
O pedido de realização do concurso INSS para o ano de 2022 já está sendo estudado e planejado pela autarquia, conforme o apurado nesta quarta-feira (19/5) pela equipe de jornalismo do Direção Concursos.
Com a possibilidade de realização do certame em 2021 já descartada, a autarquia afirmou que novos estudos de recursos humanos para médio e longo prazo já estão sendo realizados.
No entanto, a autarquia não confirmou quais os possíveis cargos e áreas a serem contempladas pelo novo certame. Veja a nota na íntegra:
Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o déficit de servidores é de 23 mil.
“A estimativa é de que em 2021 seja concluído o dimensionamento e o planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo do INSS, o que permitirá a programação de concursos a partir de 2022. Não é possível, portanto, responder aos demais questionamentos”.
O novo pedido com o impacto orçamentário do concurso INSS deverá ser encaminhado ao Ministério da Economia e, se autorizado, a autarquia poderá dar início aos trâmites que envolvem as novas contratações.

Concurso INSS: 2,9 mil temporários contratados
Em março de 2020 o Governo Federal tornou pública medida provisória (MP) que permitia a contratação de servidores temporários no concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A MP em questão expirou e, dos 7,4 mil novos temporários previstos, apenas 2,9 mil foram contratados.
De acordo com as informações do site G1, o processo de contratação lançado em abril, que oferecia as 7,4 mil vagas, foi finalizado e a entidade não mais fará contratações:
- “Não haverá mais contratações neste processo. O INSS trabalhou dentro dos prazos previstos em edital e que, portanto, o quantitativo mencionado foi o que cumpriu os requisitos e prazos estipulados”, afirmou o INSS à reportagem.
Resumo do concurso
- Última prova: 2016
- Última banca: Cespe (Cebraspe)
- Cargos: Técnico e Analista
- Escolaridade: médio e superior
- Vagas: 950 (800 técnicos e 150 analistas)
- Remuneração inicial: R$ 5.400 (técnicos) a R$ 8.300 (analistas)
- Último edital INSS
- Última prova INSS e gabarito
- Cursos completos
Assinatura Ilimitada
Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho de passar em concurso público.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: