Notice: Undefined property: WP_Error::$name in /var/www/wp/wp-content/themes/cleopatra-theme-v2/single-noticia.php on line 21 Concurso COAF - saiba tudo sobre o PRIMEIRO concurso do órgão
Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso COAF para 2019/2020?

Jornalismo Direção Concursos Jornalismo Direção Concursos comentários
08/05/2019, às 08:32 • 1 ano atrás


				<![CDATA[]]>

Em entrevista ao portal UOL na última terça-feira (07/05), o chefe do COAF informou que pretende realizar o primeiro concurso COAF para o cargo de analista de inteligência financeira.

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) vem aparecendo bastante na mídia recentemente. O órgão, que era subordinado ao antigo Ministério da Fazenda, foi levado pela gestão Bolsonaro para o Ministério da Justiça. Atualmente o COAF é chefiado pelo Auditor-Fiscal da Receita Federal Roberto Leonel.

Em sua entrevista ao UOL, Leonel afirmou: “pretendemos fazer um concurso de analista de inteligência financeira”.

Veja 21 concursos QUENTES para 2019

Vale dizer que, atualmente, o COAF não possui quadro próprio de servidores. Os integrantes do órgão são servidores cedidos por outros, como a Receita Federal.

O COAF ganhou grande destaque nas investigações da Operação Lava-Jato. Além disso, mais recentemente, relatórios do COAF apontaram indícios de irregularidades em transações realizadas pelo senador Flávio Bolsonaro e seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

O COAF tem como missão produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Para isto, o COAF recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes para instauração de procedimentos.

Principais Concursos 2019 para Nível Médio

O atual chefe do COAF, Roberto Leonel, é um dos Auditores-Fiscais da Receita Federal que teve atuação mais destacada na Operação Lava Jato. Na época, Leonel era chefe do Escritório de Inteligência da Receita Federal responsável pelo estado do Paraná.

A necessidade de pessoal do COAF fica evidente quando se considera o fato de que o órgão recebe 3 milhões de comunicações de operações suspeitas por ano. São operações que precisam ser analisadas para, em caso de indícios de lavagem de dinheiro ou financiamento de terrorismo, serem encaminhadas aos órgãos competentes pela investigação. Segundo Leonel, “para isso, necessitamos tanto de equipamentos como de pessoas que têm conhecimento de ciência e mineração de dados”.

Conheça os cursos do Direção Concursos com garantia de atualização até a data da prova

CONCURSO COAF

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.

SAIBA MAIS