Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Casa da Moeda: aprovado o quadro de pessoal; 1.878 mil vagas

Concurso Casa da Moeda: aprovado o quadro de pessoal; 1.878 mil vagas

O quantitativo de de pessoal próprio da Casa da Moeda do Brasil foi aprovado e publicado no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (27/7), com 1.978 vagas, sendo 1.878 do quadro permanente e 100 do quadro transitório. Lembra-se, com isso, que o último concurso para o órgão foi em 2012.

Ressalta-se que compete à Casa da Moeda gerenciar o seu quantitativo de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar (mediante concurso público) ou desligar empregados, desde que observadas as suas dotações orçamentárias para tanto, bem como demais normas legais pertinentes.

Em contato com a Casa da Moeda, o órgão explicou que não há previsão para realização do certame:

Informamos que não há previsão de concurso para a Casa da Moeda. Inclusive, nos últimos anos, houve uma redução de quadro acompanhada pela SEST, para que a CMB pudesse reequilibrar os seus resultados financeiros. Esse é o cenário atual da empresa. Toda a gestão está empenhada em fortalecer a CMB para que possa recuperar seu fôlego financeiro. A divulgação da SEST, que gerou esses números, tem como objetivo acompanhar e controlar esses quantitativos nas empresas públicas. Essa informação faz parte da rotina da SEST e é baseada no quadro atual da CMB, não havendo previsão de aumento de pessoal ou concurso pela CMB.

Antes de saber mais sobre o último concurso Casa da Moeda do Brasil, veja como estudar para esse e outras seleções públicas, pagando um preço que cabe no seu bolso:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Concurso Casa da Moeda do Brasil

Como dito anteriormente, o concurso Casa da Moeda teve última prova aplicada em 2012, organizada pela banca Cesgranrio, com oportunidades para os cargos a seguir listados:

  • Cargos de nível médio
    • Assistente administrativo (diversas especialidades);
    • Auxiliar de operação industrial (diversas especialidades);
    • Técnico industrial (diversas especialidades).
  • Cargos de nível superior
    • Analista da Casa da Moeda (diversas especialidades).

Foram 27 vagas para provimento imediato, além de um amplo cadastro de reservas, com mais de 950 oportunidades. Os salário, à época, variavam de R$ 1,2 mil a R$ 3,5 mil, a depender do cargo escolhido pelo candidato. A jornada era de 40h semanais. Veja abaixo:

Concurso Casa da Moeda: requisitos

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino;
  • Ter, na data de admissão, idade mínima de dezoito anos completos;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições;
  • Ser aprovado no Processo Seletivo Público e possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo/especialidade;
  • Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis previstos na Constituição Federal;
  • Quando houver exigência de experiência na atividade, a mesma deverá ser documentalmente comprovada nos procedimentos pré-admissionais, através da Carteira de Trabalho e Previdência Social e/ou, preferencialmente, por declaração do respectivo empregador que especifique as atividades desenvolvidas;
  • Para os cargos de níveis superior e técnico que possuam órgão de classe representativo será exigido respectivo registro com jurisdição no local onde o candidato venha a ter seu domicílio profissional;
  • Serão aceitos diplomas e certificados de cursos técnicos e/ou superiores de tecnologia, com denominações distintas das estabelecidas no Edital, desde que constem na Tabela de Convergência anexa ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e que estejam diretamente relacionadas aos cursos de graduação tecnológica requeridos para o cargo ofertado, conforme a citada Tabela de Convergência;
  • Cumprir as demais determinações do Edital;

Concurso Casa da Moeda: etapas

O concurso Casa da Moeda 2012, para os cargos de nível médio, foi regido em duas etapas distintas, sendo a primeira de provas objetivas de conhecimentos básicos em língua portuguesa, matemática e informática, na seguinte disposição:

  • Português: 10 questões;
  • Matemática: 10 questões;
  • Informática: 10 questões.

A segunda etapa foi de exames pré-admissionais, de caráter apenas eliminatório.

Já para os cargos de nível superior, as provas foram de conhecimentos básicos e específicos, sendo a primeira composta pela disciplina de português, com cinco questões e pela disciplina de inglês, também com cinco questões.

A prova de conhecimentos específicos, por sua vez, contou 20 questões da disciplina específica de cada cargo ofertado. A segunda etapa também foi de exames pré-admissionais, de caráter apenas eliminatório.

Concurso Casa da Moeda 2020:

  • banca: não informada
  • cargos: diversos
  • escolaridade: níveis médio e superior
  • vagas aprovadas: mais de 1,9 mil
  • Último edital neste link
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.