Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso IBGE: trabalhador CLT pode assumir a vaga de temporário?

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
30/01/2021, às 09:46 • 12 meses atrás

concurso ibge edital recenseador experimental

Um novo edital para o concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi autorizado para candidatos de níveis fundamental e médio.

O certame terá a oferta de 207.332 vagas vagas temporárias destinadas aos cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador.

De acordo com a portaria autorizativa (veja aqui) para o novo certame, o órgão terá o prazo de até seis meses para a divulgação do edital. A empresa Cebraspe será a responsável pela seleção.

senado e mais

Os candidatos aprovados terão a remuneração mensal de até até R$ 2.100 durante o contrato que terá a validade de 12 meses, contados a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado nos termos do parágrafo único do art. 4° da Lei 8.745, de 1993.

Com isso, uma das principais dúvidas dos candidatos ao certame é: caso eu seja trabalhador CLT, posso assumir a vaga no concurso IBGE e continuar trabalhando regularmente em uma empresa privada?

A equipe do Direção Concursos entrou em contato com a o setor Recursos Humanos do IBGE e, conforme a Lei 8745/1993, que trata das contratações temporárias para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, o candidato poderá sim conciliar as atividades de servidor temporário e trabalhador CLT em qualquer outra empresa privada.

A regra também vale para posse em concursos públicos?

Não, caso o candidato seja aprovado em algum concurso público antes ou durante a aprovação no concurso IBGE, destinado às vagas temporárias de Agente Censitário ou Recenseador, não poderá conciliar as atividades.

Conforme o Art. 6º da Lei 8745/1993, é proibida a contratação de servidores da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.

Concurso IBGE: seja aprovado ou seu dinheiro de volta

Caso você não seja aprovado dentro do número de vagas de Recenseador, a equipe do Direção Concursos terá o compromisso de devolver todo o seu dinheiro ou disponibilizar um crédito correspondente ao valor investido.

Para não ficar de fora dessa oportunidade você deverá ficar atento às regras:

  • A garantia é válida apenas para o cargo de recenseador (nível fundamental);
  • Para garantir participação, o candidato deverá adquirir – apenas -o pacote exclusivo para o cargo;
  • O aluno deverá comprovar a participação nas provas objetivas do certame por meio da foto ou print do caderno de questões.

Veja todos os detalhes aqui!

Concurso IBGE

Resumo

Coragem para mudar de vida

A retomada e a publicação de importantes editais já são aguardadas para 2022. São esperadas mais de 236 mil vagas e pelo menos 170 editais.

Para que você saia na frente da concorrência, o Direção e o QConcursos colocaram o preço da Assinatura Ilimitada no chão! Tenha coragem para mudar de vida em 2022. Seja ilimitado!

https://www.youtube.com/watch?v=8GI_zWXZw9c&feature=emb_title
concurso anm
concurso IBGE concurso ibge 2020 ibge temporário

Letícia Teixeira

Jornalismo Direção Concursos