de títulos. Os cargos de Consultor contavam com prova objetiva e prova de títulos.

O cargo de Técnico passou pela prova objetiva e prova de digitação.

Interessante ressaltar que, no último certame, foram convocados 59 Técnicos e 20 Procuradores.

Conheça nossos cursos e se prepare para o concurso que você deseja!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.