Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso IBGE: confira as informações sobre a função de Recenseador

Concurso IBGE: confira as informações sobre a função de Recenseador

As inscrições do concurso IBGE já estão abertas! São mais de 200 mil vagas para vagas de níveis fundamental e médio organizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os interessados podem se inscrever no site da FGV até às 16h do dia 29 de dezembro. A taxa do concurso IBGE está em R$ 57,60 para o cargo de Recenseador e R$ 60,50 para os cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor.

A distribuição das 200 mil vagas foi feita da seguinte forma:

  • 183.021 vagas para Recenseador
  • 5.450 vagas para Agente Censitário Municipal
  • 18.420 vagas para Agente Censitário Supervisor

Tem interesse na vaga de Recenseador? Confira agora todos os detalhes deste cargo.

Ah mas antes, confira aqui o passo a passo de como se inscrever na seleção!

Cursos concurso IBGE

Concurso IBGE: o que faz um Recenseador?

Antes de começar falando sobre os pontos que chamam a atenção, além das vagas e salários, é preciso conceituar a função de Recenseador.

Recenseador é de extrema importância no censo do IBGE. A pessoa que assumir essa função ficará responsável por fazer o trabalho de coleta de dados por meio de entrevista com moradores dos domicílios visitados.

Salário

Conforme demonstrado no edital do concurso IBGE, para a função temporária de Recenseador o salário será calculado com base em:

  • Número de unidades visitadas;
  • Taxa de remuneração dos setores censitários;
  • Número de questionários respondidos;
  • Número de pessoas recenseadas

O Recenseador não terá horário fixo, porém será necessário dedicar uma jornada semanal de 25 horas, inclusive aos feriados e finais de semana.

Basicamente o salário do Recenseador será com base em produtividade. A remuneração mensal pode ser calculada a partir do simulador online.

Requisitos

Para ser um Recenseador, é fundamental que a pessoa tenha ensino fundamental completo.

Distribuição de vagas

Conforme falado anteriormente, para a função de Recenseador, o concurso IBGE disponibiliza 183.021 vagas.

As vagas são distribuídas por diversos estados. Veja abaixo uma imagem, do próprio IBGE, que trata da divisão de vagas por regiões do cargo dos aprovados no concurso IBGE para Recenseador:

Provas e etapas concurso IBGE

O concurso IBGE para Recenseador será feito em duas etapas. A primeira corresponde a prova objetiva, enquanto que a segunda trata-se de treinamento. Ambas são de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva está marcada para ser aplicada no dia 27 de março de 2022 e será composta de 50 questões de múltipla escolha (numeradas sequencialmente com 5 alternativas e apenas uma resposta correta).

A prova será composta das seguintes disciplinas:

concurso IBGE

Confira o conteúdo programático do concurso IBGE para o cargo de Recenseador:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis
de formalidade.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Código de Ética do IBGE (disponível para download nos endereços eletrônicos https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98031.pdf e no https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 ). 2 Lei nº 8.112/1990 e suas alterações (art. 116, incisos I a IV, inciso V, alíneas a e c, incisos VI a XII e parágrafo único; art. 117, incisos I a VI e IX a XIX; art. 118 a art. 126; art. 127, incisos I a III; art. 132, incisos I a VII, e IX a XIII; art. 136 a art. 141; art. 142, incisos I, primeira parte, II e III, e § 1º a §4º).

MATEMÁTICA: 1 Números reais. 1.1 Operações e problemas. 2 Porcentagens. 2.1 Problemas que envolvem cálculo de percentuais. 3 Função do 1º grau. 3.1 Representações algébrica e gráfica. 4 Grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais. 5 Resolução de equações do 2º grau. 6 Unidades de medida (de comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área) e resolução de problemas envolvendo grandezas (comprimento, volume, capacidade, tempo, massa, temperatura e área). 7 Problemas envolvendo o cálculo de área e
perímetro de figuras planas e volume. 8 Leitura de mapas e plantas baixas. 9 Localização e movimentação utilizando mapas e plantas baixas. 10 Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.

CONHECIMENTOS TÉCNICOS: 1 Conhecimentos técnicos aplicados no Censo Demográfico 2021(Apostila – “Estudos dos Conhecimentos Técnicos” disponível no endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 para download. O mesmo conteúdo da Apostila está disponível em Curso EAD on-line no site https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/treinamento.htm

Resumo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.