Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Ibama: insatisfação popular pode ser combustível para novo edital

Concurso Ibama: insatisfação popular pode ser combustível para novo edital

O crescente índice de desmatamento em áreas de preservação ambiental e a insatisfação dos brasileiros com a preservação do meio ambiente, reforçam a necessidade do novo concurso Ibama.

Pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesta quinta-feira (27/8), mostra que 83% da população brasileira está insatisfeita com a preservação da Floresta Amazônica.

  • 24% manifestaram tristeza;
  • 17% manifestaram indignação;
  • 17% manifestaram ter esperança;
  • 11% manifestaram ter medo.

Uma das ações a serem adotadas, e já anunciadas pelo governo, seria a reposição de servidores em órgãos responsáveis pela fiscalização das áreas de preservação, que atualmente sofrem com o déficit de pessoal.

A realização de um novo concurso Ibama já foi anunciada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, como medida de preservação e controle do desmatamento ambiental.

“Estes assuntos foram colocados para o ministro [da Economia, Paulo Guedes]. O Ministério do Meio Ambiente e demais [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Justiça e Segurança Pública, aos quais estão vinculados o Incra e a Funai] vão produzir um estudo a este respeito e isto terá que ser estudado junto com o Ministério da Economia. Óbvio que só temos uma linha de ação, que é solicitar a abertura de concurso para podermos contratar mais gente”, disse o vice-presidente, na oportunidade.

A publicação do novo edital está em discussão entre o Ministério do Meio Ambiente e Casa Civil.

senado e mais

Assim como os últimos editais para os concursos MAPA e ABIN, que ocorreram por pressões internacionais, o novo concurso Ibama pode estar entre as metas do governo para 2020/2021.

A necessidade da realização do novo concurso ultrapassa o campo ambiental e também se torna uma questão econômica, já que investidores têm se demonstrado contrariados com a política de preservação ambiental brasileira.

Entenda melhor quais são os próximos passos do governo até a publicação do edital do concurso Ibama no vídeo do professor Arthur Lima:

Concurso Ibama: outros editais anunciados

Como uma das medidas de preservação ambientas, foi anunciada a reposição de pessoal em diversos órgãos de fiscalização, veja abaixo:

  • Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
  • Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
  • Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.

Resumo do concurso

  • Situação: em estudos
  • Cargos: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Banca do último concurso: Cespe/Cebraspe
  • Ano do último concurso: 2012 e 2013
  • Remuneração: até R$ 9 mil
  • Edital 2012 (Técnico Administrativo)
  • Edital 2013 (Analista Ambiental)
  • Edital 2013 (Analista Administrativo)

Assinatura ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para órgãos federais.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.

Então, clique abaixo e confira:

concurso Ibama
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.