Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso IBGE: pandemia afeta prosseguimento de processos seletivos

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
30/09/2020, às 16:25 • 2 meses atrás

Em resposta à equipe de jornalismo do Direção Concursos, o IBGE afirmou que enquanto perdurar a pandemia, não há “como dar prosseguimento a qualquer rotina envolvendo processos seletivos”. Resposta foi dada ao ser indagado sobre o concurso IBGE para temporários já autorizado.

Em setembro deste ano, o IBGE recebeu a autorização para realizar um processo seletivo para 6,5 mil vagas. Maior parte das oportunidades será para Agentes de Pesquisa, com 5.623 vagas separadas.

De acordo com a autorização, o edital do concurso IBGE temporário tem até seis meses para ser divulgado – ou seja, até março de 2021. Observando como outros órgãos já atuaram, processos seletivos desta natureza costumam ser publicados mais rapidamente.

No entanto, segundo o IBGE “enquanto durar a pandemia de Covid19”, o órgão não tem como “dar prosseguimento a qualquer rotina envolvendo processos seletivos”.

Por isso, não possuem “nenhuma novidade sobre o tema”. Veja a resposta na íntegra:

Larissa,

Enquanto durar a pandemia de Covid19, não temos como dar prosseguimento a qualquer rotina envolvendo processos seletivos. Por enquanto, não temos nenhuma novidade nesse tema.

Atenciosamente,

IBGE – Coordenação de Comunicação Social

Sobre o concurso IBGE temporários para 6,5 mil vagas

Em setembro deste ano, foi publicada uma portaria que autoriza a contratação de 6,5 mil funcionários temporários no IBGE. O documento autorizava a contratação para ser iniciada a partir de janeiro de 2021 e o edital ser divulgado em até seis meses.

Os contratos têm duração de seis meses, podendo ser prorrogados pelo mesmo período uma única vez. Os salários serão definidos pelo próprio Ibge.

Veja abaixo a divisão de vagas por cargo:

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623 vagas
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas

Caso siga a estrutura do último edital para a seleção similar, o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento exigirá nível médio completo.

Sabia que o Direção Concursos tem um pacote específico para Agente de Pesquisas? Nele, você encontra todo o conteúdo direcionado para esta seleção.

Clique abaixo e adquira já o seu:

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Sobre o concurso IBGE para o Censo 2020

A PLOA de 2021 trouxe orçamento para a realização do Censo 2020, o que indica que o processo seletivo IBGE Recenseador ocorrerá em 2021.

O projeto de Orçamento de 2021 prevê uma receita de R$ 43 milhões com inscrições em concursos e processo seletivos realizados pelo IBGE.

O concurso IBGE para temporários, que ofertava mais de 208 mil vagas, foi suspenso devido a propagação do coronavírus no país. Na época, foram publicados dois editais que ofertavam oportunidades para Agentes Censitários e Recenseadores.

As oportunidades eram para atuar no Censo 2020 e os candidatos que se inscreveram tiveram prazo para pedir a devolução da taxa de inscrição.

No entanto, anteriormente, já havia data prevista para o retorno da seleção.

O próprio IBGE estimava que o Censo teria como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta realizada do dia 1 de agosto de 2021 até 31 de outubro de 2021.

O edital IBGE para temporários trazia a seguinte divisão de vagas:

  • 180.577 vagas para Recenseadores (nível fundamental)
  • 5.462 vagas para Agentes Censitários Municipais (nível médio)
  • 22.676 vagas para Agentes Censitários Supervisores (nível médio)

O Direção Concursos possui pacotes para o IBGE. Clique abaixo e confira:

cursos para este concursos

Como foi a última seleção para estes cargos?

A última seleção deste modelo ocorreu em 2016 e foi organizada pela Fundação Cesgranrio. Na época, foram ofertadas 7,5 mil vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento.

A escolaridade exigida para o cargo, no último edital de processo seletivo IBGE, era de nível médio completo.

As vagas foram distribuídas por 550 municípios distribuídos em todos estados e no Distrito Federal. O salário mensal, na época, era de R$ 1.250 e contava com auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

O método de avaliação para o cargo era composto por uma prova objetiva de 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.

A divisão de questões por cada matéria foi da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 25 questões
  • Geografia: 20 questões
  • Raciocínio Lógico: 15 questões

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCURSO IBGE TEMPORÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA – I – Compreensão de texto. II – Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. III – Pontuação. Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos. IV – Ortografia oficial; acentuação gráfica. V – Concordância nominal e verbal. VI – Regência nominal e verbal; crase. VII – Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. VIII – Emprego e colocação dos pronomes.

GEOGRAFIA – Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções). II – Aspectos físicos e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas). III – Organização do espaço (agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; e urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas). IV – Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional). V – Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa (organização federativa).

RACIOCÍNIO LÓGICO – I – Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. II – As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso ibge
concurso ibge

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

cebraspe ibge 2020 concurso IBGE concurso ibge cebraspe concurso IBGE temporário concurso ibge temporário 2020 ibge concurso inscrição 2020 ibge temporário

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.