Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Depen: Cebraspe alega “equívoco” e desliga alunos a uma semana do fim do CFP

Concurso Depen: Cebraspe alega “equívoco” e desliga alunos a uma semana do fim do CFP

Mais uma polêmica envolvendo o concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional). Sete candidatos sub judice acabaram eliminados do certame a uma semana do fim do Curso de Formação Profissional.

A justificativa foi de que a convocação foi feita de forma equivocada e que eles não tinham direito de prosseguirem no certame.

O comunicado foi feito aos candidatos na quarta-feira (18/5). O curso de formação profissional do concurso Depen está sendo realizado em Goiânia há mais de 50 dias. Todas as atividades foram realizadas normalmente por eles.

“Depois desse tempo todo, depois de tomar choque, gás de pimenta no curso, depois de gastar tanto dinheiro e longe da família”, desabafou um dos impactados pela decisão, que preferiu não ser identificado.

Parte dos candidatos já entrou na Justiça, enquanto outros preparam ações da mesma natureza. A intenção de todos é retornar ao curso. Caso não seja possível, os interessados não descartam buscar indenizações por danos morais. A formatura da turma está prevista para 26 de maio.

O que disse o Cebraspe

Em contato realizado pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, o Cebraspe informou que as fases do concurso passam por diversas auditorias ao longo da seleção. Em uma dessas auditorias, de acordo com a banca, foi constatado que os candidatos em questão não tinham nota suficiente para ingressarem no curso de formação e, por isso, foram desligados do certame.

Confira, a seguir, a resposta do Cebraspe:

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Concurso Depen: panorama

O concurso DEPEN ofereceu oportunidades para duas carreiras: Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e Agente Federal de Execução Penal. Ao todo, foram 309 oportunidades no último edital, organizado pelo Cebraspe em maio de 2020.

Ao todo, o certame recebeu 179.691 inscrições. As remunerações iniciais variavam entre R$ 6.242,41 e R$ 8.293,82. Atualmente, a comissão busca a nomeação de todos os nomes da lista de aprovados.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.