
O crescente índice de desmatamento em áreas de preservação ambiental e a insatisfação dos brasileiros com a preservação do meio ambiente, reforçam a necessidade do novo concurso Ibama.
Pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesta quinta-feira (27/8), mostra que 83% da população brasileira está insatisfeita com a preservação da Floresta Amazônica.
- 24% manifestaram tristeza;
- 17% manifestaram indignação;
- 17% manifestaram ter esperança;
- 11% manifestaram ter medo.
Uma das ações a serem adotadas, e já anunciadas pelo governo, seria a reposição de servidores em órgãos responsáveis pela fiscalização das áreas de preservação, que atualmente sofrem com o déficit de pessoal.
A realização de um novo concurso Ibama já foi anunciada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, como medida de preservação e controle do desmatamento ambiental.
“Estes assuntos foram colocados para o ministro [da Economia, Paulo Guedes]. O Ministério do Meio Ambiente e demais [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Justiça e Segurança Pública, aos quais estão vinculados o Incra e a Funai] vão produzir um estudo a este respeito e isto terá que ser estudado junto com o Ministério da Economia. Óbvio que só temos uma linha de ação, que é solicitar a abertura de concurso para podermos contratar mais gente”, disse o vice-presidente, na oportunidade.
A publicação do novo edital está em discussão entre o Ministério do Meio Ambiente e Casa Civil.

Assim como os últimos editais para os concursos MAPA e ABIN, que ocorreram por pressões internacionais, o novo concurso Ibama pode estar entre as metas do governo para 2020/2021.
A necessidade da realização do novo concurso ultrapassa o campo ambiental e também se torna uma questão econômica, já que investidores têm se demonstrado contrariados com a política de preservação ambiental brasileira.
Entenda melhor quais são os próximos passos do governo até a publicação do edital do concurso Ibama no vídeo do professor Arthur Lima:
Concurso Ibama: outros editais anunciados
Como uma das medidas de preservação ambientas, foi anunciada a reposição de pessoal em diversos órgãos de fiscalização, veja abaixo:
- Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
- Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
- Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.
Resumo do concurso
- Situação: em estudos
- Cargos: a definir
- Escolaridade: a definir
- Banca do último concurso: Cespe/Cebraspe
- Ano do último concurso: 2012 e 2013
- Remuneração: até R$ 9 mil
- Edital 2012 (Técnico Administrativo)
- Edital 2013 (Analista Ambiental)
- Edital 2013 (Analista Administrativo)
Assinatura ilimitada
Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para órgãos federais.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.
Então, clique abaixo e confira:


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: