
Um novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi solicitado para o provimento de 3.044 vagas, e a expectativa é que o certame seja autorizado em breve!
As oportunidades seriam distribuídas entre os seguintes cargos:
- Analistas: 588 vagas;
- Tecnologistas: 597 vagas;
- Pesquisadores: 11 vagas; e
- Técnicos: 1.848 vagas.
Veja, a seguir, qual foi a nota de corte do último concurso IBGE para o cargo de Analista, e inicie sua preparação para esta ótima oportunidade agora mesmo!
Quer ser aprovado no concurso IBGE? O Direção Concursos oferece o melhor material do mercado e um time de professores qualificados para te ajudar a chegar lá! Clique no botão abaixo e saia na frente da concorrência:
QUERO SER APROVADO NO CONCURSO IBGE!
Concurso IBGE – nota de corte para Analista
O que é “nota de corte”?
Antes de apresentar quais foram as notas de corte do último concurso IBGE para Técnico, é válido explicar que o termo “nota de corte” é utilizado pelos concurseiros para definir qual foi a pontuação mínima para ser considerado aprovado em determinado certame. Ou seja, qual foi a pontuação obtida pelo último colocado dentro das vagas disponíveis.
Portanto, não há como antever qual será a nota de corte de um concurso que ainda não divulgou a lista de aprovados. O que é possível fazer é, com base no histórico dos últimos certames, realizar uma previsão de como será a nota de corte da seleção atual, já que esta pontuação costuma variar poucos pontos para mais ou para menos.
É importante destacar, ainda, que diversos fatores podem influenciar na nota de corte, tais como:
- O grau de dificuldade das provas: se as provas forem consideradas muito fáceis, a tendência é que a nota de corte (pontuação do último classificado) seja mais alta. Em contrapartida, se a prova for considerada difícil, a expectativa é que a nota de corte seja uma pontuação mais baixa.
- A quantidade de vagas ofertadas no edital: quanto maior o número de vagas oferecido, mais candidatos são aprovados e, consequentemente, a nota de corte diminui. Por outro lado, um concurso que disponibiliza pouquíssimas vagas tende a registrar notas de corte altas.
Qual foi a nota de corte do último concurso IBGE?
O concurso IBGE mais recente para o cargo de Analista em Informações Geográficas e Estatísticas teve seu edital publicado em 2015, pela banca Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na ocasião, foram ofertadas 90 vagas imediatas distribuídas por diversas regiões do país. Em síntese, a segmentação das vagas se deu da seguinte forma:
- Ampla concorrência: 72 vagas;
- Pessoa com deficiência: 05 vagas; e
- Negros: 13 vagas.
Confira detalhes da distribuição de vagas entre as lotações e áreas de especialidade:

Vale destacar que o certame foi regionalizado. Dessa forma, o Direção Concursos realizou um levantamento para verificar qual foi a nota de corte em cada estado brasileiro que ofertou vagas.
O cargo/lotação que registrou a nota de corte mais alta para a ampla concorrência foi Processos Administrativos Disciplinares (Rio de Janeiro), em que o aprovado para a única vaga ofertada conquistou 93% da nota total.
Por outro lado, a menor nota de corte na ampla concorrência foi registrada para Geoprocessamento (São Luís), com 56% do total da pontuação da prova.
Confira as notas de corte segmentadas por regiões e áreas de especialidade:

Clique aqui para conferir a nota de corte para o cargo de Técnico!
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.
Resumo do concurso IBGE
- Situação: solicitado
- Vagas: 3.044 solicitadas
- Cargos:
- Analistas de Planejamento, Gestão e Infraestrutura e Tecnologistas em Informações Geográficas e Estatísticas
- Pesquisadores
- Técnicos
- Escolaridade: médio e superior
- Salário: iniciais que podem chegar a mais de R$ 10 mil
- Último concurso Técnico
- Último concursos Analistas e Tecnologistas
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
