PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 03/05/2021
Novo presidente do IBGE afirmou que o projeto do Censo 2020 está pronto e que o órgão está preparado para realizá-lo neste ano, mas depende da liberação de recursos orçamentários. Com isso, situação do concurso IBGE para temporários permanece suspensa.
Segundo o presidente Eduardo Rios Neto, é preciso aguardar se o orçamento de R$ 2 bilhões será recomposto por via judicial ou pelo Congresso.
“Estamos preparados tecnicamente para a realização do Censo neste ano. Há um clamor social para que ele ocorra. Precisamos, contudo, aguardar se o orçamento de R$ 2 bilhões será recomposto, seja por via judicial ou pelo Congresso, para que todo o planejamento da operação censitária seja executado”, afirmou.
Lembrando que o ministro Marco Aurélio já entrou com determinação judicial para que o Censo seja realizado ainda este ano, mas aguarda deliberação dos outros ministros.
Apesar disso, Neto declarou que, mesmo com recomposição do orçamento, não será possível cumprir o cronograma inicialmente determinado.
“No atual momento, isso significa contemplar o adiamento do início da coleta para setembro ou outubro, em decisão a ser tomada oportunamente pela Comissão de Planejamento e Organização Geral dos Censos (CPO)”, explicou.
Enquanto isso, o concurso IBGE para temporários permanece suspenso, aguardando definição sobre o orçamento. Além disso, as condições sanitárias também devem ser levadas em consideração para o início da coleta dos dados, uma vez que os recenseadores irão visitar cerca de 70 milhões de residências.
Apesar das falas esperançosas por um Censo em 2021, o presidente do IBGE também não descartou realizar a pesquisa em 2022.
“Nesse segundo cenário, seria necessário um aporte de recursos maior do que o que já está na Lei Orçamentária desse ano, a fim de garantir a economicidade e a tecnicidade das atividades de planejamento. O que me preocupa é a continuidade do processo censitário. Cabe, também, avaliar a conveniência de se alterar a data de início da coleta para o primeiro semestre de 2022. Em suma, estou pronto para liderar o processo, mesmo diante destas incertezas”, declarou o presidente.
Tudo sobre o processo seletivo IBGE aqui
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.