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Concurso DPE MT: como foi o último edital de nível médio?

Concurso DPE MT: como foi o último edital de nível médio?

O concurso DPE MT (Defensoria Pública de Mato Grosso) deve ter edital publicado ainda no primeiro semestre de 2022. A banca responsável por organizar o certame foi definida e será a IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

A expectativa é que o certame ofereça oportunidades para candidatos de níveis médio e superior.

Um bom direcionamento para os concurseiros que buscam antecipar a sua preparação é a análise do último edital, que foi lançado pela FVG em 2014.

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Como foi o último edital?

O concurso DPE MT disponibilizou um total de 109 vagas e dessas 80 foram para nível médio de escolaridade.

Os cargos oferecidos foram:

  • Assistente – Assistente Administrativo
  • Assistente – Assistente de Gabinete

Requisitos concurso DPE MT

Para o cargo de assistente os candidatos deveriam atender alguns requisitos específicos, bem como avaliar as atribuições inerentes ao cargo, conforme especificamos abaixo:

  • Assistente – Assistente Administrativo:
    • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC
    • Atividades: Realizar as atividades institucionais desenvolvidas no atendimento aos usuários dos serviços da Defensoria Pública, bem como prestar auxílio nelas, utilizando todos os meios e formas de comunicação, prestando informações e orientações; prestar assistência administrativa aos Membros da Defensoria Pública e demais servidores em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais, sempre que solicitado; prestar as informações necessárias aos Defensores Públicos quando solicitado; executar tarefas que envolvam apoio no processamento de processos judiciais e administrativos; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; confeccionar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; propor diligências e requisições; participar de reuniões, planos, programas, projetos, convênios comissões e grupos de trabalho, quando designado; realizar estudos, pesquisas, levantamentos de dados; registrar e utilizar as informações obtidas no sistema de automação do Poder Judiciário e da Defensoria Pública; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; operar e conferir o funcionamento de equipamentos afetos a sua área de atuação; prezar e orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimento e documentos; efetuar cálculos e conferência de dados; manter e controlar o arquivo setorial; realizar as diversas atividades de cunho administrativo, como atendimento telefônico e por e-mail, organização de malotes e da correspondência, dentre outras; atuar nas gerências e secretarias, quando designado, praticando os atos inerentes à atividade do setor; executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pelo superior.
  • Assistente – Assistente de Gabinete:
    • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC
    • Atividades: Realizar as atividades institucionais desenvolvidas no atendimento aos usuários dos serviços da Defensoria Pública, bem como prestar auxílio nelas, utilizando todos os meios e formas de comunicação, prestando informações e orientações; prestar assistência administrativa aos Membros da Defensoria Pública e demais servidores em processos judiciais, administrativos e procedimentos extrajudiciais, sempre que solicitado; prestar as informações necessárias aos Defensores Públicos quando solicitado; executar tarefas que envolvam apoio no processamento de processos judiciais e administrativos; elaborar minutas de atos administrativos e normativos; confeccionar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; propor diligências e requisições; participar de reuniões, planos, programas, projetos, convênios comissões e grupos de trabalho, quando designado; realizar estudos, pesquisas, levantamentos de dados; registrar e utilizar as informações obtidas no sistema de automação do Poder Judiciário e da Defensoria Pública; observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação; preparar e conferir o funcionamento de equipamentos afetos a sua área de atuação; prezar e orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação; contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho; observar e zelar pelo cumprimento dos prazos; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimento e documentos; efetuar cálculos e conferência de dados; manter e controlar o arquivo setorial; realizar as diversas atividades de cunho administrativo, como atendimento telefônico e por e-mail, organização de malotes e da correspondência, dentre outras; atuar nas gerências e secretarias, quando designado, praticando os atos inerentes à atividade do setor; executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pelo superior.

Salários

Para uma carga horária semanal de 40 horas semanais os aprovados do concurso DPE MT passaram a receber um salário inicial de R$ 1.566,96. Entretanto no próprio edital constava que os valores poderiam chegar a R$ 3.819,89.

No site da Defensoria é possível verificar a progressão salarial dos funcionários. O ano de referência é de 2018.

concurso DPE MT: nível médio

Tendo em vista que a seleção ocorreu há 8 anos, é certo que os valores já foram reajustados. Você pode conferir a progressão salarial do cargo de Técnico Administrativo (o novo nome do cargo).

Conteúdo Programático

Os conhecimentos básicos do concurso DPE MT para nível médio solicitaram o conhecimento dos conteúdos de:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio-Lógico Matemático
  • Conhecimentos Gerais

Também foram cobrados conteúdos específicos de acordo com cada cargo, sendo:

Assistente Administrativo: Noções de arquivologia: princípio da proveniência; teoria das três idades de arquivo. Gestão de documentos. Protocolo. Instrumentos de gestão de documentos. Plano de classificação. Tabelas de temporalidade. Arquivos permanentes: arranjo e descrição. Lei nº 8159, de 08 de janeiro de 1991 (dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências). Preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos: política; planejamento; técnicas. Noções de Administração: organizações, eficiência e eficácia. O processo administrativo: planejamento, organização, influência, controle. Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, ferramentas. Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais e contemporâneas, tendências e práticas organizacionais. Influência: aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional. Controle: princípios da administração da produção e do controle. Princípios fundamentais da Administração Pública: Administração Pública no Brasil, Administração Pública gerencial, reforma da gestão pública e sistemas de administração federal. Noções de informática: noções de sistema operacional, edição de textos e planilhas, banco de dados: conceitos básicos e características. Redes de computadores: conceitos básicos. Ferramentas. Aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Computação na nuvem: conceitos de organização e de gerenciamento de informações. Arquivos, pastas e programas. Segurança da informação: procedimentos de segurança, noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware). Procedimentos de backup; armazenamento de dados na nuvem.

Assistente de Gabinete: Noções de Administração: organizações, eficiência e eficácia. O processo administrativo: planejamento, organização, influência, controle. Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, ferramentas. Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais e contemporâneas, tendências e práticas organizacionais. Influência: aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional. Controle: princípios da administração da produção e do controle. Princípios fundamentais da Administração Pública: Administração Pública no Brasil, Administração Pública gerencial, reforma da gestão pública e sistemas de administração federal. Noções de arquivologia: princípio da proveniência; teoria das três idades de arquivo. Gestão de documentos. Protocolo. Instrumentos de gestão de documentos. Plano de classificação. Tabelas de temporalidade. Arquivos permanentes: arranjo e descrição. Lei nº 8159, de 08 de janeiro de 1991 (dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências). Preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos: política; planejamento; técnicas. Noções de informática: noções de sistema operacional, edição de textos e planilhas, banco de dados: conceitos básicos e características. Redes de computadores: conceitos básicos. Ferramentas. Aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Computação na nuvem: conceitos de organização e de gerenciamento de informações. Arquivos, pastas e programas. Segurança da informação: procedimentos de segurança, noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware). Procedimentos de backup; armazenamento de dados na nuvem. Técnicas secretariais: relações pessoais e interpessoais. Organização de eventos; preparação de reuniões e administração do tempo; cerimonial e protocolo. Conduta profissional: comunicação verbal; apresentação pessoal e ética profissional. Comunicações administrativas: redação de correspondência e documentos oficiais.

Resumo concurso DPE MT

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

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Katharine Mota

Katharine Mota

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.

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