Concursos Abertos Concursos 2020

Entidades reforçam necessidade de concurso INSS para 10 mil vagas

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
30/01/2020, às 17:59 • 3 semanas atrás

Em meio a declarações polêmicas, como a do atual presidente do INSS, a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores de Saúde, Previdência e Assistência Social (Fenasps) emitiu uma nota conjunto reforçando a necessidade de um novo concurso público.

Em nota, a federação afirma que, apesar dos dados indicarem que há diminuição dos processos para análise e um suposto aumento de produtividade, “a realidade dos locais é muito diferente”.

A Fenasps alerta para o aumento de tempo de espera para concessão de benefícios e da fila de processos represados. Além disso, chama atenção para que o aumento de produtividade se dá, principalmente, “a uma pressão constante sobre os servidores e assédio generalizado nos locais de trabalho”.

De acordo com a federação, os servidores estão executando jornadas de 12 a 15 horas para bater as metas propostas. Com isso, a quantidade de servidores doentes aumenta. Cerca de 20% da categoria está afastada por problemas de saúde.

E, por mais que o número de processos esteja reduzindo, a quantidade atual de servidores não é suficiente para “reverter o caos no INSS”. E que os problemas só seriam resolvidos “com a realização de concurso público”.

Leia a nota na íntegra aqui.

Contratação de 10 mil servidores

A entidade estima que é preciso a contratação imediata de 10 mil servidores, com realização de certame ainda no primeiro semestre de 2020. E, além disso, a composição de 9 mil vagas para cadastro de reserva.

Porém, os representantes do governo afirmaram que não há orçamento o suficiente para realizar um novo concurso. Com isso, as entidades criticaram a justificativa, especialmente após levantar que serão gastos R$ 174 milhões por ano com a contratação de militares.

Elas contestaram do porquê o valor não será utilizado para contratar novos servidores.

Garanta sua aprovação com a nossa Assinatura Ilimitada!

concurso inss déficit inss servidores falta de servidores inss fenasps inss inss concurso 2020 inss servidores presidente do inss

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.