
O concurso CGU (Controladoria Geral da União) está autorizado e previsto para ter edital publicado ainda em 2021. O certame trará a oferta de 375 vagas de níveis médio e superior.
Uma forma de se manter preparado para o concurso que está por vir é observar o passado: afinal, como se deram as provas e etapas do último edital CGU?
Confira nesta matéria!

Confira os cursos do Direção para este concurso
Último edital do Concurso CGU
Com a publicação próxima, é importante que os candidatos estejam cientes das etapas do último edital para que se preparem para que possam começar a se preparar para o novo concurso, mesmo antes da publicação do edital.
Ocorrido em 2012, o último edital da Controladoria Geral da União foi publicado para o provimento de 250 vagas no cargo de Analista de Finanças e Controle, divididos entre as seguintes áreas de atuação:
- Administração;
- Correição;
- Comunicação Social;
- Auditoria e Fiscalização;
- Tecnologia da Informação;
- Prevenção e Ouvidoria.
Organizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), o certame contou com quase 20 mil inscritos.
Provas e etapas
Uma das maneiras mais eficazes de se preparar para as provas do concurso CGU é saber exatamente quantas questões de cada disciplina caíram em cada uma das etapas da seleção.
Composto por 6 etapas diferentes, o certame contou com 3 diferentes etapas objetivas, além de uma prova discursiva, a sindicância da vida pregressa e o curso de formação. Todas as etapas tiveram caráter eliminatório.
Provas Objetivas do Concurso CGU
As duas primeiras provas objetivas foram aplicadas a todos os candidatos, sendo elas, respectivamente, de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Cada uma dessas provas valia 60 pontos.
A prova de conhecimentos básicos foi dividida da seguinte maneira:

Já a prova de conhecimentos específicos está detalhada abaixo:

A terceira prova objetiva do concurso CGU, porém, foi realizada com um peso maior: 180 pontos. De conhecimentos especializados, ela foi definida de acordo com cada uma das áreas de atuação presentes no edital.
Para a área de auditoria e fiscalização, por exemplo, foram cobrados conhecimentos sobre Contabilidade Pública, conhecimentos de Banco de Dados e Técnicas de Controle.
A prova de Prevenção da Corrupção e Ouvidoria, por sua vez, apresentou questões de Ciência Política e Gestão Pública, Relações Internacionais e Direitos Humanos e Cidadania.
Dessa forma, é importante ter mente quais as matérias previstas no edital para cada área de conhecimento. Para checar a lista completa de questões, é só acessar este link.
Prova discursiva
A prova discursiva do último concurso CGU foi aplicada para todos os Campos de Atuação juntamente à prova de Conhecimentos Específicos.
De caráter seletivo, eliminatório e classificatório, as provas discursivas da seleção trataram de assuntos semelhantes aos tratados na prova que a acompanhava. Assim, o tema foi relacionado às diferentes formas de Direito cobradas na etapa objetiva.
Tendo de ser elaborada em textos de no mínimo 40 e no máximo 60 linhas, a prova valeu 90 pontos, distribuídos da seguinte forma:
Quanto à capacidade do desenvolvimento do tema:

Quanto ao domínio da Língua Portuguesa:

As provas discursivas foram passíveis de recurso.
Sindicância de vida pregressa e curso de formação
Somente candidatos não eliminados nas primeiras quatro etapas progrediram às últimas etapas do concurso CGU.
A sindicância da vida pregressa foi composta basicamente da entrega de documentos, sendo eles:
- Certidão de órgãos competentes dos lugares nos quais o candidato residiu nos últimos 5 anos;
- declaração do candidato, na qual ele afirma não ter sido condenado por nenhum crime nem penalidade disciplinar de demissão de órgãos públicos;
- declaração do órgão público ao qual o candidato esteja vinculado (caso esteja), afirmando que este não está respondendo por qualquer processo administrativo;
- folha de antecedentes expedida pela Polícia Civil das unidades da federação onde residiu nos últimos 5 anos.
O curso de formação, por sua vez, foi realizado em Brasília (DF), sendo regido por regulamento próprio. No ato de matrícula após a convocação, foi exigido dos candidatos atestado de sanidade física e mental, além de um atestado de compatibilidade para os candidatos cotistas por deficiência.
Resumo concurso CGU:
- Concurso: Controladoria Geral da União
- Cargo: Auditor e Técnico
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Remuneração: até R$ 19 mil
- Situação: SOLICITADO
- Último edital para Analista aqui!
- Último edital para Técnico aqui!
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
