PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 21/06/2021
Mais uma vez, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se pronunciou sobre a importância da realização de um novo concurso Ibama. Em entrevista, Mourão reforçou o deficit de servidores na Amazônia e a necessidade de repor o quadro de pessoal.
Em entrevista, Mourão declarou que o Brasil precisa tomar medidas reais para a contribuição para a redução da mudança climática.
De acordo com vice-presidente, as medidas devem estar ligadas ao combate do desmatamento ilegal. “Não posso ter na Amazônia só 40 agentes do Ibama. Tenho de ter 500. Tem de abrir concurso e botar os agentes para trabalhar, estabelecidos em bases com barco, helicóptero, com capacidade de cumprir sua tarefa”, afirmou.
Ao ser questionado se a necessidade de novo concurso Ibama foi conversa com ministro da Economia, Paulo Guedes, Mourão respondeu: “Eu sempre falo que a gente tem de estar baseado em um tripé: clareza, determinação e paciência”.
Segundo reportagem do Metrópoles, o Instituto tem alta defasagem em seu quadro de pessoal. Levantamento feito pelo jornal mostra que em 2007 o IBAMA tinha cerca de 6.000 servidores estatutários contra apenas 2.480 atualmente na ativa.
A matéria mostra que, em 20 anos, ou seja, desde 2001, a entidade perdeu 58,7% de todo seu material humano. Esse número vem decrescendo rapidamente, principalmente a partir de 2009, quando chegou a ter 4.208 empregados.
No dia 18 de maio, o jornal CNN noticiou que a autorização de novo concurso IBAMA e do Instituto Chico Mendes (ICMBio) seria divulgada nos próximos dias.
Segundo a notícia, a autorização seria destinada ao preenchimento de mil vagas distribuídas entre os cargos de técnicos (nível médio) e analistas (nível superior) dos dois órgãos de fiscalização.
Entretanto, tal autorização não foi publicada e, em contrapartida, órgãos divulgaram uma série de editais para temporários.
Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.